Mercedes-Benz CLS terceira geração

Mercedes-Benz CLS terceira geração

Texto original da assessoria de imprensa da MB, traduzido eletronicamente

O novo CLS é uma prévia da evolução da filosofia de design da Mercedes-Benz, facilmente reconhecível pelo design diáfano com linhas reduzidas. As características mais marcantes são a forma da grelha, cujo contorno se alarga e a frente inclinada para a frente. Outros elementos característicos são os faróis largos e baixos e os pilotos traseiros divididos em duas seções. Ao mesmo tempo, seu design assume o caráter carismático e atemporal do primeiro CLS, que criou um novo segmento de mercado e tornou-se em um curto espaço de tempo um ícone de design. O CLS terá uma nova gama de motores: grupos de seis e quatro cilindros na linha, em versões diesel e gasolina. Como o modelo antecessor, o caráter da terceira geração CLS personifica o esportivismo refinado de forma exemplar.

Com a introdução do CLS em 2003, a Mercedes-Benz fundou um novo segmento de mercado: o dos veículos que combinam a elegância eo dinamismo de um cupê com o conforto e a funcionalidade de um salão. A Mercedes-Benz lança a terceira geração, apostando mais forte do que nunca pelo caráter carismático e único do modelo. A linha da cintura arqueada, o perfil baixo e estilizado das janelas laterais e a baixa altura do compartimento dos passageiros revelam que as veias do novo modelo correm CLS cheio de sangue.

Ao mesmo tempo, é um novo exemplo da evolução do design canon com base na clareza sensual. A relevância dos sulcos e linhas no corpo foi significativamente reduzida. Além disso, são numerosos os detalhes do projeto que demonstram sua pertença à atual gama de cupês Mercedes-Benz. Suas excelentes propriedades aerodinâmicas são evidentes em um coeficiente c x de 0,26.

A gama de motores do CLS é completamente nova. Na data de lançamento, a mecânica de seis cilindros é oferecida no mercado espanhol:

  • CLS 350 d 4MATIC ( 210 kW / 286 cv, 600 Nm, consumo de combustível misto 5,6 l / 100 km, emissões de CO 2 no ciclo misto 148 g / km)
  • CLS 450 4MATIC ( 270 kW + 16 kW / 367 HP + 22 HP, consumo de combustível combinado 7,8 l / 100 km, emissões deCO 2 no ciclo misto 178 g / km) [1] .

Além dos grupos de propulsão previstos para a data de lançamento, as versões básicas dos motores a gasolina e a diesel serão introduzidas a partir do outono deste ano. Estes motores também provêm da nova geração da mecânica Mercedes-Benz e destacam-se pela sua eficiência, juntamente com um excelente prazer de condução.

Mas o CLS não é apenas desportivo, mas também confortável. Isso é demonstrado pelo trem de pouso AIR BODY CONTROL, ENERGIZING controle de conforto e sistemas de infotainment com In-Car-Office, integração de smartphones via Mercedes-Benz Link e recarga sem fio desses dispositivos. O painel de toque com controlador localizado no console central permite manipular inúmeras funções de conforto e fazer ajustes, oferecendo uma resposta tátil e acústica.

O CLS tem um equipamento padrão completo que inclui, entre outros, faróis LED de alto desempenho, rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus mais largos atrás, detector de mudança de pista, indicador de velocidade limite, visualizador de 12,3 polegadas do sistema multimídia, iluminação ambiente (incluindo difusores de ventilação iluminados), Mercedes me conecte serviços e módulo de comunicação com LTE. Além do mercado espanhol, equipamentos como: câmera traseira, banco traseiro dobrável em proporções de 40:20:40, sistema de navegação de cartão SD, molduras de cinza de porco aberto (incluindo console central) são adicionados ao equipamento padrão. ) e os serviços da Mercedes "Configurações do veículo" e "Rastreamento do veículo".

Exterior: desportivismo refinado ao estilo dos coupes Mercedes-Benz

"O novo CLS é o arquétipo dos cupês de quatro portas e tornou-se um ícone de design. De acordo com nossa filosofia de design, coletada no termo clareza sensual, optamos pelo purismo mais absoluto em seu DNA, ao mesmo tempo que lhe damos uma carga emocional e uma beleza elegante ", diz Gorden Wagener, diretor de design da Daimler AG.

Entre os detalhes mais marcantes da frente é a grelha de efeito de diamante com uma única barraca típica dos coupes Mercedes-Benz. A silhueta da grelha se abre para baixo, imitando o perfil da grade do Mercedes-AMG GT. O capô é completamente moldado pela superfície do corpo. Os faróis largos e altamente estilizados, com lados inclinados para o interior, reproduzem o design dinâmico da grelha.

As características mais características do design lateral são a cintura alta – arrumada ao longo da carroçaria – e o estilo interior baixo e estilo desportivo com quadros sem janelas. O frontal inclinado para a frente imita o perfil do nariz de um tubarão, enquanto o capô completamente integrado no corpo prolonga visualmente seu comprimento.

Uma característica típica do CLS são os ombros traseiros musculares, cuja linha se integra de forma fluida na parte traseira baixa. Entre as características distintivas dos coupes do Mercedes estão as luzes traseiras divididas em duas seções, os refletores traseiros integrados no pára-choque, a posição da placa de licença no pára-choque e a estrela localizada na tampa da bota. Sob este elemento é montada a câmera reversa, padrão para o mercado espanhol.

As luzes traseiras LED com design Edgelight produzem uma imagem tridimensional semelhante à dos faróis. A baixa posição das luzes acentua a largura do veículo.

Interior: conceito cromático homogêneo, posição de condução widescreen

O luxuoso interior do CLS Coupé é caracterizado por uma forma básica e clara que, como o design exterior, é formada por formas fluidas e sensuais. Para isso é adicionado o uso de materiais de alta qualidade e acabamentos em harmonia.

A posição de condução ampla e desportiva, bem como a combinação de cores, produzem uma agradável sensação de espaço. A linha ondulada do projeto se estende da porta da frente para a retaguarda e se abre até o alto do pilar B, reforçando a impressão de dinamismo.
Como novidade, a iluminação ambiental agora inclui difusores de ventilação iluminados, cuja forma lembra a turbina de um avião. O caráter tradicional dos assentos acentua a impressão do esporte. Como opção, é oferecida uma posição de condução widescreen com uma tela de alta resolução. As duas telas de 12,3 polegadas que compõem este equipamento são apresentadas sob um único vidro que cobre ambas as telas sem transições. O console central parece flutuar no vazio graças a um elemento de sobreposição de madeira com poros abertos ou brilhantes.

O driver pode configurar a posição de condução totalmente digitalizada de acordo com suas necessidades particulares ou a situação de condução. Para isso, são oferecidos três estilos diferentes que permitem criar um ambiente adaptado às preferências individuais, humor ou equipamentos de interior. Os estilos "Classic" e "Sport" mostram uma estrutura básica com dois tubos, enquanto o estilo "Progressive" é baseado em um instrumento central em forma de tubo.

Iluminação ambiental com 64 cores, dez conceitos de cores e dois efeitos acentuam o ambiente da sala de estar moderna. As configurações de temperatura são exibidas pelos difusores de ar iluminados.

Os assentos foram projetados exclusivamente para esta série de modelos. A superfície do assento é cuidadosamente costurada com linhas horizontais ou verticais, dependendo do equipamento. Os bancos traseiros têm uma configuração semelhante aos bancos da frente, sugerindo uma imagem desportiva de assentos individuais. No entanto, o CLS Coupé é pela primeira vez um carro de cinco lugares. Os backups podem ser removidos separadamente em relação 40:20:40 (equipamento padrão no mercado espanhol) e permitir que a capacidade básica do tronco de 520 litros seja estendida, dependendo das necessidades.

Tratamento de bem-estar em viagens longas: controle de conforto ENERGIZANDO

O controle de conforto ENERGIZING (equipamento opcional) conecta diferentes sistemas de conforto do veículo. Combina seletivamente as funções do ar condicionado (incluindo a configuração), dos assentos (aquecimento, ventilação, massagem) e aquecimento de superfícies e do volante, bem como diferentes efeitos leves e musicais, permitindo um ajuste de bem-estar bem adaptado para as preferências do cliente. Isso tem um efeito positivo sobre o bem-estar e a capacidade de concentração do motorista.

Estes seis programas podem ser selecionados:

  • Fresco
  • Calor
  • Vitalidade
  • Ambiente agradável
  • Bem-estar
  • Treinamento (três conjuntos de treinamento – relaxamento muscular, ativação muscular, equilíbrio – com vários exercícios cada).

Drive Inteligente: técnica da Classe S

A nova geração do CLS segue os passos da nova classe S de muitos pontos de vista. O CLS pode ser equipado com o pacote de assistência do driver, que inclui a geração mais moderna de sistemas de assistência de direção para auxiliar o motorista dependendo da rota. 

A oferta de sistemas de segurança e assistência de condução obedece a uma estrutura modular. O equipamento padrão inclui o assistente de frenagem ativo, o detector de mudança de pista, ATENÇÃO ASSIST, o indicador de velocidade limite e o sistema de proteção de ocupante PRE-SAFE ® . Uma novidade que também é incorporada em todos os modelos é o som PRE-SAFE ® . Este equipamento prepara os órgãos internos da orelha humana para os ruídos que podem ocorrer como resultado de uma colisão.

pacote de assistência de condução opcional inclui o assistente de distância ativo DISTRONIC, o assistente de direção ativo, o assistente de limite de velocidade ativo, o assistente de frenagem ativo com função de cruzamento, o auxiliar de manobras evasivo, o controle de ângulo ativo morto, o detector de mudança de pista ativa e o sistema PRE-SAFE ®Mais O assistente de distância ativo DISTRONIC e o assistente de direção ativo ajudam de forma ainda mais confortável a manter a distância de segurança em relação ao veículo dianteiro e a controlar a direção. É capaz de adaptar automaticamente a velocidade também nas curvas, ou quando se aproxima uma rotatória ou uma junção. O assistente ativo para mudança de pistas também foi significativamente melhorado (as funções individuais podem diferir entre os diferentes países). Se o driver desejar mudar as pistas de uma faixa com várias pistas (detectadas por meio de dados de navegação) enquanto conduzem em uma faixa de velocidade de 80 a 180 km / h, basta pressionar brevemente o sinal de mudança de direção. pacote de assistência do driver Plus também inclui PRE-SAFE ®Impulso Lateral. Este sistema desloca lateralmente os ocupantes dos bancos dianteiros para o centro do veículo e, assim, pode prepará-los para suportar as forças resultantes de um impacto lateral e reduzir o risco de lesões.

Graças aos melhores sistemas de câmeras e sensores de radar, o novo CLS pode explorar ainda mais o tráfego que o rodeia. Esta equipe também usa dados cartográficos e de navegação para calcular o comportamento apropriado.

O motorista reconhece em todos os momentos – com um simples olhar no menu "Assistência Carta" do painel de instrumentos – quais funções de assistência ele selecionou e a quais situações os sistemas correspondentes estão reagindo a cada momento. Os ícones informam-no inequivocamente, tanto na tela quanto em parte no Head-up-Display. Todas as funções agora são controladas a partir do volante.

Ao dirigir com tráfego lento nas rodovias e auto-estradas, é possível parar o CLS por até 30 segundos e continuar a conduzir automaticamente seguindo os veículos anteriores (em combinação com o estacionamento ativo).

feixe de alta ULTRA RANGE dos faróis LED MULTIBEAM gera a máxima intensidade de luz permitida pela legislação. Isso significa que o brilho das luzes da estrada não cair abaixo do valor de referência de 1 Lux até uma distância de mais de 650 metros. Outra tecnologia de segurança de ponta é a comunicação Car-to-X. As informações sobre situações perigosas detectadas por um veículo em circulação são comunicadas a todos os outros usuários de Car-to-X, para alertar os motoristas no tempo.

O trem de pouso: possibilidade de escolher entre três variantes

O novo CLS possui uma suspensão de quatro ligações no eixo dianteiro e uma suspensão de cinco ligações no eixo traseiro. O equipamento padrão consiste em um trem de pouso de conforto com suspensão mecânica e harmonização dinâmica. Como opção, é oferecido o trem de pouso DYNAMIC BODY CONTROL, que possui um ajuste desportivo básico e um amortecimento ajustável de ajuste progressivo nos eixos dianteiro e traseiro. O condutor pode escolher entre "Conforto", "Desporto" e "Desporto +" o programa de condução de sua escolha. Opcionalmente, o sistema de suspensão de suspensão a ar AIR BODY CONTROL também está disponível, que possui um sistema de amortecimento mais avançado com regulação adaptativa. Através do interruptor do programa do driver, o driver pode escolher a característica desejada do veículo, do confortável ao desportivo.

Nova gama de motores com tecnologia EQ Boost e rede de bordo de 48 volts

A terceira geração do CLS vai à venda com uma gama de motores completamente novos. Na data de lançamento, grupos de seis cilindros são introduzidos on-line, em versões de diesel e gasolina. Outra característica típica do cupê de quatro portas é a ampla gama de modelos 4MATIC.

O novo motor diesel montado no CLS 350 d possui 210 kW / 286 HP de potência e 600 Nm de torque. Entre os atributos destacados desta versão estão o processo de combustão com pistões de cavidade escalonada, a sobrealimentação do turboalimentador de dois estágios e o primeiro uso do controle variável das válvulas CAMTRONIC. O design da construção é caracterizado pela combinação de blocos de motor de alumínio e pistões de aço, bem como revestimentos de cilindros com revestimento NANOSLIDE ® melhorado. Todos os componentes relevantes para uma redução eficiente das emissões são montados diretamente ao lado do motor.

O mecanismo mais poderoso é a mecânica de gasolina de seis cilindros. O novo grupo de seis cilindros em linha com a assistência elétrica através do EQ Boost (alternador de iniciação integrado) e rede elétrica de 48 volts é incorporado nesta gama no CLS 450 4MATIC. Os seus dados de potência: 270 kW / 367 HP e 500 Nm, aos quais são adicionados temporariamente outros 250 Nm de torque e 16 kW/ 22 HP de energia fornecida pelo sistema EQ Boost. O motor elétrico integrado ao sistema EQ Boost suporta o motor de combustão interna ao acelerar, permite dirigir sem a ajuda do motor de combustão (modo de planejamento) e alimenta a bateria através de uma recuperação de energia de alta eficiência. Isso permite beneficiar de economias de consumo que, até agora, eram reservados para veículos com tecnologia híbrida de alta tensão. Em suma, o novo motor em linha de seis cilindros permite aproveitar os benefícios de um grupo de oito cilindros com um consumo muito menor. O CLS 450 4MATIC incorpora um filtro de partículas como padrão.

Desempenho e eficiência: o Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC +

O novo Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC + (consumo de combustível misto 8,7 l / 100 km, emissões de CO 2no ciclo misto 200 g / km) combina um design desportivo com desempenho dinâmico e alta eficiência. Seu núcleo é um novo motor eletrificado com 3,0 litros de deslocamento e sobrealimentação dupla por meio de um turbocompressor de gases de escape e um compressor elétrico adicional. O motor de seis cilindros em linha desenvolve 320 kW (435 cv) e fornece um torque máximo de 520 Nm. O alternador de inicialização EQ Boost pode fornecer brevemente até 16 kW (22 HP) de energia e 250 Nm de torque adicional, e também assume a fonte de alimentação da rede de bordo de 48 volts. Outros destaques técnicos incluem a mudança de nove engrenagens AMG SPEEDSHIFT TCT e a variável totalmente variável AMG Performance 4MATIC + tração integral.

Os modelos do novo CLS:

  CLS 350 d 4MATIC CLS 450 4MATIC Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC +
Cilindros, número / arranjo 6 / L 6 / L 6 / L
Deslocamento (cm 3 ) 2.925 2.999 2.999
Potência nominal (kW / CV) 210/286 270/367 320/435
Aumento de EQ de potência adicional (kW / CV) 16/22 16/22
Binário nominal do motor (Nm) 600 500 520
Consumo misto (l / 100 km) [2] 5.6 7.8 8.7
Emissões de CO 2 no ciclo misto (g / km) 2 148 178 200
Aceleração 0-100 km / h (s) 5,7 4,8 4,5
Preço a partir de (euros) [3] 77.500 77.400 nd


In-Car-Office: o escritório sobre rodas

O serviço "In-Car-Office" da Mercedes me permite que os drivers da CLS utilizem a ferramenta de automação de escritório diretamente no veículo e acessem dados importantes. "In-Car-Office" determina, por exemplo, os dados de localização correspondentes às entradas no calendário e as transfere automaticamente para o sistema de navegação do veículo. Além disso, com base em uma entrada na agenda, o usuário pode estabelecer uma chamada de conferência com outros participantes. Nesse caso, o sistema também pode reconhecer automaticamente o código de acesso e marcá-lo na mesma operação.

Edição 1: uma jóia especial para acompanhar o lançamento

A exclusividade do CLS pode ser aumentada ao optar pela Edição 1, que estará disponível por um ano a partir da data de lançamento para o mercado. O modelo especial incorpora inúmeros equipamentos de luxo como padrão, que estarão disponíveis apenas no âmbito da oferta da edição 1. Estes incluem o conceito COBRE ART interior, que inclui assentos estofados em nappa preto pérola com uma seção central em design de diamante. e detalhes de cores de cobre, costura contrastante de cobre na consola central, assentos, braços, painel e guarnição da porta, bem como uma grade excepcional com efeito de diamante com pinos e insertos em cromo mate com reflexões em cobre. A edição 1 pode ser combinada com todos os motores disponíveis.

O exterior é baseado na Linha AMG. Alguns recursos distintivos desta versão são os faróis LED MULTIBEAM padrão e as rodas de liga leve AMG de 20 polegadas em design multi-falantes, preto com uma aba polida de alto brilho. Este modelo especial também é reconhecido a olho nu pela distintiva edição 1 nos pára-lamas dianteiros.

O interior também é baseado na linha AMG e, adicionalmente, inclui os seguintes destaques, entre outros:

  • suporte de instrumento estofado em preto napa
  • consola central e elemento decorativo no suporte do instrumento em madeira de cinza de poro aberto preto
  • Relógio analógico no design IWC com discagem exclusiva
  • chave de veículo preto brilhante e quadro decorativo de cromo brilhante
  • iluminação ambiente em 64 cores, incluindo difusores de ventilação iluminados
  • pacote do espelho retrovisor
  • pacote de memória
  • dobrando os encostos separados em relação a 40:20:40
  • tapetes com placa da Edição 1 e guarnição de cobre
  • Edição distintiva 1 cromada na consola central e indicação Edição 1 na tela inicial.

Samoel Weck

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.

Related Posts

Read also x