Nova BMW Série 6 Cupê 2012

Postado por -

Agora em sua terceira geração, a nova BMW Série 6 Coupé leva do conceito luxo 2 +2 um passo adiante, combinando conforto e design elegante, com desempenho esportivo em um nível ainda mais alto. A BMW Série 6 Coupé apresenta um teto coupé arrebatador, enquanto o capô longo, traseira curta, distância entre eixos longa e linha de cintura plana, que incorporam as proporções típicas de um coupé BMW mais do que qualquer outro modelo.

Dois motores a gasolina excepcional BMW turbo e um motor diesel twin turbo, um chassis recém-desenvolvido e uma série de classe de líder de tecnologia de assistência ao motorista garantem que a nova BMW Série 6 Coupé está cheia de substância, enquanto o espaço interior e o conforto foram aprimorados.

Modelo                     Hp    Torque Nm   0 – 100 km/h         Vel. Máx       Consumo              Emissões de CO2
BMW 650i Coupé    407       600              4,9                    250km/h *         11,3                         246
BMW 640i Coupé    320       450              5,4                    250km/h *         15,3                         181
BMW 640D Coupé  313       630               5,5                    250km/h *         21,8                         145
* Eletronicamente limitada

Projeto

O novo BMW Série 6 Coupé apresenta um longo capô, com o já tradicional BMW "nariz de tubarão", com uma grande grade inclinada para a frente, ​​entradas de ar largas, amplas contornos e arcos de roda muscular, fazem alusão ao potente motor de baixo do capôo. Inspirado pelo movimento da água, as linhas de fluidos do carro combinam com as superfícies curvas sutis para criar uma aparência de elegância atlética, que juntamente com o aumento 74 milímetros de comprimento e 5 milímetros menor altura, cria uma posição poderosa.

Linhas de caráter que se estende a todo o comprimento do corpo define a visão lateral do BMW Série 6 Coupé. O capô longo e liso, alonga a silhueta, enquanto o teto desce em uma linha fluida, combinando com o corpo, dando uma forma elegante ao coupê, enquanto as portas sem moldura e cromo na borda da janela do lado, realça as linhas do tipicamente "BMW Hofmeister kink".

Por trás, cavas das rodas salientes e linhas horizontais realçam a faixa larga do novo BMW Série 6 Coupé, aludindo ao seu desempenho esportivo e comportamento em estrada impressionante. Duas partes nas lanternas traseiras dão o típico BMW uma forma de "L" acende um particula esportivo de ponta e dinâmico. Dentro das unidades, duas tiras de LED movidos a luz criam um olhar marcante de noite. Os indicadores e luzes de freio traseiro também usam unidades de LED.

Mais longo, mais baixo e mais largo, o carro novo é maior em todas as dimensões que o seu antecessor, exceto altura, onde agora fica meio centímetro mais próximo do chão. Em 4.894 milímetros de comprimento, o novo modelo é 74 milímetros mais longo que seu antecessor, enquanto a distância entre eixos foi esticada de forma semelhante, a 2.855 milímetros. O carro também cresceu 39 milímetros de largura, e agora mede 1.894 milímetros de diâmetro, enquanto que cinco milímetros foram tirados na sua altura.

Como padrão o novo BMW Série 6 Coupé está equipado com faróis de xenon que têm duplo olhar BMW, com elementos de alta qualidade de cromo, como as luzes de nevoeiro que consiste de uma seqüência de três unidades de LED, nas bordas externas do pára-choque dianteiro, que acentuam a largura do carro.

O interior: à medida de luxo para quatro

Apesar de sua baixa estatura, o novo 2 +2 BMW Série 6 Coupé oferece maior espaço na parte dianteira e traseira e ajuste da altura do motorista e passageiro da frente agora cobrem uma gama maior também. Bancos traseiros individuais, também proporcionam aos passageiros mais conforto na viagem.

Em sintonia com o resto do desempenho otimizado do carro e um maior conforto, o novo BMW Série 6 Coupé está equipado com o recém-desenvolvido assentos leve, com um sistema de cinto de segurança integrado e função de entrada fácil para o compartimento dos passageiros traseiros: um toque breve de um interruptor move automaticamente o assento o mais à frente possível. Bancos desportivos e bancos Comfort podem ser instalado como uma opção também. O porta-malas pode acomodar 460 litros de bagagem.

Drivetrain

O novo BMW Série 6 Coupé está disponível com dois motores a gasolina e um motor a diesel: o 650i, respectivamente, 640i e 640D.

Motor diesel do mundo esportivo é um 3.0 litros twin-turbo com seis cilindros em linha, produzindo 313hp a 4.400 rpm e 630nm de torque a partir de apenas 1.500 rpm com a ajuda do turbo de geometria variável de carregamento. A BMW 640D Coupé é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 5,5 segundo, chegando a uma velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente.

Ele alcança este desempenho com a ajuda de turbo compressores sequenciais, um menor que o outro, que fornecem uma onda quase contínuas de torque a baixas rotações. Um arranjo complexo de abertura de resíduos no escapamento, asseguram a transição gradual de um turbo para outro. A BMW 640D Coupé é equipado de série com uma transmissão de oito velocidades automática com Auto Start-Stop e "flaps ar" ativados por trás da grade.


O novo motor 4.4 litros de oito cilindros do modelo 650i é o único que a cinta de turbo compressores são posicionados na área "Vshaped" entre os bancos do cilindro. Este projeto resulta em embalagens mais eficientes e uma maior eficiência do motor. A potência máxima de 407 hp é desenvolvida entre 5500 e 6400 rpm, com torque máximo de 600Nm disponível entre 1.750 e 4.500 rpm.

O novo BMW 650i Coupé tem o sprints de zero a 100 km/h em 4,9 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente 250 km/h. Com consumo e emissões na tabela acima.

Comparado com carros equivalente, o modeloo 650i tem um desempenho melhor

Carro                               Potência     Torque     sprint 0-100km/h

BMW 650i Coupé               407            600                  4,9
Jaguar XK Coupé V8 5,0    380            515                  5,6
MercedesBenz SL500        383            530                  5,4 


O motor de seis cilindros em linha do 640i Coupé do novo BMW utiliza a tecnologia turbocharger única, ao lado de injeção direta de gasolina com "VALVETRONIC", controle de válvula totalmente variável. Isso permite que a unidade 3.0 litros desenvolva uma potência máxima de 320hp a 5.800 rpm e torque máximo de 450 nm entre 1.300 e 4.500 rpm. Este motor impulsiona o BMW 640i Coupé de zero a 100 km/h em 5,4 segundos e para uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h. O modelo tem uma incrível economia de combustível e baixa emissão de CO2, conforme tabela acima.

"EfficientDynamics"

Tecnologia de economia de combustível chamado ECO modo PRO é oferecido na Série 6. Por um toque o "Controle Dinâmico Unidade modo ECO PRO" o botão de ajustes do sistema de gestão do motor, o mapeamento do acelerador e características do câmbio para favorecer um ambiente descontraído  e estilo de condução. Ao mesmo tempo, o uso de energia para as funções eletronicamente operadas, tais como controle de temperatura, é regulada para garantir a máxima eficiência. Um display no painel de instrumentos mantém o motorista informado sobre os níveis de eficiência energética a ser alcançados para incentivar um estilo de condução econômica.

Como em todos os BMWs, a nova Série 6 Coupé vem de série com "BMW Efficient Dynamics", medidas para reduzir consumo de combustível e emissões. Além dos recursos de destaque no 640i Coupé e Coupé 640D, todos os modelos têm tecnologia, tais como "Brake Energy Regeneration", direção assistida eléctrica (EPS), a operação "needbased dos componentes auxiliares e de construção leve e inteligente, para garantir a máxima eficiência como padrão.

Transmissão

Uma caixa de automática esportiva de oito velocidades é equipamento de série em todos os três modelos, e sua ampla gama de relações oferece um equilíbrio perfeito entre força, desempenho de corrida, velocidade de cruzeiro refinado e alta eficiência.

Chassis

O chassis recém-desenvolvido do novo Coupé vem de série com controle "Dynamic Drive", que permite ao motorista escolher qual a resposta que eles querem da caixa de velocidades, direção e acelerador, enquanto o sistema "Adaptive Drive" está disponível como uma opção de controle elétrico dos amortecedores e estabilização.

Fonte: BMW press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.