Mercado Europeu cai 8,7% em maio

Postado por -

O mercado europeu de automóveis ligeiros caiu em Maio 8,7% face a igual mês do ano passado. Se tivermos em conta os cinco primeiros meses do ano, a queda foi de 7,7%.

No passado mês de Maio, e pelo oitavo mês consecutivo, o mercado europeu de automóveis ligeiros de passageiros desceu. Foram registadas no passado mês 1 106 845 unidades comercializadas, o que equivale a um decréscimo de 8,7% face a igual mês de 2011.

Se tivermos em linha de conta os primeiros cinco meses de 2012, as vendas na União Europeia cifraram-se em 5 442 326 unidades, ou seja, um valor 7,7% inferior aos registado no mesmo período do ano transacto.

Durante Maio houve uma contracção na maioria dos mercados, com os mais importantes a enfrentarem quebras na ordem dos 4,8% (Alemanha), 8,2% (Espanha), 14,3% (Itália) e 16,2% (França). Somente o Reino Unido registou um aumento (+7,9%).

No período de Janeiro a Maio de 2012, as vendas aumentaram ligeiramente em dois dos principais mercados, tendo a Alemanha estabilizado nos +0,3% e o Reino Unido registado +2,6%. Verificaram-se, no entanto, quedas na Espanha (-7,3%) e, mais significativamente, na França (-17,2%) e na Itália (-18,9%).

Leia também:

Lorenzo vence terceira seguida e aumenta vantagem sobre Stoner

Radical UK Cup: Victor Corrêa termina em segundo e faz melhor volta

Le Mans: Audi, a vitória em versão híbrida

Fonte: Automotor/Portugal

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.