MS – Prefeitura vai investir R$ 12 milhões em câmeras, novos semáforos e central de monitoramento do trânsito

Postado por -

Nos próximos 45 dias, a Prefeitura deve concluir o processo de licitação para implantar uma central de monitoramento do trânsito, substituir 110 semáforos e adquirir cinco câmeras que serão usadas no controle do sistema viário, um investimento de R$ 12 milhões. As câmeras vão ser instaladas em pontos críticos do trânsito, incluindo os cruzamentos das avenidas Mato Grosso e Via Parque; Afonso Pena com Rui Barbosa; Afonso Pena/Rubens Gil de Camillo e na avenida Eduardo Elias Zahran.

O sistema será ampliado com a implantação dos corredores exclusivo do transporte coletivo, que terão câmera para evitar a circulação de veículos de passeio. “As câmeras serão usadas basicamente como ferramenta de gerenciamento do sistema viário, não como elemento de prova para comprovar infrações de trânsito”, explica o diretor da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Júnior.

Na prática, isto significa, segundo Janine Bruno, diretor de Trânsito da Agetran, que as câmeras vão permitir ações pontuais para garantir maior fluidez no trânsito. “Vamos poder regular o tempo dos semáforos conforme o fluxo do tráfego. Nos casos de acidentes ou mesmo de pane da sinalização, será possível deslocar um agente para orientar o trânsito no local”. Hoje a regulação semafórica é feita por meio de GPS.

A troca de 110 dos 340 semáforos existentes é considerada, pelos técnicos, fundamental para garantir maior fluidez ao sistema viário. “Nossa sinalização é antiga e, por isto, muito mais sujeita a panes, especialmente nos dias de chuva”, explica Janine. Os novos equipamentos vão garantir a expansão do sincronismo que já existe na área central da cidade.

Fonte: capital.ms

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.