Kart: Gabriel Sereia seguirá carreira 100% internacional em 2012

Postado por -

Depois de disputar suas primeiras corridas na Europa no ano passado, piloto da categoria Júnior passa a morar na Itália a partir do mês de fevereiro, e terá foco total em competições realizadas na Europa na temporada que se aproxima

Nos últimos anos, duas barreiras se ergueram no caminho dos pilotos brasileiros que sonham com uma carreira na Fórmula 1. E, não por acaso, diminuíram consideravelmente as chances de jovens talentos do país ingressarem na principal categoria do automobilismo mundial. São elas a falta de experiência na Europa e a idade avançada – para os atuais padrões da Fórmula 1 -, para o ingresso em programas de desenvolvimento de pilotos patrocinados por equipes como McLaren, Ferrari e Red Bull.

Pensando em superar estes dois novos obstáculos, o piloto Gabirel Sereia mudou radicalmente o foco de sua carreira em 2012 e, com o planejamento e suporte de seu pai e chefe de equipe, Claudio Sereia, o garoto passará os últimos anos de sua carreira no kart competindo na Europa. Ao contrário do que havia feito em 2011, quando estreou no Velho Continente enquanto ainda competia no Brasil, Sereia fará mais do que apenas viagens curtas para a participação em campeonatos.

A partir do mês de fevereiro, ele e toda sua família vão se mudar para a cidade de Lodi, na Itália, onde será montada sua base de trabalho para treinos e competições por toda a Europa. Seguem com ele, além do pai e chefe de equipe, sua mãe e sua irmã mais nova. Com isso, Sereia espera acelerar o aprendizado no kart e estar mais perto dos programas de desenvolvimento de jovens pilotos em equipes de ponta.

"Estou muito ansioso para mudar de uma vez para a Itália", disse Gabriel. "Minha meta é chegar um dia à Fórmula 1, e sei que isso está cada vez mais difícil para os brasileiros. Não por falta de talento, mas muitas vezes por um plano de carreira que não está compatível ao plano dos pilotos europeus. Felizmente posso contar com o apoio total do meu pai, mãe e irmã, e vamos todos em busca deste sonho", declarou Sereia, que será piloto oficial da Scuderia PCR na categoria KF3.

Gabriel Sereia já vinha sendo acompanhado por alguns profissionais do Kart na Europa desde 2010, o que tornou o convite para integrar a Scuderia PCR – e sua posterior mudança para a Itália -, a consequência de um trabalho de cerca de dois anos.

O piloto brasileiro disputará todas as etapas do WSK Master Series, do WSK Euro Series, o WSK Final Cup, o Campeonato Europeu na categoria KF3, etapas do Campeonato Italiano, torneios de renome como o Trofeo Andrea Marcuti, Trofeo Delle Industrie, Trofeo Ayrton Senna e Trofeo Griffone, além do Campeonato Mundial de KF3. No total, ele fará 23 provas internacionais e mais de 90 dias de treinos livres em 2012.

No programa da equipe estão inclusos acompanhamento físico, técnico, nutricional e psicológico, tudo parte de um extenso programa de desenvolvimento de jovens talentos.

Ao ser questionado sobre sua programação para 2012, Gabriel não escondeu a satisfação por correr na Europa. "Quando comecei a competir, aos seis anos de idade, não imaginava que, aos 12, já estaria disputando as melhores provas de kart do mundo. Este será um ano de aprendizado como piloto de fábrica na Europa, mas confio no meu potencial. Agradeço a todos que me ajudaram e que torcem por mim", acrescentou.

Já Claudio Sereia, responsável pelo desenvolvimento técnico do filho no Brasil, assumirá outra função na Europa. "Como a parte técnica da carreira do Gabriel ficará a cargo da Scuderia PCR e seus profissionais, vou me dedicar a um projeto novo na Itália, que visa proporcionar em 2013 um intercâmbio de pilotos brasileiros das categorias Cadete e Super Cadete para provas na Europa, como forma de melhorar a capacitação de nossos atletas", declarou Cláudio. 

Estrutura de gente grande – Apesar da pouca idade, Gabriel Sereia já disputou mais de 200 corridas no kartismo. O piloto conta, atualmente, com o suporte de um staff de quatro profissionais – Jurídico, Técnico, Comunicação e Captação de Recursos -, responsáveis pelo planejamento estratégico de sua carreira.

Marcelo Carneiro, responsável pela área de Captação de Recursos, é o principal responsável pela ida de Sereia para a Europa. 

"Proporcionamos o máximo que podíamos ao Gabriel nestes dois anos de trabalho e o retorno rapidamente apareceu através do convite da Scuderia PCR. Através de muito planejamento, criamos condições para esta mudança para a Europa. Nesta nova fase, necessitamos da compreensão e do apoio das empresas para que um brasileiro com 12 anos de idade possa ser ‘lapidado’ visando alcançar o sonho maior de todos os que se dedicam ao automobilismo", encerrou Carneiro.

Conheça os principais títulos de Gabriel Sereia, o mais jovem Campeão Brasileiro de Kart da história: 
– Campeão Brasileiro
– Bicampeão da Copa São Paulo Light de Kart
– Campeão da Copa Granja Viana de Kart
– Campeão do GP RBC de Kart
– Campeão do Desafio Internacional das Estrelas
– Ganhador do premio Capacete de Ouro
– Ganhador do premio de melhor esportista no Estado do Mato Grosso
– Vice Campeão Paulista

Fonte: Inova Comunicação

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.