Lançamento do livro “A Excelência do Consórcio” – A Legislação em Benefício do Sistema

Postado por -

A publicação conta a história desde os primeiros negócios com a indústria automobilística na década de sessenta

No momento em que o país atravessa dificuldades econômicas e que os consórcios, ainda na contramão da crise econômica, vêm se tornando um dos meios mais procurados pelo consumidor brasileiro para realizar seus objetivos pessoais, familiares e empresariais, a ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios está lançando o livro “A Excelência do Consórcio” – A legislação em benefício do Sistema.

Seu principal objetivo é apresentar, de forma abrangente e simples, a importância da Lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008, mais conhecida como “Lei dos Consórcios”, para o Sistema de Consórcios, relatando características, reponsabilidades e benefícios para participantes e administradoras.

Dividida  em períodos, a publicação destaca, desde o surgimento em 1962 até agora, os principais fatos que tornaram a modalidade significativa para o consumidor e alavancadora para os diversos elos da cadeia produtiva ao longo das cinco décadas. Ao referenciar resoluções, normas e procedimentos, a obra destaca a aprovação da Lei 11.795/2008 como consolidadora jurídica do mecanismo.

“A Excelência do Consórcio” – A legislação em benefício do Sistema.

“A Excelência do Consórcio” – A legislação em benefício do Sistema.

UM POUCO DE HISTÓRIA COMPLETA A PUBLICAÇÃO

O livro volta na história e descreve a evolução do consórcio desde seu início “informal” nos anos 60, impulsionando e impulsionado pelo desenvolvimento da indústria automobilística e pela criatividade de um grupo de pessoas que tinham um desejo em adquirir seu carro. Aborda ainda a constituição dos primeiros grupos e empresas para administrá-los, em um cenário inicial praticamente sem regulamentação e seu rápido crescimento e consequente contribuição para o escoamento da produção automotiva.

A publicação relata como a modalidade superou todas as oscilações econômicas enfrentadas pelo Brasil ao longo das décadas e como e porque o produto consórcio se fortaleceu em meio às crises. As mudanças positivas com a consolidação do Plano Real e as alternâncias legais pelas quais o Sistema passou também estão ali retratadas, até o ponto principal e o seu norte, que foi a aprovação da Lei nº 11.795, considerada marco legal do Sistema de Consórcios.

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.