Kia Naimo estréia no salão de Seul

Postado por -

Fazendo a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Seul, nesta quinta-feira 31/03/04, o Kia Naimo, carro-conceito elétrico, combina a herança coreano com recursos inovadores modernos.

Levando o nome coreano "Ne-mo", (pronuncia-se ‘Ne-mo ", que significa" forma quadrada’), o Naimo é um veículo utilitário elétrico crossover (CUV) que foi concebido pela equipe de design da Kia internacional, em Seul, e é caracterizada principalmente, pelas suas linhas simples e postura sólida e muscular.

O design simples em geral é acentuado por um número impressionante de detalhes importantes, como o pára-brisas wrap-around sunroof assimétrico, dianteiro e traseiro, e luzes de posicionamento. Esta mistura de simples e complexas, é um traço comum de muitas artes tradicionais coreanas de artesanato.

A equipe de design da Kia também fez uso de tecnologia inovadora para dar ao carro uma sensação premium e para garantir o exterior do carro, linha futuristas. Por exemplo, Naimo não tem limpador do pára-brisas tradicional – em vez disso, emprega um jato de ar de alta intensidade na base do pára-brisas que executa a função de um ‘limpador de ar ". Espelhos retrovisores convencionais também foram substituídos por câmeras em miniatura instalada nos pilares.

O interior do Naimo foi projetado para evocar um forte sentimento de tranquilidade com recursos materiais feitos à mão por toda parte. Carvalho coreano é usado para cortar os painéis das portas interiores e todo o piso interior, papel "Han-ji" é usado para o revestimento de cabeça. A par destes elementos tradicionais, características modernas, como uma luz transparente de diodo orgânico no painel de instrumentos, exibindo conectividade total.

Medindo 3.890 milímetros de comprimento, distância entre eixos de 2.647mm, largura de 1.844 mm e altura de 1.589mm – o Naimo é o terceiro veículo elétrico revelado pela Kia Motors Corporation em um ano. O modelo projetado com quatro lugares, tem cinco portas e explora os aspectos práticos da introdução de um zero-emissões.

O carro-conceito não tem pilares B e portas laterais traseiras articuladas na parte traseira para maximizar o acesso fácil para a cabine, e uma divisão em três vias de abertura da tampa traseira que permite o acesso ao compartimento de carga de  bagagem.

O poder vem de um motor síncrono de imã permanente, com uma potência máxima de 109 cv e torque máximo de 280 Nm, permitindo o Naimo atingir uma velocidade máxima de 150 km/h.

Um pacote duplo de baterias 27 kWh está localizada sob o piso do bagageiro e o uso inovador da tecnologia de polímero de íon de lítio, oferece inúmeras vantagens sobre outros tipos. Equipado com essa bateria, Naimo oferece uma autonomia de 200 km em uma única carga. Para aumentar a escala, o showcar está equipado com rodas de 20-polegada de liga.

No âmbito do ciclo de recarga rápida (50 kW),a bateria Naimo pode ser recarregada 80 por cento da sua capacidade em 25 minutos. No âmbito do ciclo normal (3,3 kW), 100 por cento de energia é alcançada depois de cinco horas e meia.

Fonte: Kia press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.