Jaguar E-Type completa 50 anos

Postado por -

Este ano de 2011 marca o 50º aniversário de um dos carros mais famosos e desejáveis na história da indústria automobilística – o Jaguar E-Type.

Jaguar vai comemorar este ano especial de aniversário, em alto estilo em diversos eventos automobilísticos ao longo de 2011.

A empresa vai comemorar o aniversário no Geneva Motor Show 2011, no Goodwood Revival e Festival da Velocidade, no Pebble Beach Concours d’Elegance, no Old Timer Nurburgring Grand Prix e uma série de eventos em todo o mundo.

Quando foi lançado em 1961, o apelo do E-Type transcendeu o mundo automotivo. Essa é a correção inerente de suas proporções, postura e pureza da linha, que é uma exposição permanente no Museu de Nova York de Arte Moderna.

O ícone E-Type estabeleceu novos padrões em design automotivo e de desempenho, quando foi lançado em 1961.

"Meio século de progresso não diminuiu a importância do E-Type", disse Mike O’Driscoll, diretor e presidente da Jaguar Cars Jaguar Heritage. "Foi uma sensação quando foi lançado, e continua a ser mais duradouro símbolo e ícone da Jaguar. O E-Type é simplesmente um dos carros mais emocionantes já criados e um legado para o gênio fundador da Jaguar, Sir William Lyons ".

Os proprietários de E-Type incluiam celebridades como George Best, Brigitte Bardot, Tony Curtis e Steve McQueen e o carro esporte tornou-se um sinônimo da Swinging Sixties com os Beatles.

"É impossível exagerar o impacto que o E-Type tinha quando foi revelado em 1961", disse Ian Callum, diretor de Design da Jaguar. "Aqui era um carro que resumiu o espírito da era revolucionária que veio simbolizar. O E-Type é um projeto que ainda hoje continua a contribuir com o trabalho que fazemos no estilo do Jaguar do futuro".

Apresentado no Salão Automóvel de Genebra, em Março de 1961, Jaguar E-Type causou sensação. Capaz de atingir 240km/h (150 mph), mas com preço semelhante aos concorrentes com desempenho semelhante, era o supercarro acessível e se tornou um ícone instantâneo – permanecendo à venda por 14 anos e vendeu 70.000 unidades.

E-Type curiosidades:

    * O E-Type foi apresentado à imprensa mundial no restaurante du Parc des Eaux Vives em Genebra, em 15 de marco de 1961. Tal era o entusiasmo da mídia e clamor para a demonstração, que o fundador da Jaguar, William Lyons, instruído pelo principal piloto de testes, Norman Dewis, levou o carro à noite a Suíça.
    
* Mesmo Enzo Ferrari admitiu que era "o carro mais bonito do mundo".
    
* O E-type-motor de seis cilindros em linha reta, foi o motor da Jaguar que deu cinco vitórias em Le Mans em 1950 e em 1961, na forma de 3.8 litros produzindo 265cv e 260 pés de torque, e velocidade máxima de 242 km/h.

Fonte: Jaguar press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.