Honda apresenta os destaques do 44º Tokyo Motor Show 2015

Postado por -

Sob o conceito “The Power of Dreams”, a marca expõe os veículos Honda focados em mobilidade

A Honda Motor Co. anuncia os destaques de sua linha de produção e veículos conceito, entre automóveis e motocicletas, que estarão expostos na 44ª edição do Tokyo Motor Show, no Japão, de 30 de outubro a 8 de novembro.

Com o slogan global da marca “The Power of Dreams” (que significa “O Poder dos Sonhos”) refletido no conceito do estande, a Honda vai apresentar uma ampla gama, incluindo produtos de mobilidade inovadores que são úteis no dia a dia das pessoas, assim como uma linha de veículos de corrida que buscam a excelência no desempenho. Com a exposição, incluindo um veículo de célula de combustível totalmente novo – provisoriamente chamado de FCV – e o novo NSX, supercarro de última geração, a Honda traz novas propostas para a mobilidade, com características únicas da marca, representados por suas ideias originais e tecnologias inovadoras.

Além desses dois modelos, a fabricante vai mostrar pela primeira vez no Japão o novo Civic Type R, e o Odyssey Híbrido previsto para produção, equipado com o mais avançado sistema SPORTHYRID-iMMD (IntelligentMulti-Modo Drive), que permite obter simultaneamente excelente performance ambiental e desempenho dinâmico.

A exposição também incluirá o Honda StepWGN equipado com o “WakuWaku Gate” – “WakuWaku” é uma expressão japonesa que significa “emocionante”. Com design desenvolvido pela Honda, trata-se de uma subporta que se abre para o lado facilitando o acesso ao compartimento de bagagem. Outra novidade no estande será o miniveículo conversível S660, que foi projetado para ser tão emocionante quanto um carro esportivo convencional.

A Honda ainda vai apresentar vários modelos conceito, incluindo o Honda Project 2&4,equipado como motor RC213V utilizado em motos de competição da marca. O bólido foi projetado para fundir os valores de mobilidade de duas e quatro rodas e fez sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro deste ano.

Outra atração será o WANDER STAND, desenvolvido com o objetivo de proporcionar diversão e liberdade, com base no conceito de “WANDER = passear livremente”, assim como o WALKER WANDER, projetado para manobrar livremente entre os pedestres.

No espaço reservado para motocicletas, será exposta a Light Weight Super Sports Concept, um conceito para a próxima geração de superesportivas da marca. Concebido com base na expressão “strong presence” (presença forte), o modelo traz um visual que transmite a sensação de velocidade, apresentando um longo “nariz” e uma posição baixa de pilotagem.

Outro destaque é o NEOWING, conceito para um modelo esportivo híbrido de três rodas, que vai unir o desempenho em curvas equivalente ao de uma moto de grande porte e excelente estabilidade em trechos de baixa velocidade.

Também estarão expostas a RC213V-S, máquina de corrida da categoria MotoGP que teve as especificações parcialmente modificadas para rodar em vias públicas sem comprometer a facilidade de manuseio; a CRF1000L Africa Twin, que apresenta excelente desempenho tanto para uso on-road como off-road e está programada para ser lançada até o final de 2015.

Ocupando a maior área do Tokyo Motor Show, o estande da Honda vai apresentar uma linha diversificada de produtos exclusivos. Impulsionada pelo conceito “The Power of Dreams”, a marca continuará criando novas soluções para mobilidade e oferecendo veículos que inspiramos sonhos de seus clientes em todo o mundo, buscando proporcionar diversão e liberdade para uma sociedade sustentável, onde as pessoas possam desfrutar a vida.

Principais modelos Honda no Tokyo Motor Show

Automóveis

FCV (nome provisório): Com tecnologias desenvolvidas exclusivamente pela Honda, este modelo é o primeiro sedan do mundo movido totalmente com célula de combustível e com um pacote completo de equipamentos no interior, oferecendoconforto a cinco ocupantes. O novo FCV apresenta uma autonomia de mais de 700 km e uma condução dinâmica, graças aos motores de alto rendimento. Além disso, quando combinado com um inversor de alimentação de energia externa, o carro pode funcionar como uma “usina móvel” que gera e fornece energia elétrica para a comunidade, no caso de uma emergência.

NSX: Um supercarro híbrido que traz a nova geração do motor VTEC V6 biturbo com injeção direta, carroceria leve, e o sistema de alta performance SPORT HYBRID SH-AWD® (Super Handling-AllWheel Drive™), que alia desempenho esportivo e economia de combustível. O design exterior baixo e largo transmite um estilo dinâmico e elegante, enquanto o interior, desenvolvido sob o conceito “Human Support Cockpit” (uma cabine que privilegia a ergonomia), oferece excelente visibilidade e uma posição de condução diferenciada.

Civic Type R: Feito para que o motorista desfrute de alta performanceem situações completamente diferentes – de um circuito de corrida a uma estrada comum – com um nível máximo de eficiência. Além do design exterior com aperfeiçoamento aerodinâmico, o novo Civic Type R é equipado com o primeiro motor Honda 2.0 VTEC Turbo. A combinação da tecnologia exclusiva VTEC com a injeção direta e o turbo compressor permitiu gerar a potência de 310 PS e torque de 400 Nm – maior do que qualquer modelo anterior da linha Honda Type R. Em combinação com a transmissão manual de seis marchas, o carro de desenvolvimento estabeleceu o recorde mundial na volta do lendário circuito de NürburgringNordschleife, na Alemanha, para um veículo de produção em massa com tração dianteira, demonstrando o excelente desempenho do hatch.

Novo Honda Civic Type R

Novo Honda Civic Type R

Motocicletas

 Light Weight Super Sports Concept: Projetado com base na expressão “strong presence” (presença forte), este conceito representa a próxima geração de motos superesportivas da Honda e traz um visual que transmite a sensação de velocidade, apresentando um longo “nariz” e uma posição baixa de pilotagem. A combinação de uma arquitetura plana, que remete a rigidez e solidez, e das arestas vivas enfatiza o aspecto agressivo desse modelo. A pintura em preto fosco em contraste com os grafismos expressa sua beleza e forma notável.

Honda Light Weight Super Sports Concept

Honda Light Weight Super Sports Concept

NEOWING: Um veículo de três rodas sem precedentes que oferece a sensação equivalente a uma moto de grande porte no contorno de curvas e uma excelente estabilidade nos trechos de baixa velocidade. Este veículo está equipado com um sistema híbrido que combina um motor de 4 cilindros horizontalmente opostos e motores elétricos, para gerar um excelente torque e uma forte aceleração. Com tração dianteira, este conceito propõe novos valores, com um estilo avançado que enfatiza o fascínio da mecânica de uma moto.

Triciclo Honda Neowing

Triciclo Honda Neowing

EV-CubConcept: É um modelo destinado a deslocamentos individuais de curta distância, que segue o conceito de “moto fácil de manusear e econômica” adotado pela Honda desde a criação da primeira geração da Super Cub. Colocar a bateria, um componente pesado, em uma posição baixa no meio da estrutura do veículo, facilitou a ação de ligar e desligar a bicicleta e também de manuseio – resultado da concentração da massa e redução do centro de gravidade. Destaque também para a praticidade, pois a bateria foi projetada para ser removida para recarga, utilizando uma tomada de energia padrão.

Sobre o grupo Honda no Brasil – Presente no País desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas.  Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo. Um ano depois iniciou a fabricação de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação daHonda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2016. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no País, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, inaugurado em novembro de 2014.  Para administrar as operações do parque, que supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No País, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda. Presentes na rede autorizada de todo o Brasil, o serviços oferecidos facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca. Em 2015 a Honda AircraftCompany, subsidiária da Honda Motor Co.,anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para a América do Sul,sendo o Brasil o representante regional.

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.