No Rally dos Sertões Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin lideram entre os Carros

Postado por -

Depois dos dois primeiros dias de provas do Rally dos Sertões, a grande atração no estado de Goiás é a Família da Poeira. Afinal, Reinaldo Varela (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) vem dominando a categoria Carros, vencendo o Prólogo no sábado e a Especial de domingo com larga vantagem – 5min43s, e os seus filhos Rodrigo, Gabriel e Bruno colocando-se entre os primeiros na categoria UTV.

“Foi tudo bem, andamos em ritmo forte. O carro está bom e vamos continuar imprimindo um ritmo forte para poder ter uma folga. Afinal, este rally é muito duro, com competidores muito bons e precisamos ter uma margem de segurança para qualquer eventualidade no percurso”, comentou Varela, que no ano passado, ao lado do navegador Gustavo Gugelmin só não venceu duas Especiais de toda a competição, pois teve um pneu furado e uma punição por infringir a velocidade máxima permitida em uma das zonas de radar.

Entre os UTV, o primogênito do bicampeão mundial está na terceira posição na classe Turbo. Rodrigo (Can-Am/Blindarte) tem usado a sua experiência no Rally dos Sertões para ir poupando o seu Can-Am Maverick. “Estou fazendo uma prova muito boa e bem consciente. Tomei bastante cuidado nas lombas que eram muito altas e tentei poupar o meu Can-Am Maverick Turbo ao máximo para estes primeiros dias do Sertões. Agora vamos andar um pouco mais forte para recuperar um pouco o tempo. Ainda temos muito rally pela frente”, planeja o atual líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que tem João Arena como navegador.

Depois de terminar o Rally dos Sertões do ano passado na terceira posição na categoria Quadriciclos, Gabriel (Can-Am/Blindarte)está estreando na categoria UTV e já consegue outro excelente desempenho, ocupando a terceira posição na classe Super Production, apenas seis centésimos de segundo atrás do vice-líder.

“Foi dentro de nossa expectativa. Usamos este começo para testar o Can-Am Maverick 1000 XRS e para eu me entrosar com o Gabriel Morales, meu navegador, uma situação nova para mim. Tive só um problema com o Sentinel, que disparava o tempo todo e ai eu ia parando para ver se não vinha carro para me ultrapassar. Com isto, seguramente perdi mais de um minuto, mas já tá tudo solucionado”, relatou.

O caçula Bruno Varela (Polaris One/Blindarte), além de estrear nas competições nesta temporada, pela primeira vez está pilotando um equipamento mais forte (Polaris RZR XP 1000), da classe Super Production, e ainda andando pela primeira vez com navegador, o piloto de motos Maickon Padilha, estreante nesta nova função. Mesmo assim eles estão com belo desempenho, ocupando a décima posição em sua classe.

O Rally dos Sertões começou no sábado (01/8) com o Prólogo em Goiânia(GO), e termina no próximo sábado (08/8) em Foz do Iguaçu (PR), depois de atravessar também os Estados de Mato Grosso do Sul e uma pequena parte de São Paulo para percorrer 2.875,79 quilômetros.

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.