Kart: SKB 05 homenageia Walter Travaglini e divulga maior prêmio de sua história

Postado por -

Contemporâneo de Ayrton Senna, ex-piloto de Stock Car foi um dos grandes nomes de sua geração no kart. Organização anuncia, também, o maior prêmio já oferecido pelo torneio em uma espécie de minitemporada que será disputada ao longo das quatro edições do SKB previstas para este ano

Os promotores do Super Kart Brasil divulgaram nesta terça-feira (17) mais detalhes sobre a quinta edição do evento – marcada para os dias 28 e 29 de janeiro no kartódromo de Interlagos, em São Paulo. Um ano depois da competição que homenageou Mário de Carvalho, um dos nomes mais importantes para a existência do kartismo no Brasil, o SKB lembrará de outro mito da modalidade no país: o ex-piloto Walter Travaglini. Os promotores divulgaram, ainda, o maior prêmio da história do SKB – que dará a três pilotos a oportunidade de disputar o maior campeonato de kart dos EUA.

A homenagem – O Troféu Walter Travaglini é uma referência a um dos maiores kartistas da história do país. Com passagem, também, por categorias de carros turismo, Travaglini é conhecido no kart por sua técnica apurada – que lhe rendeu a posição de professor de toda uma geração de pilotos em sua badalada escolinha de pilotagem da época -, e por ter sido um dos principais adversários de Ayrton Senna na década de 1970. 

Fora das pistas, Waltinho se manteve envolvido com o kart até o início dos anos 2000, como representante da fábrica italiana de motores Iame no Brasil. E, atualmente, é visto nas pistas acompanhando as provas de seu filho caçula, Luca Travaglini. 

"No Super Kart Brasil, buscamos sempre homenagear grandes nomes do kart brasileiro e, especialmente, aqueles que estiveram envolvidos, também, na nossa trajetória como pilotos. O Walter foi, sem dúvida, um dos maiores kartistas de todos os tempos e, para nós, é uma honra poder prestar essa homenagem a ele", destacou Sérgio Jimenez, idealizador e promotor do SKB ao lado de outros seis multicampeões da modalidade: André Nicastro, Danilo Dirani, Dennis Dirani, Paulo Carcasci, Renato Russo e Ruben Carrapatoso. 

Prêmio Internacional – A chegada da quinta edição do SKB está sendo marcada, também, pelo anúncio do maior prêmio já oferecido pelos organizadores do evento aos participantes. Os pilotos das categorias Graduados, Sênior e Júnior disputarão três vagas no Skusa, um dos maiores campeonatos de kart do mundo, realizado anualmente em Las Vegas, nos EUA. O torneio já teve a participação de ninguém menos que Michael Schumacher, e reúne mais de 400 competidores.

"Alguns de nós, promotores do SKB, disputamos o Skusa e é de lá que tiramos ideias importantes para a formatação do nosso campeonato. Sem dúvida este é um evento referência no kartismo atualmente, e como o Super Kart Brasil foi criado para preparar pilotos brasileiros para torneios internacionais, batalhamos muito para viabilizar este superprêmio", acrescentou André Nicastro.

Os ganhadores das três vagas oferecidas pelo SKB no Skusa serão conhecidos depois de realizadas as quatro edições da competição brasileira previstas para este ano. Como cada edição do SKB é um campeonato independente, os promotores criaram uma espécie de minitemporada para definir os nomes dos atletas premiados. Para isso, serão considerados os três melhores resultados finais de cada piloto nas quatro edições de 2012, o que significa que haverá a possibilidade de um descarte.

Mais prêmios – Outra prática comum do Super Kart Brasil será mantida em sua quinta edição: a distribuição de prêmios para todas as categorias. Na Super Cadete, os vencedores serão premiados com produtos da U|Racer – marca de referência com suas linhas de artigos esportivos, com destaque para as vestimentas destinadas aos pilotos como macacões, luvas e sapatilhas. 

Entre os pilotos da Graduados, o campeão do SKB 05 vai ganhar um tablet iPad, enquanto o segundo e terceiro colocados levarão produtos U|Racer. A Sênior vai dar uma câmera Go Pro para o seu campeão e, também, equipamentos de vestuário para o vice-campeão e o terceiro colocado. 

Uma das grandes novidades da temporada no Brasil já será prêmio para a Júnior. O campeão fará um teste com um carro da Fórmula +, categoria trazida ao Brasil pelos irmãos Paulo e Binho Carcasci, que é destinada aos pilotos com idade entre 13 e 16 anos. O objetivo é que eles iniciem sua preparação com monopostos já visando o próximo estágio da carreira. O segundo e terceiro colocados, como nas demais classes, serão premiados com produtos U|Racer. 

Na Shifter Kart, categoria dos karts com marcha que deu origem ao SKB, a premiação será em dinheiro. Três mil reais para o campeão, dois mil para o vice, e mil reais para o terceiro colocado. A inscrição do Super Kart Brasil terá custo de R$ 600,00 para os pilotos (R$ 500,00 na categoria Endurance). 

Fonte: Inova Comunicação

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.