Lincoln MKZ Concept: uma visão do futuro hoje

Postado por -

O novo Lincoln MKZ Concept, revelado no Salão Internacional de Detroit, sinaliza um passo importante na reinvenção da Lincoln – divisão de carros de luxo da Ford – e dá uma visão clara da sua nova geração de veículos.

"Com o Lincoln MKZ Concept, não estamos introduzindo um novo carro. Estamos essencialmente introduzindo uma nova marca", diz Derrick Kuzak, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global da Ford. "O MKZ Concept é o próximo passo na reinvenção da Lincoln, algo que temos buscado sem alarde mas de forma agressiva nos últimos anos."

Lincoln MKZ Concept: exterior

O MKZ Concept dá uma imagem muito próxima do modelo de produção que estará nas revendas no final deste ano, antecipando o futuro design da marca.
"A forma do MKZ Concept incorpora uma visão de simplicidade, completada com apenas algumas pinceladas", diz Max Wolff, diretor de Design da Lincoln. "Nosso movimento enquanto marca vai em direção do que chamamos de simplicidade elegante. É algo mais quente e contido, que foge das formas complexas e do luxo tradicional." 

Matizes quentes se destacam em todos os aspectos do exterior do novo veículo, pintado na cor Cognac. A sua tonalidade profunda é obtida com o uso de uma base rica, coberta com múltiplas camadas de verniz de acabamento.

O MKZ Concept mantém os elementos chaves de identidade da marca. Um exemplo é a interpretação mais refinada da grade de dois elementos, em formato de asa, introduzida no Lincoln Zephyr 1938. O perfil do sedã é dominado pela linha de teto longa, elegante e fluida, que permite quebrar o formato de três volumes dos sedãs tradicionais. O comprimento da linha de teto permite uma aparência mais moderna e naturalmente aerodinâmica (veja mais informações do modelo aqui).

O teto de vidro panorâmico se estende sem interrupções do para-brisa até o topo da traseira. Integrado à estrutura de alumínio e aço boro da carroceria, o vidro avança pelas laterais do teto, criando um interior aberto e amplo (clique aqui para a galeria de imagens).

A tecnologia LED permite que as lanternas traseiras tenham um grafismo extremamente fino e distinto. Os canos de escapamento estão claramente integrados na traseira. 

Lincoln MKZ Concept: interior

Com espaço para quatro passageiros, o interior do Lincoln MKZ Concept é convidativo e aconchegante. "O design dianteiro da carroceria se repete no painel de instrumentos de linhas arrojadas, conectando o interior com o exterior. Essas formas fluidas criam um interior funcional e confortável que atrai especialmente os consumidores mais jovens e diversificados que estamos buscando", diz Wolff.

As funcionalidades inovadoras do interior incluem troca de marchas por botão, console central com diferentes níveis e intrumentos com telas de cristal líquido. A tela reconfigurável de 10,1 polegadas de LCD TFT (Thin Film Transistor), localizada na frente do motorista, funciona com a nova versão do sistema multimídia MyLincoln Touch, assim como a tela central de LCD de 8 polegadas de operação touch-screen.

O interior luxuoso e confortável inclui revestimentos em madeira álamo certificada e alumínio com acabamento brilhante e acetinado. Os bancos são revestidos em couro cor Champagne, com detalhes contrastantes e perfurações em padrão Champagne – que ganharam esse nome por imitar as bolhas da bebida subindo da taça.

Lincoln MKZ Concept: engenharia

O Lincoln MKZ Concept é um estudo de estilo criado a partir de uma plataforma totalmente nova. O sedã é capaz de utilizar múltiplas opções de motores, em configurações com tração dianteira ou total.

Assim como os modelos MKS e MKT com motor EcoBoost, lançados recentemente, o Lincoln MKZ Concept é equipado com Lincoln Drive Control e a sofisticada suspensão ajustável CCD (Continuously Controlled Damping). Para informações sobre essas tecnologias Lincoln, clique aqui. Para saber sobre o sistema de manutenção na faixa (Lane Keeping System) clique aqui.

O negócio Lincoln

"A Lincoln é uma parte importante para o sucesso da nossa Companhia", diz Mark Fields, presidente da Ford nas Américas. "O segmento de luxo da indústria é significativo. Ao longo dos anos, ele tem sido responsável por 11% a 13% das vendas totais nos Estados Unidos. É importante para nós conquistar consumidores nesse segmento com veículos novos e fortes. Esta é a razão principal que nos leva a investir de forma pesada na Lincoln."

Nos últimos 14 meses, a Lincoln montou um time dedicado – incluindo designers, engenheiros, especialistas em qualidade e manufatura e lideranças de marketing e vendas. Esse time inclui profissionais de marcas de luxo, alguns deles de fora do setor automotivo.

"Esse time acorda todas as manhãs pensando na Lincoln – e somente na Lincoln", diz Fields. "Essas pessoas estão comprometidas em entregar veículos de classe mundial que levem uma experiência diferenciada de direção para os clientes."

Muitos membros desse time começaram a trabalhar este ano no novo Lincoln Design Studio, em Dearborn. Sob a direção de Wolff, a construção do estúdio de 3.700 metros quadrados começou em 2011 e irá abrigar mais de 180 modeladores, engenheiros, estilistas e designers em um espaço que incentiva a criatividade e a colaboração.

"É a primeira vez que a Lincoln terá o seu próprio estúdio desde os anos 1970", diz Wolff. "Ter seu próprio espaço é fundamental para o desenvolvimento contínuo da marca. Trabalhamos com paixão na criação de veículos belos e sedutores – e o MKZ Concept sinaliza apenas o começo."

Fonte: Ford press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.