Manutenção “tipo avião” é mais barata e segura

Postado por -

A manutenção correta do veículo é a chamada "tipo avião", ou seja, a que não espera que um problema aconteça para providenciar o conserto. Estatísticas mostram que prevenir uma falha mecânica é muito mais barato – e principalmente seguro – do que deixar que ela aconteça. Algumas verificações podem ser feitas na garagem de casa, mesmo. 

Amortecedores
Uma forma caseira de checar o estado dos amortecedores é empurrar uma das pontas do automóvel para baixo com força. Se a carroceria balançar mais de duas vezes antes de estabilizar na posição normal, é porque os amortecedores podem estar comprometidos.

Bateria
O nível de carga da bateria deve ser verificado antes de pegar a estrada. Se a bateria apresentar sinais de desgaste, o carro mais pesado para ligar, é preferível trocá-la. Rádio ou luz ligada por muito tempo faz a bateria descarregar.

Extintor
Certifique-se que o extintor de incêndio esteja dentro da validade e leia atentamente as instruções de uso para saber usá-lo. É um dos pontos sempre verificados nas blitze que acontecem nas estradas.

Freios
Cheque as pastilhas, as lonas e os discos antes da viagem. Não se esqueça do fluido do freio. É ele que impulsiona o sistema que faz o veículo brecar.

Pneus
Verifique o estado de todos os pneus, inclusive o estepe. Calibre os pneus de acordo com o manual do proprietário. Cheque também se estão em dia o triângulo, o macaco e as chaves de roda.

Limpador de para-brisa
Verifique o estado das palhetas, se a borracha estiver desgastada, troque as palhetas antes de viajar. Uma verificação simples é jogar um copo d’água e acionar o limpador, verificando se ele trabalha corretamente. Sua visão poderá ficar comprometida em caso de chuva.

Gasolina
Em carros com motor flex, encher o tanque com gasolina é o mais indicado para garantir uma maior autonomia, o carro na estrada consome menos gasolina do que o álcool.

Documentos
Nada mais estressante do que ser parado no posto policial e descobrir que esqueceu os documentos em casa. Guarde-os junto à carteira de habilitação e o documento do carro. Quando for pegar a estrada, verifique o telefone de emergência da concessionária e, é claro, do seu seguro, caso necessite de assistência na estrada.

Bagagens
Procure levar somente o necessário. Peso representa mais consumo de combustível.

Refeições
Faça refeições leves. Comer demais antes ou durante a viagem pode causar sonolência ou mal-estar. Não tome bebidas alcoólicas antes de dirigir.

Crianças
O uso de cadeirinhas ou assentos infantis é obrigatório para crianças menores de dez anos. Se a viagem for longa, faça paradas para descanso, sempre a cada duas horas.

Cintos para todos
O cinto deve alcançar todos os passageiros e todos devem usar. Uma pessoa de 60 quilos que esteja viajando no banco traseiro de um veículo sem cinto de segurança, numa colisão a 50 quilômetros por hora, será arremessada contra o banco dianteiro com uma força equivalente a quase uma tonelada.


Fonte: InterPress

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.