No quintal de casa, Gaúcho do Mini Challenge venceu todas

Postado por -

A terceira rodada tripla da temporada 2012 do MINI Challenge Cup foi encerrada neste domingo (6/5), no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Vitor Genz, que havia vencido as duas provas anteriores, ganhou mais uma, a sexta consecutiva. José Mário Castilho completou em segundo, seguido por Raphael Abbate, Eduardo Scheer e Gabriel Correa. O resultado garantiu a manutenção do gaúcho Genz na liderança do campeonato.

“Foram três corridas muito disputadas, todas tiveram seu momento difícil, mas consegui segurar e vencer em casa. Não tive o carro mais rápido do final de semana, mas tive a felicidade de não cometer erros. Aqui é difícil de ultrapassar e essa dificuldade acabou me ajudando bastante”, comentou o líder do campeonato.

A terceira prova teve a largada mais disputada do final de semana. Raphael Abbate se deu bem, largou em sétimo, ultrapassou três adversários logo na saída e, ao final da volta de abertura, já ocupava a quarta posição. O terceiro era Cristian Mohr, com Castilho em segundo e Genz na frente. O grupo formado por esses quatro pilotos começou a abrir boa vantagem em relação aos demais. Até que na sexta volta Cristian Mohr sofreu uma punição por queima de largada, sendo obrigado a entrar nos boxes para um drive through.

Com isso Abbate herdou o terceiro posto. “Larguei bem, pulei pra quinto e logo depois ultrapassei o Hanashiro. Em seguida fui beneficiado pela punição ao Cristian Mohr e assumi o terceiro lugar. Estou muito feliz. No sábado sofri um toque logo no começo da primeira prova e na segunda tive um problema de câmbio. Então, depois de enfrentar todos esses problemas, estou muito feliz por ter conseguido esse bom resultado”, comentou Raphael Abbate.

A corrida seguiu com os três pilotos abrindo vantagem, já que Mohr voltou da punição em nono. A liderança de Vitor Genz só foi ameaçada na última volta, quando José Mário pressionou, colou em Vitor, mas não conseguiu ultrapassá-lo. Ao cruzar a linha de chegada, a diferença entre líder e segundo colocado foi de apenas dois décimos.

“Ontem eu estava mais rápido que o Vitor, pois meu pneu gastou menos que o dele. Como hoje todos estávamos com pneus dianteiros novos, consegui andar perto, mas sem condições de ultrapassar em nenhum momento. A exceção foi a última volta, quando ele deu uma bobeada e eu consegui atacar, mas não foi possível. O carro dele tem uma boa saída de curva e nesse circuito é muito difícil ultrapassar, por isso acredito que nossos resultados foram bons”, comentou Castilho, que corre em dupla com Matheus Castro.

A próxima etapa da categoria será disputada em Londrina, nos dias 30 de junho e 1º de julho. “Estou muito bem na pontuação do campeonato, mas Londrina é uma pista muito difícil, por conta das diferenças de nível. Com o peso de 50 quilos de lastro que vou carregar lá, com certeza será muito difícil vencer”, finaliza Genz.

Veja como terminou a corrida deste domingo:

1. Vitor Genz – 25 voltas em 27min06s775
2. Castro/Castilho – a 0.265
3. Raphael Abbate – a 2.216
4. Eduardo Scheer – a 3.347
5. Correa/Peixoto – a 13.089
6. Amaral/Wolfart – a 24.672
7. Plautos Lins – a 25.056
8. Leonardo Fortunato – a 33.890
9. Cristian Mohr – a 54.658
10. Rodrigo Hanashiro – Não completou
11. Giaffone – Não completou
12. Rolf Gemperli – Não completou

Classificação do campeonato:
1) Vitor Genz, 199
2) José Mário Castilho, 144
3) Matheus Castro, 141
4) Raphael Abbate, 134
5) Rodrigo Hanashiro, 88
6) Yuri Alves, 74
Cristian Mohr, 74
Eduardo Scheer, 74
9) A. Amaral/M. Wolfart, 68
10) A. Fortunato/W. Freitas, 66
11) Gabriel Correa, 63
12) Kreis Júnior, 47
13) Rolf Gemperli, 41
14) Franco Giaffone, 37
15) Luis Matheus de Castro, 36
16) Zander Fabio, 29
Furlanetto/Castro/Augusto, 29
Plautos Lins, 29
19) Rafael de Sá/Carlos Taurisano, 21
Leonardo Fortunato, 21
21) Luis Augusto, 11
22) Oswaldo Scheer, 2

Fonte: Mini Challenge Press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.