Kart: Pilotos enfrentam pista molhada nos treinos livres para o SKB 05

Postado por -

Chuva marcou os dois dias de testes preliminares para o evento na capital paulista. Expectativa é de que o cenário seja mantido para as duas primeiras corridas deste sábado

A chuva, que cai de forma intermitente sobre a cidade de São Paulo desde a manhã da última quinta-feira, foi o maior desafio para os pilotos nos treinos oficiais para a quinta edição do Super Kart Brasil. O torneio, criado por sete multicampeões do kartismo nacional, corre pela terceira vez na pista de Interlagos – que embora seja velha conhecida da maioria dos pilotos do SKB, apresentou-se em uma condição bastante diferente nas sessões livres desta semana.

"No primeiro treino da sexta-feira chegamos a parar de treinar porque tinha muita água na pista e estava aquaplanando demais", comentou o atual campeão da categoria Graduados, Olin Galli. "É mais complicado porque Interlagos já é naturalmente uma pista difícil, e assim fica ainda mais desafiadora", completou o piloto do Rio de Janeiro.

Se para pilotos experientes a condição de pista molhada gera uma dificuldade extra, para os garotos mais jovens o desafio é dobrado. O mato-grossense Paulo Coelho, por exemplo, faz sua primeira corrida pela categoria Cadete depois de passar a temporada 2011 competindo na divisão Mirim do kart. Essas são duas classes que compõe o Campeonato Paulista de Kart, que terá sua primeira etapa de 2012 realizada neste sábado em Interlagos junto com o SKB.

"No começo eu não estava indo muito bem, porque com a chuva fica mais difícil ainda. Depois, quando comecei a melhorar, a chuva apertou e não deu para aproveitar muito o treino por causa da água que entrava no motor", contou Paulo Coelho, que analisa, também, seu fim de semana de estreia na nova classe. "É bem diferente. Muito mais difícil, porque os pilotos são mais experientes. Alguns dos meus adversários de agora já corriam na categoria desde o ano passado".

No Super Kart Brasil, o paulista Victor Franzoni completa sua pré-temporada e disputa uma de suas últimas corridas de kart em 2012.

"Estou voltando ao kart para fazer uma das minhas últimas corridas neste ano. Claro que eu espero correr outras provas, do SKB inclusive, mas como meu foco é a Fórmula Renault, só voltarei ao kart se houver uma folga no meu calendário. Por isso vou tentar fazer o máximo para ganhar e, ao mesmo tempo, me divertir", disse o piloto, que vai disputar o Campeonato Europeu de F-Renault.

Em busca de seu primeiro título no SKB, Franzoni torce para que o mau tempo continue – em prol da continuidade do trabalho que as equipes desempenharam durante os dois dias de treinos.

"Fazia muito tempo que eu não andava em Interlagos na chuva, mas acho que esta não será uma dificuldade para as corridas. Afinal, foram dois dias treinando com pista molhada. Todo mundo já pegou a mão da pista desse jeito. Vai ser mais difícil se parar de chover a partir de amanhã (sábado), porque todo o nosso trabalho de preparação está sendo feito para o asfalto molhado. Se secar, todos teremos que partir do zero novamente", avaliou.

E se depender da previsão do tempo, as expectativas de Franzoni serão correspondidas somente no primeiro dia de provas. Segundo o site Tempo Agora, o sábado – dia das duas primeiras provas do SKB 05 – será chuvoso. Somente para o domingo, dia das finais, é que a previsão do tempo aponta melhora das condições climáticas, apesar da possibilidade de haver rápidas pancadas de chuva.

Confira os horários das corridas para a quinta edição do Super Kart Brasil:

Sábado – 28/1

1ª prova
Júnior – 10h50
Graduados – 11h15
Sênior – 11h40
Shifter Kart – 12h30
Super Cadete – 12h55

2ª prova
Júnior – 14h30
Graduados – 15h
Sênior – 15h30
Shifter Kart – 16h30
Super Cadete – 17h

Domingo – 29/1

3ª prova
Júnior – 10h40
Graduados – 11h05
Sênior – 11h30
Shifter Kart – 11h55
Super Cadete – 12h20

4ª prova
Júnior – 13h10
Graduados – 13h35
Sênior – 14h
Shifter Kart – 14h30
Super Cadete – 15h
Endurance – 15h30

Fonte: Inova Comunicação

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.