Mini Challenge: Velopark é o novo desafio dos brasilienses Eduardo Taurisano e Raphael Reis

Postado por -

A transição das pistas de kart para os autódromos é um dos maiores desafios na carreira de um piloto de competição. É a fase que estão vivendo, por exemplo, os pilotos brasilienses Eduardo Taurisano e Raphael Reis – que em 2012 deixaram a categoria berço da velocidade e são os únicos representantes do Distrito Federal no Mini Challenge, torneio que acompanha a temporada da Stock Car.

Além da adaptação aos circuitos de dimensões maiores, Taurisano e Reis também seguem aprendendo a pilotar um carro que chega a ser 10 vezes mais pesado que um kart: 1.150 kg do Mini Cooper usado na categoria contra uma média de 170 kg de peso no kart.

O próximo desafio da dupla brasiliense será no próximo final de semana (04 a 06/5), quando os pilotos viajam até o autódromo do Velopark, no Rio Grande do Sul, para a terceira etapa da temporada. Em mente: o objetivo de repetir a boa apresentação da segunda etapa – realizada em Curitiba – e finalizar as corridas entre os 10 primeiros. Na capital paranaense, Eduardo Taurisano cruzou a linha de chegada da segunda bateria na oitava colocação, mas ficou com o 12º posto no resultado oficial em virtude de uma punição de 20 segundos.

Nesse trabalho de aprendizado, a dupla brasiliense conta com a orientação de um dos nomes mais experientes do automobilismo na capital federal: Ítalo Carrareto, ex-piloto que foi o responsável pelo início de aprendizado de Yann Cunha, hoje na World Series by Renault.

"Estamos fazendo um bom trabalho de adaptação aos carros de turismo, e neste sentido a parceria com o Ítalo Carrareto tem sido essencial. Estamos encurtando o caminho do aprendizado e isso tem se refletido na nossa confiança e, também, nos primeiros bons resultados", avaliou Taurisano.

Como preparação para a etapa do Velopark, Carrareto promoveu, na última quinta-feira, uma bateria de testes para os dois pilotos no autódromo de Brasília. Como os testes particulares com os carros da Mini Challenge não são permitidos pelo regulamento, Taurisano e Reis pilotaram um modelo de tração dianteira – que mais se aproxima dos modelos da competição.

"O objetivo de realizarmos um treino no dia imediatamente anterior ao início das atividades de pista no Velopark é, justamente, chegar ao circuito com os reflexos em dia, e com a cabeça focada no trabalho. Tanto o meu objetivo quanto o do Eduardo é seguir carreira em categorias de turismo, e o fato de corrermos juntos, supervisionados por um profissional com muita experiência, faz parte do caminho que trilhamos para o nosso aprendizado", destacou Raphael Reis.

Os treinos da Mini Challenge do Velopark começam nesta sexta-feira com a primeira sessão marcada para 9h10. Ao todo serão três corridas no fim de semana: as duas primeiras no sábado (10h15 e 14h45) e a última no domingo, com largada marcada para às 10h55.

Leia também:

Kartódromo de Cascavel será reinaugurado amanhã

Opel Junior, ou Alegra, ou Adam….

Honda convoca 3.314 proprietários da CB 300R para recall

Fonte: Inova Comunicação

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.