Localiza prevê venda de 67 mil carros de frota de aluguel

Postado por -

A empresa de aluguel e comercialização de veículos Localiza prevê vender 67 mil veículos em 2012, enquanto espera, em um prazo não divulgado, reduzir a idade média da sua frota de 15 para 14 meses.

Das quase 70 mil unidades que deverão ser vendidas neste ano, constarão um terço da chamada frota de fim de ano da Total Fleet – empresa de aluguel de frotas da Localiza – e o restante corresponde a 90% da frota de aluguel de carros que a companhia possuía no encerramento do ano passado.

"Quinze meses é a idade média da frota nesse trimestre. É provável que no próximo trimestre fique nesses 15 meses, mas a ideia é reduzir para um patamar de 14 meses, e aí poderá ser um novo patamar", afirmou o diretor financeiro e de relações com investidores da Localiza, Roberto Mendes, em teleconferência com analistas nesta quarta-feira.

"O ciclo dos carros é de 12 meses, e depois eles são desativados e preparados para vender", explica o executivo. Além disso, a Localiza tem buscado elevar a produtividade dos seus veículos, e o objetivo é que, de cada 100 unidades, 70 estejam alugados. Dos 30 restantes, metade deles deve estar em fase de preparação, como em lavagem ou manutenção. A companhia não informou qual é a atual produtividade dos seus veículos.

"A gente pretende buscar um patamar mais alto, mas nesse primeiro trimestre nós ficamos alinhados com o ano passado. O primeiro trimestre é um pouco apertado. Temos o verão e o Carnaval e depois teremos um mês para fazer melhora de produtividade."

Na noite de segunda-feira a Localiza informou que registrou lucro líquido de R$ 72,7 milhões no primeiro trimestre, 14,3% acima do resultado aferido um ano antes. O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado somou R$ 210 milhões, um crescimento de 12,8%, na mesma base de comparação.

No final de março, a companhia possuía 91.444 veículos, sendo 60.258 correspondentes a aluguel de carros e 31.186 a aluguel de frotas. No período, foram comprados 8.723 carros para a renovação da frota e vendidos outros 13.285 veículos.

Leia também:

Os astros teens que amam carrões

Mercedes mostra cupê CSC em fotos e vídeo

Fonte: Terra

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.