Lotus cria modelo John Player Special em homenagem a Ayrton Senna

Postado por -

Para homenagear os 18 anos da morte de Ayrton Senna, a Lotus e a Cam Shaft, empresa de after-market para automóveis, se uniram para criar uma versão exclusiva do Lotus Esprit. O esportivo produzido entre 1976 e 2003 recebeu uma pintura especial na cor preta, a mesma usada no carro de Fórmula 1 (o John Player Special 97T) e adesivos dourados da marca de cigarros John Player Special. O piloto Ayrton Senna pilotou esse carro de Fórmula 1, no circuito do Estoril em 1985, vencendo pela primeira vez na sua carreira uma prova de F1.

Já o Lotus Esprit foi o primeiro modelo da marca britânica com motor V8 com 3.5 litros e 354 cv, o propulsor tinha a ajuda do turbo, mas a Cam Shaft colocou mãos à obra para dotar o Esprit de performances mais esportivas. Tudo graças a instalação de uma nova centralina, da Red Race, um sistema de arrefecimento renovado e novos catalisadores, o Esprit passou a debitar 492 cv.

Devido à elevada potência, o Lotus Esprit John Player Special pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos (o original faz o mesmo percurso em 4,9 segundos) e alcançar uma velocidade máxima de 305 km/h, quando o original atinge apenas 282 km/h. A Lotus produziu apenas 1237 unidades deste esportivo.

Leia também:

Hyundai ix35 Flex parte de R$ 88 mil no Brasil

Ford troca de presidente, e ‘desnacionalização’ avança no comando das montadoras

World Series inicia temporada 2012 na Espanha com carro novo e três brasileiros no grid

Fonte: Torque

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.