Kart: Juntos pela primeira vez, SKB e Seletiva de Kart Petrobras agitam Interlagos no fim de semana

Postado por -

Sexta edição do Super Kart Brasil e décima edição da Copa Petrobras Sorriso Campeão – primeiro evento da fase classificatória da Seletiva -, atraem mais de 30 pilotos da categoria Graduados ao circuito paulista. Na soma de todas as categorias, torneio deve ultrapassar com folga os 100 participantes

A Seletiva de Kart Petrobras e o Super Kart Kart são, atualmente, as duas competições mais importantes do kartismo nacional. A primeira delas, criada há 14 anos, é até hoje um marco na modalidade de base do esporte a motor brasileiro por distribuir anualmente mais de R$ 130 mil em prêmios e ter ajudado diversas gerações de jovens pilotos do país a dar um passo fundamental na carreira de um aspirante a profissional: o salto do kartismo para o automobilismo.

Já o SKB, criado, coincidentemente, por dois campeões da Seletiva de Kart Petrobras (Danilo Dirani e Sérgio Jimenez) e um de seus mentores, Paulo Carcasci – além de outros quatro multicampeões da modalidade -, chega a sua sexta edição cumprindo a missão de reproduzir no país boa parte das condições encontradas pelos pilotos brasileiros que pretendem seguir carreira internacional no esporte. E tem conseguido elevar o nível de aprendizado da atual geração de kartistas com um formato de disputas baseado em treinos curtos, embora numerosos, e quatro corridas por fim semana.

Neste fim de semana, pela primeira vez desde que passaram a dividir o calendário do esporte a motor nacional, SKB e Seletiva de Kart Petrobras dividirão o Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo, para uma etapa que promete ultrapassar com folga a marca de 100 participantes – só na categoria Graduados, que distribuirá três vagas para a fase final da Seletiva e prêmios em dinheiro, são mais de 30 competidores confirmados.

"Para nós, do SKB, ter a oportunidade de compartilhar um evento com a Seletiva Petrobras de Kart é uma grande honra. No final dos anos 1990, o prêmio que ganhei pelo título da seletiva foi determinante para minha estreia em uma categoria de monopostos, e consequentemente ele me ajudou a chegar onde estou hoje", disse Danilo Dirani, primeiro campeão da Seletiva de Kart Petrobras e hoje piloto profissional na Fórmula Truck.

O espírito de disputas em alto nível que norteou a seletiva comandada até hoje por Binho Carcasci está presente no SKB, e emprestou alguns conceitos para a competição idealizada por Danilo Dirani e seu irmão Dennis, em conjunto com Paulo Carcasci, Renato Russo, Sérgio Jimenez, Ruben Carrapatoso e André Nicastro.

Traçado Invertido – Uma tradição da primeira etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras – um misto de corrida de kart e ação social há dez anos denominada Copa Petrobras Sorriso Campeão -, é a utilização do traçado invertido do kartódromo de Interlagos. A iniciativa foi resgatada no ano passado pelo Super Kart Brasil, e em 2012 será mantida.

"Acredito que o uso do sentido inverso do Kartódromo de Interlagos é um grande atrativo para os pilotos, e o fato de termos mais de 30 nomes disputando a Copa Petrobras Sorriso Campeão mostra que os pilotos também aprovam a mudança. Os pilotos preferem garantir logo vaga para a final da Seletiva de Kart Petrobras, por isso normalmente temos bons grids neste início de ano e a expectativa é de muita competitividade", encerrou Binho Carcasci.

A programação para os dois dias decisivos de disputa da Copa Petrobras Sorriso Campeão e o Troféu Gustavo Sondermann no Super Kart Brasil é a seguinte:

Sexta-feira (30/3)

Tomada de tempos
8h30 – Júnior Menor
8h45 – Júnior
9h – Graduados
9h15 – Sênior
9h30 – Super Cadete
9h45 – Shifter

1ª bateria
10h – Júnior Menor
10h25 – Júnior
10h50 – Graduados
11h15 – Sênior
11h40 – Super Cadete
12h05 – Shifter

2ª bateria
12h30 – Júnior Menor
12h55 – Júnior
13h20 – Graduados
13h45 – Sênior
14h10 – Super Cadete
14h35 – Shifter

Sábado (31/3)

Tomada de tempos
Júnior Menor – 8h30
Júnior – 8h45
Graduados – 9h
Sênior – 9h15
Super Cadete – 9h30
Shifter – 9h45

3ª bateria
Júnior Menor – 11h05
Júnior – 11h30
Graduados – 11h50 – Válida pela Copa Petrobras Sorriso Campeão
Sênior – 12h10
Super Cadete – 12h30
Shifter – 12h50

4ª bateria
Júnior Menor – 14h35
Júnior – 15h
Graduados – 15h25 – Válida pela Copa Petrobras Sorriso Campeão
Sênior – 15h50
Super Cadete – 16h15
Shifter – 16h40

Fonte: Inova Comunicação

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.