Nova BMW Série 1 2012

Postado por -

A segunda geração da BMW Série 1 está toda nova e ocupa um nicho distinto dentro do seu segmento, oferecendo uma combinação única e gratificante de condução da melhor qualidade, estética e tecnologia inovadora. Continua a ser o único carro com tração traseira em sua classe, e com uma gama de motores avançados à gasolina, TwinPower, e motores diesel. O novo BMW Série 1 oferece uma proposta ainda mais esportiva, mas eficientes. Isto é ainda potencializado pelas tecnologias da BMW EfficientDynamics, como padrão. Mais longo e mais largo que o modelo que substitui, o novo carro fornece simultaneamente elegância, estilo esportivo, enquanto que  o aumento das dimensões da cabine, deram mais conforto em um interior todo novo.

O novo BMW Série 1 vai à venda na Europa já em setembro, com uma escolha de três motores à diesel e dois motores à gasolina.

ModeloCV Torque 0 – 100km/sVel.Máx.Consumo km/l Emissão de CO²
BMW 116i
1362208.5 21121132
BMW 118i 1702507.4 22720,5137
BMW 116d 11626010.3 20127117
BMW 118d 1433208.9 21427118
BMW 120d 1843807.2 23027119

Emocionante, design elegante e inovador
O estilo elegante e dinâmico da segunda geração do BMW Série 1, vem 83 milímetros mais longos, 14 milímetros mais largo e
com distância entre eixos 30mm maior, criando um design ainda mais esportivo. O layout do sistema de transmissão, com um motor montado longitudinalmente em linha na parte dianteira e traseira wheeldrive, é único no segmento de compactos. Isto não só melhora a manipulação do Série 1, mas também se reflete em seu design, com proporções típicas BMW: um capô longo e distância entre eixos, e uma cabine de set-back.

Este projeto jovem e animado é dominado pela frente, com grade BMW grandes em forma de rim, com a ousadia na forma de das unidades de farol e das três seções de admissão de ar. A grelha é inclinada para a frente, enfatizando sua postura esportiva.

Visto de perfil, as proporções dinâmica do novo BMW Série 1 são ainda mais evidentes. A linha do teto, ligeiramente inclinado, esportivo, janela traseira angulada e janelas laterais planas, dão ao carro o aspecto de um coupé, enquanto que o Hofmeister se estende até o C-pilar. A abertura da porta traseira larga, dá um bom acesso aos bancos traseiros. O conjunto de arcos largos de roda, reforçam ainda mais a impressão poderosa criada.

EfficientDynamics: conseguir mais com menos combustível
O BMW Série 1 continua como líder de mercado através do seu conjunto de tecnologias EfficientDynamics, com ampla utilização de sistemas de gestão de energia inteligente, incluindo a função Auto Start-Stop em ambas as transmissões manuais e automáticas – o último, o primeiro-in-class, com oito velocidades. Um modo ECO PRO, ativado, usando o Drive Performance Control (incluído como padrão), é um novo recurso sobre as BMW’s, que ajusta vários sistemas a bordo para maximizar a eficiência. Quando em modo ECO PRO a resposta do acelerador é ajustada para incentivar um estilo de condução mais econômica. A economia extra criada no modo ECO PRO é alimentada de volta para o motorista, mostrando o número de milhas adicionais alcançadas.

Numa data não definida, será ampliada a Série 1, com a introdução do modelo BMW 116D Efficient Dynamics. Este modelo exclusivo irá gerar uma potência de 116 cv, enquanto produz um consumo médio de combustível incrível, fazendo até 32 km/l, mas ao mesmo tempo com emissões de apenas 99 g/km de CO2.

O interior: acabamento premium, linhas dinâmicas, cockpit driver-friendly
O interior do novo BMW Série 1 apresenta uma combinação leve e jovem, de características típicas de design da BMW e tratamentos inovadores, criados com superfícies de alta qualidade, materiais acabamentos de precisão . O foco para o motorista BMW, são característica evidente, exibindo os controles do painel de instrumentos no centro.

Tendo em conta o adicional de comprimento e largura do novo modelo, não é nenhuma surpresa que o interior ofereça um maior conforto para todos os ocupantes do que seu antecessor. Não é apenas o motorista que está em um ambiente esportivo mais confortável, mas os passageiros do banco traseiro também beneficiar de um adicional de 20 milímetros para as pernas.

Além disso, o espaço de armazenamento e porta-objetos, receberam um cuidado especial, com grandes bolsos na porta da frente, dois porta-copos no console central e porta-luvas espaçoso.

O novo BMW Série 1 tem um adicional de 30 litros de espaço para bagagem em relação ao seu antecessor, levando o total para um generoso porta-malas de 360 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, isso pode ser aumentado em até um máximo de 1.200 litros, com a vantagem adicional de uma superfície de carga plana.

O revolucionário sistema iDrive da BMW, está disponível de série em carros com especificação SE acima, composto de um controlador no console central, botões favoritos e um autônomo, monitor com tela plana de alta resolução de 6,5 polegadas. Este sistema é utilizado para todas as funções de informação, entretenimento, telecomunicações e  navegação por satélite.

Transmissão
Pela primeira vez, um BMW com motor a gasolina de quatro cilindros foi equipado com a tecnologia Turbo TwinPower. A nova unidade de 1,6 litros possui um turbocompressor twin-scroll, uma elevada precisão no sistema de injeção direta, VALVETRONIC controle variável de válvulas e duplo comando de válvulas variável VANOS. Além disso, o novo motor apresenta tecnologias BMW Efficient Dynamics, que visa aumentar continuamente o prazer da condução, reduzindo o consumo de combustível e emissões.

O BMW 118i produz uma potência máxima de 170cv às 4800 rpm e um binário máximo de 250Nm. O torque máximo é atingido entre 1.500 rpm e 4.500 rpm, demonstrando a flexibilidade deste novo motor. Não é nenhuma surpresa, portanto, que o 118i vai de zero à 100km/h em apenas 7,4 segundo, passando a uma velocidade máxima de 227 km/h. A eficiência deste novo motor é provada através de um consumo combinado fazendo 20,5 km/l, e as emissões de CO2 de apenas 137g/km. Confira acima os dados das outras versões de motores.

O novo BMW Série 1 está disponível com transmissão manual de seis velocidades ou uma transmissão de oito velocidades automática. O último está disponível na configuração Sport, com mais mudanças de marcha dinâmica e pás no volante.

Suspensão do eixo dianteiro é de duplo conjunto cross-struts, o alto teor de alumínio da estrutura efetivamente reduz a massa não suspensa, enquanto os níveis de ruído também foram reduzidos e o desempenho melhorou. Na traseira, um arranjo cinco-ligação avançado é usado, enquanto a direção eletromecânica oferece excelente precisão, sem interferência do sistema de transmissão.

Um conjunto de sistemas eletrônicos aumenta tanto o prazer de condução e segurança. Estes incluem opcionais variáveis esportivas de direção; Auto-Controle de Estabilidade (DSC), incluindo Controle Dinâmico de Tração (DTC) e um diferencial traseiro fechando eletrônicamente como padrão. DTC é ativado no modo DSC desligado, aplicando força de frenagem a qualquer roda traseira para manter a tração através de um lado .

Além disso, um corpo altamente resistente à torção aumenta a capacidade de resposta e de proteção dos passageiros, e é complementado por uma gama completa de equipamentos de segurança, incluindo frontais, laterais e airbags de cabeça.

Aumento da especificação padrão e opções de personalização
O novo BMW Série 1 oferece o elevado nível de equipamento de série e uma vasta gama de opções que se espera de um carro do segmento premium. A especificação padrão consiste em acessórios no interior prata acetinado e revestimento de tecido, com mais acabamentos interiores e painéis opcionais, assim como os assentos de couro Dakota ou os bancos esportivos. Três padrões e cinco cores metálicas na pintura exterior estão disponíveis a partir do lançamento. Outras adições à especificação de série do novo BMW Série 1, inclui um volante de couro, escape cromado e partida sem chave.

A especificação SE adiciona um monitor de tela plana de alta resolução de 6,5 polegadas, com operação através de um controlador iDrive, facilidade de mãos-livres Bluetooth com interface USB de áudio e uma função multi-volante com função de limitação da velocidade.

O BMW modelo Sport, inclui exclusivos bancos esportivos, volante esportivo em couro de alto brilho, interior com guarnição preta e coral vermelho ou detalhes em cinza e uma série de outros elementos de design cuidadosamente selecionados. Recursos externos incluem, rodas esportivas exclusivas de 17 polegadas em liga leve, tubo de escape Dark Chrome e grade da frente em preto de alto brilho, entrada de ar central e laterais e pára-choques traseiro especial.

BMW ConnectedDrive
O novo BMW Série 1 oferece uma seleção abrangente e única (para um carro compacto) de sistemas de driver opcionais de assistência e serviços de mobilidade. Estes incluem feixe de alta Assistant, faróis adaptativos, Park Assist, invertendo Assist Câmara, Lane Departure Warning, incluindo aviso de colisão, cruise control com função de freio, limite de velocidade e informação de passagem. Além disso, os ocupantes podem se beneficiar de conectividade à internet, smartphone e integração do leitor de música, informações de tráfego em tempo real, bem como a rádio web, o Facebook e o Twitter apps.

 

Fonte: BMW press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.