Pininfarina desenhando o futuro das embarcações de luxo

Postado por -

Durante o “Monaco Yacht Show 2015 Fincantieri”, o grupo ocidental líder em construção naval, e Pininfarina, “standard-bearer ” do design italiano há 85 anos, introduziu o conceito “Ottantacinque” a última geração de mega-iate de luxo.

“Ottantacinque” será um mega-iate de ponta, de 85 metros de comprimento, 2.460 toneladas de arqueação bruta, com 5 pavimentos, cada um dos quais apresentando soluções tecnológicas e arranjos interiores exclusivos. Entre os detalhes mais importantes está o par de piscinas gêmeas no convés principal, que oferecem, juntamente com um deck elevado para o banho de sol, com vista panorâmica sobre o mar. Com o fundo ajustável, a profundidade da água pode ser variada e até mesmo reduzida a zero para criar uma grande plataforma aberta que abrange mais de 160 metros quadrados.

Todo o projeto é uma fusão da simplicidade e funcionalidade, inovação e estilo, elementos que marcam os ativos de ambas as empresas, e que são os pilares da ideia de Tecnologia da Beleza.
“Ottantacinque” é a ambição de criar um mega-iate italiano, tecnologicamente avançado, com linhas essenciais, confortáveis ​​e de beleza absoluta: a reunião de excelências, capaz expressar a criatividade e o luxo da industria italiana ao máximo.

Fincantieri canalizou recursos significativos neste nicho de mercado, ganhando resultados importantes a partir da criação do Fincantieri Yachts, unidade de negócios dedicada do Grupo. Contando com a experiência da Fincantieri com 230 anos na construção naval, a unidade de iate da empresa oferece níveis inigualáveis ​​de design, estilo, confiabilidade e qualidade na construção de navios com mais de 70 metros.
O Grupo Pininfarina veio para operar no setor marítimo desde os anos sessenta, deixando uma marca duradoura de seu estilo em inúmeros projetos, a partir de modelos “one off” feitos para clientes especiais, para projetar as atividades de “topsides” e interiores para séries limitadas ou de série, tanto vela e barcos a motor, oferecendo soluções técnicas e estéticas inspiradas no mundo automotivo, o que representou algo original no setor marítimo.

Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, declarou: “Nós já estamos entre um dos poucos construtores de mega-iates e a gestão de todas as atividades comerciais, de vendas para o ciclo de vida do produto. Agora, graças a este projeto impressionante, resultante da parceria com a Pininfarina, nós vamos melhorar nossa posição no setor com a maior colaboração no nível industrial, e também somos um ponto da real italiana de referência em um mercado que, como todos os nichos de luxo , exige as mais altas capacidades e bom gosto do nosso país “.

“Um modelo “custom-built” do mar, em linha com a vocação natural da Pininfarina em criar projetos exclusivos, combinando tradição com soluções inovadoras. Isto é como nossa equipe de design concebeu a parceria com a Fincantieri Yachts “, declara Paolo Pininfarina, presidente do grupo.

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.