Mercedes-Benz Classe E 63 AMG 2012 mais poderosa e eficiente

Postado por -

A Mercedes E 63 AMG é agora ainda mais potente e eficiente. Como parte da estratégia de modelo do "AMG Performance 2015", o veículo de alto desempenho agora vem com o novo motor V8 5.5 litros biturbo. Esta unidade, já conhecida no CLS 63 AMG, oferece uma potência de 525 cv a 557 cv, juntamente com uma impressionante redução no consumo de combustível: o E 63 AMG tem consumo combinado de 10,2 km/l no modelo sedan e 10 km/l no modelo Station de acordo com NEDC, ou seja, 22% menos do que seu antecessor, com o motor V8 AMG de 6,3 litros aspirado. Uma contribuição importante também é feita aqui pela eletromecânica AMG, sistema de direção recentemente desenvolvido, sensível à velocidade esportiva, que só extrai a energia quando o veículo está sendo realmente direcionado. Sistemas de assistência complementar e um aumento no nível de segurança dos ocupantes, são totalmente novos.
Esta potência de oito cilindros, designado internamente como o M 157, apresenta uma combinação inovadora de componentes de alta tecnologia: além de injeção de gasolina de pulverização direta guiado com injetores, este motor inclue um cárter de alumínio cheio, tecnologia de quatro válvulas, com comando de válvulas de ajuste , ar intercooler / água, gestão de gerador e um sistema de stop / start. Com uma cilindrada de 5.461 cc, o motor de oito cilindros desenvolve uma potência máxima de 525 cv e torque de 700 Nm. Em conjunto com o pacote opcional de desempenho AMG, esses números aumentam para 557 cv e 800 Nm. Ambas as variantes do E 63 AMG têm um desempenho excepcional: a aceleração de zero a 100 km/h em 4,3 segundos e 4,2, respectivamente (Station: 4,4 e 4,3 segundos) e a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletrônicamente).
Apesar do seu aumento de produção, maior torque e desempenho melhorado, o novo E 63 AMG apresenta uma melhoria de consumo de combustível em relação ao modelo anterior com motor V8 naturalmente aspirado. O consumo de combustível de 10,2 km/l combinado, estrada/cidade, de acordo com  NEDC, corresponde às emissões de CO2 de 230 gramas por quilómetro (Station: 10 km/l; 234 g/km). Ambas as variantes atingem o mesmo consumo e valores de CO2, com ou sem o pacote AMG Performance e assim assumem a liderança em uma comparação competitiva.
Principais dados em resumo:

E 63 AMG                              E 63 AMG Estate                    
Deslocamento
5461 cc                                          5461 cc

Diâmetro x curso
98,0 x 90,5 mm                               98,0 x 90,5 mm

Taxa de compressão
10.0:1                                            10.0:1

Saída
525 cv a 5250-5750 rpm
                   525 cv às 5250-5750 rpm                      
557 cv a 5250-5750 rpm *                 557 cv às 5250-5750 rpm *
Máx. torque
700 Nm em 1750-5000 rpm               700 Nm em 1750-5000 rpm
800 Nm em 2000-4500 rpm *             800 Nm em 2000-4500 rpm *
Mecanismo de peso (seco)
204 kg                                            204 kg
Consumo de combustível combinado NEDC
10,2 km/l                                       10 km/l
emissões de CO2
230 g / km                                      234 g / km
Aceleração 0-100 km / h
4,3 s                                               4,4 s
4,2 s *                                             4,3 s *
A velocidade máxima **
250 km/h                                        250 km/h

* Com pacote AMG Performance; ** limitada eletrônicamente

As melhorias no desempenho e torque que vem com o pacote AMG Performance, pode ser atribuído principalmente ao aumento da pressão máxima de sobrealimentação 1,0-1,3 bar. Diferenciação visível, é fornecida pela tampa do motor de alta qualidade em fibra de carbono genuína. O pacote AMG Performance também inclui o volante de direção AMG Performance, com Alcantara preta na área de aderência, pinças de freio pintadas de vermelho e, no caso do sedan, a verdadeira fibra de carbono no spoiler AMG, na tampa do porta-malas e o vidro traseiro elétrico cego.
Uma importante contribuição para os valores de consumo exemplar do carro, também é feita pela
transmissão esportiva MCT AMG SPEEDSHIFT de 7 velocidades. No lugar de um conversor de torque convencional, é utilizada embreagem úmida compacta. O E 63 AMG apresenta também a função Start/Stop, como padrão: este é ativo na Eficiência Controlada ("C") que pode ser ativada ou desativada usando o botão ECO na console central. Quando em modo de transmissão "C", o veículo começará sempre em segunda marcha. O sistema também irá mudar de marcha sensivelmente cedo, evitando altas rotações do motor. Um sistema de gestão do gerador com recuperação da energia de frenagem durante a desaceleração, ajuda na economia de combustível.
Dinâmica de condução: os modos de transmissão
"S" (Sport), "S +" (Sport plus) e "M" (Manual) melhoram a agilidade do carro e é bastante perceptível. Tempos de resposta mais curtos, velocidades mais altas e mais mudanças de marcha espontânea, demonstram todo o potencial do novo motor AMG V8 biturbo. Em todos os três modos de transmissão, não só o sistema Stop/Start desativado, mas, em plena carga, o sistema de gerenciamento do motor parcialmente suprime os cilindros. Esta interrupção conseguiu resultados de ignição e injeção, em mudanças de engrenagem, mais rápidas e um efeito emotivo acústico. A função automática de dupla embreagem em marcha ré, fornece o complemento perfeito.
O E 63 AMG apresenta a
suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL, com um eixo projetado especialmente para a frente: a pista foi alargada em 56 milímetros, e inclui portadores de rodas independente, para aumentar a cambagem negativa na frente, dando claros benefícios em termos de aderência ao dirigir rápido através de curvas. Outras características incluem escoras de aço de suspensão sobre o eixo dianteiro e de suspensão de ar no eixo traseiro, com um sistema automático de controle de nível. Também o padrão aqui é um sistema de amortecimento controlado eletronicamente, que ajusta automaticamente as características de amortecimento em função da situação de condução e reduz o ângulo de rotação do corpo. O resultado: ajuste ultra-rápido entre o conforto de condução ideal e a melhor agilidade  possível. O condutor pode alternar entre os três modos de suspensão, "Conforto", "Sport" e "Sport plus" ao toque de um botão.
O sistema de direção sobre a E 63 AMG também é novo: o eletromecânico AMG, sensível à velocidade de direção de esportiva, tem uma relação mais direta de 14:1 e de assistência hidráulica variável que se adapta ao modo de suspensão. O resultado: manuseio extremamente ágil em curvas. A direção também ajuda a reduzir o consumo de combustível, uma vez que o sistema de auxílio do poder só obtém energia quando o veículo está sendo realmente direcionado
Bem como as três fases do sistema ESP ® com o modo Sport, o pacote inclui um equipamento padrão de alto desempenho AMG de sistema de travagem, com tecnologia composta no eixo dianteiro. A AMG ainda mais poderosa em cerâmica de alta performance do sistema de travagem composta, 40 por cento mais leve, está disponível como uma opção. Uma excelente aderência vem como cortesia nas novas rodas AMG de 18 polegadas de liga leve com um design de 10 raios, equipado com
pneus 255/R40 R 18 na frente e 285/35 R 18 na traseira. O processo de produção "flowforming", já utilizado com o SLS AMG e o CLS 63 AMG, otimiza a durabilidade, além de reduzir o peso até 0,8 kg por roda.
Externamente, o E 63 AMG com motor novo M157 é identificável pelas suas novas rodas de liga leve e pelo "V8 BiTurbo" em seu distintivo e as asas dianteiras mais largas. Outras características incluem o reconhecimento de ajuda bodystyling AMG, com um design específico para a dianteira e traseira, juntamente com os painéis laterais e soleira AMG, além, de um sistema de exaustão esportivo AMG, com duas saídas de escape cromadas individuais.
Uma característica marcante da alta qualidade, está no interior requintadamente trabalhado no novo volante de direção AMG Performance em um design de três raios. A borda da roda, que já está sendo usado no CLS 63 AMG, é achatada na parte superior e inferior para facilitar o controle ainda melhor do veículo. Outras características que identificam o novo volante: mudança de pás de alumínio, o couro perfurados nas áreas de aderência e o design tridimensional da tampa do airbag com o
elemento de acabamento metálico "Silver Shadow". Isto é complementado pela nova alavanca de câmbio E-SELECT com emblema AMG em relevo.
Da mesma forma adotada do CLS 63 AMG, vem com display TFT tridimensional colorido no centro do velocímetro. O condutor é recebido por um logotipo AMG impressionante, logo que a porta é aberta.

Mercedes-Benz E 63 AMG 2012, ainda mais talento individual:

    * Suspensão de alto desempenho AMG RIDE CONTROL 
    
* Rodas AMG de liga leve com novo design de 10 raios, pintadas em cinza titânio com um acabamento de alto brilho, com pneus 255/35 R 19 (dianteiro) e 285/30 R 19 (traseiros) de pneus
    
*
Eixo traseiro AMG com bloqueio diferencial de 40 por cento de bloqueio de ação
    
*
Composto cerâmico AMG de alta performance de travagem
    
* Exterior com pacote AMG de carbono
    
* Elementos de acabamento AMG em fibra de carbono/verniz preto piano
    
* Iluminação AMG nos painéis de porta
    
* Pacote Driver AMG (inclui restrição de velocidade superior a 300 km/h, a participação em curso de formação de condutor na condução AMG Academy)

Com efeito imediato, mais de uma dúzia de sistemas de assistência ao condutor do E 63 AMG ajudam a evitar acidentes ou atenuar a gravidade de um acidente. Entre os novos sistemas ativos estão o Active Blind Spot Assist e Active Lane Keeping Assist. Active Blind Spot Assist avisa o condutor se os sensores de radar de curto alcance detectarem que existe um risco de colisão e deve alterar a rota do veículo. Caso o motorista ignore estes avisos e chega perigosamente perto do veículo na pista ao lado, o Active Blind Spot Assist vai intervir. Através da aplicação de força de frenagem para as rodas do lado oposto do veículo, controlado através do estágio 3-ESP ®, um movimento de guinada é criado o que contraria o curso de colisão.
Active Lane Keeping Assist está também relacionada com as 3 fases ESP ®. Este sistema entra em ação quando o motorista inadvertidamente deriva mais de uma linha sólida para a direita ou esquerda da pista. Neste caso, o Active Lane Keeping Assist freia as rodas opostas e, portanto, impede o veículo de cruzar a linha. Um display no painel de instrumentos avisa o motorista, ao mesmo tempo. Se as marcações da pista são cruzadas, o sistema controla um gerador de pulsos elétricos no volante que gera vibrações para um curto período de tempo – discreto, mas, muito eficaz. Antes ativar o sistema de travagem, o volante vibra fazendo uma advertência.
O E 63 AMG com o novo motor AMG V8 5.5 litros biturbo, está disponível nas versões Sedan ou Touring, com o lançamento no mercado a partir de setembro de 2011. Os preços de venda permanecer no mesmo nível do modelo anterior.

Fonte: Mercedes-Benz press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.