Jimenez e Bonifácio registram melhor desempenho no final do ano

Postado por -

Três vitórias e um segundo lugar perdido por apenas 0s034 dão moral à equipe, que se destacou como a melhor no final da temporada

A dupla Paulo Bonifacio e Sérgio Jimenez registrou o melhor desempenho nas quatro últimas etapas da GT3. Nas duas rodadas duplas, realizadas no circuito gaúcho do Velopark e na pista paulistana de Interlagos, os pilotos do Mercedes-Benz SLS AMG conquistaram três vitórias consecutivas – que só não foram quatro por muito pouco: Sérgio cruzou a linha de chegada a apenas 0s034 do Audi R8 LMS de Wagner Ebrahim, conquistando o segundo lugar para a dupla.

"Foi um fim de ano realmente muito além de qualquer expectativa que pudéssemos ter", disse Jimenez. "Especialmente por que o evento se mostrou mais forte do que nunca. Em Interlagos, tivemos 35 carros no grid entre GT3 e GT4, um recorde absoluto desde a criação do torneio, em 2007".

Para Paulo Bonifácio, os resultados indicam que a dupla tem muito potencial para explorar em 2012. "Acho que temos um tripé muito sólido aqui, formado pelos elementos carro, pilotos e equipe", destacou ele. "Nossa equipe, a A.Mattheis, possui um histórico vitorioso no país e credito muito do que estamos alcançando à facilidade com que colocaram nosso Mercedes na pista, um carro que ainda está no início de seu desenvolvimento aqui no Brasil. Sob este aspecto, acho que temos muito a avançar no ajuste do carro. E podemos melhorar o entrosamento da nossa dupla, pois nós temos apenas algumas corridas juntos e os pequenos detalhes é que fazem a diferença quando você compete em alto nível como estamos fazendo. Eu e o Jimenez temos tido uma sintonia muito legal, e o nosso amadurecimento como dupla tem sido bastante rápido. Vamos começar 2012 já totalmente afinados", comentou Boni.

Os resultados em Interlagos – uma vitória e um segundo lugar no encerramento da temporada – não foram facilmente alcançados. "Viemos de duas vitórias no Velopark e acreditávamos que as características de Interlagos nos ajudariam a ter outro bom resultado", lembrou Jimenez. "Mas não foi isso que aconteceu de início", contrapôs Boni. "Nosso carro era sete décimos de segundo mais lento que os demais no miolo do circuito – e isso simplesmente nos tirava qualquer chance de tentar outra vitória. Mas a equipe teve uma luz, mudou totalmente o acerto e o Mercedes começou a andar entre os mais rápidos. Foi um alívio, mas não garantia nada. O que valia era na corrida – e aí o trabalho era com os pilotos. Felizmente, conseguimos andar forte novamente, como fizemos no Velopark", continua Paulo Bonifácio.

A dupla agora se volta para a temporada 2012. "Sei que previsões no automobilismo são apenas isso – previsões -, mas acho que temos um grupo forte e isso gera a confiança de que vamos começar o ano andando bem. Vamos trabalhar para continuar com o mesmo ritmo que terminamos 2011", disse Jimenez. "Nosso carro ainda pode evoluir bastante", aponta Boni. "O que vimos em Interlagos é uma amostra disso: por não o conhecermos, tivemos dificuldades nos primeiros treinos e parecia que não teríamos como brigar pela quarta vitória. Mas embora a nossa equipe nunca tenha trabalhado com este modelo de Mercedes, é um grupo bastante experiente e conseguiu compensar nossa falta de treinos com o equipamento com uma solução de acerto brilhante. Para 2012, nosso projeto é trabalhar para que tenhamos mais know-how sobre o carro. Dessa forma vamos chegar ao melhor acerto mais rapidamente e seremos mais eficientes", conclui Boni.

O calendário 2012 da GT3 terá início em 18 de março, novamente em Interlagos. "Isso nos dá mais de três meses para nos preparar, o que é tempo mais do que suficiente", avalia Paulo Bonifácio. Novamente, a temporada terá como destaque uma prova no Circuito do Anhembi – a pista de rua em São Paulo que também receberá, no mesmo fim de semana, uma etapa da Fórmula Indy. "Essa será a corrida mais cobiçada do calendário, até pela presença de muito público e pela visibilidade que dará", diz Jimenez. "Mas o que importa é que estamos confiantes e sabemos do nosso potencial. Será uma temporada muito competitiva e, espero, também memorável para a nossa equipe".

Confira o calendário 2012 da GT3:

18 de março, Interlagos (SP)
29 de abril, Anhembi (SP)
27 de maio, Pinhais (PR)
24 de junho, Interlagos (SP)
22 de julho, Velopark (RS)
2 de setembro, Interlagos (SP)
28 de outubro, Guaporé (RS)
18 de novembro, Curitiba (PR)
16 de dezembro, Interlagos

Fonte: Press Cosultoria

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.