Nova Mercedes-Benz SL Roadster 2013

Postado por -

Com o SL completamente remodelado, a Mercedes-Benz continua uma tradição que começou há 60 anos. As letras "SL", desde então, tem sido sinônimo de uma simbiose de estilo, esportividade e conforto – e inovações revolucionárias. O novo Mercedes-Benz SL foi produzido, pela primeira vez, quase que inteiramente em alumínio e pesa até 140 kg menos do que seu antecessor. Sua carroceria altamente rígida em alumínio fornece a base para a manipulação ágil e esportivo, que foi levado a um nível inteiramente novo, juntamente com características novas de conforto e condução. Para uma dinâmica de condução ainda melhor, vem como cortesia os novos motores BlueDIRECT, eles são mais poderosos ainda, ao mesmo tempo até 29% mais econômico do que os motores da geração anterior. Outros novos recursos incluem o sistema FrontBass, que transforma o carro esportivo de luxo em uma sala de concertos, independentemente de a capota está aberta ou fechada, e os pára-brisas de alta eficiência adaptativa limpam  e lavam automaticamente através do sistema CONTROL VISION MAGIC.

Comparado com seu antecessor, a nova Mercedes-Benz SL oferece conforto consideravelmente maior e mais esportividade, estabelecendo novos padrões na classe roadster de luxo. Adicionado as adequações para o lazer sem compromisso,  o SL é um incomparável carro para o dia-a-dia, destaque entre os carros esportivos.

Mais leve e mais rígida: sofisticada carroceria totalmente em alumínio

A carroceria de alumínio pesa cerca de 110 kg menos do que a tecnologia do aço usada no seu  antecessor. O Dr. Thomas Rudlaff, responsável pelas carrocerias de alumínio da Mercedes-Benz, declara: "O resultado é perceptível e mensurávelmente menor em peso, o que significa mais dinamismo e menos consumo. Em outras palavras:… Aumentos no prazer em dirigir com menor impacto ambiental"

Embora o novo SL é ainda mais confortável e tem mais sistemas de assistência à bordo, mediante a carroçaria de alumínio, as escalas mostram alguns números surpreendentes: o novo SL 500 pesa cerca de 125 kg à menos que seu antecessor e o SL 350 é 140 kg mais leve – tudo graças a uma série de outros detalhes inteligentes aprimorados para reduzir o peso, que a Mercedes-Benz também tem implementado na SL nova, além da carroceria de alumínio.

Prazer de condução:  motores potentes e suspensão ágil

O novo motor V8 no SL 500 desenvolve 435 cv de deslocamento e 4.663 cc, portanto, cerca de 12 % a mais do que seu antecessor. O consumo de combustível foi reduzido em até 22%. Ao mesmo tempo, o torque aumentou de 530 Nm para 700 Nm – um ganho de 32%. Embora o deslocamento permanece o mesmo em 3499 cc, o motor V6 de novo no novo SL 350 desenvolve 306 cv de potência e oferece 370 Nm de torque. O Consumo nominal é de 14,7 km/l, tornando-se quase 30% mais econômico que seu antecessor. Ambas as variantes de motores vêm com um padrão-ajuste "ECO função start / stop". A transmissão 7G-TRONIC PLUS automática, que foi otimizado em relação ao consumo de combustível e conforto, também contribui para o exemplar consumo de combustível. A economia de combustível dos motores BlueDIRECT não tira nada de racing do roadster. Muito pelo contrário: o SL 350 acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, tornando-se três décimos de segundo mais rápido que seu antecessor. O SL 500 leva apenas 4,6 segundos para atingir a mesma velocidade.

Interior: estético, elegante, esportivo

O novo SL combina seu perfil esteticamente afiado, que segue a tradição Mercedes-Benz, com uma sensação de luxo. Materiais finos, perfeitamente acabados com grande atenção aos detalhes, distinguindo o estilo e o caráter do interior.

Comparado com seu antecessor, a nova geração do SL é muito maior (+50 mm) e mais largo (+57 mm), proporcionando mais espaço para mais conforto no interior, também. Linhas claras criam um espaço formalmente coerente interno com detalhes de madeira usados ​​generosamente, que se estende desde o console central, painel e portas, criando um efeito wrap-around agradável. Três tipos de madeira, juntamente com dois tipos diferentes de acabamentos em alumínio, são os acessórios que estarão disponíveis. Em perfeita sintonia com o caráter de roadster, ele combina a atmosfera despretensiosa de um carro esportivo de alto desempenho com um ambiente elegante e confortável que uma pessoa pode esperar em um carro de turismo de luxo.

Os faróis vêm como padrão com o Sistema de Iluminação Inteligente (ILS). Com cinco funções diferentes de iluminação que são adaptadas para condução normal e as condições meteorológicas, e são ativados, dependendo da situação de condução, dando ao condutor um campo muito melhor iluminado de visão. Os faróis de borda marcante e a faixa horizontal das lâmpadas de circulação diurna no extremo termina o recurso de pára-choques
A tecnologia LED.

Sistemas exclusivos Mercedes-Benz:

Sistema de Abertura do teto – CONTROLE SKY MAGIC

Sistema de limpeza do para-brisa – MAGIC CONTROL VISION

Acesso e abertura de portas – ACCESS HANDS-FREE

Sistema de assistencia na condução e freios adaptáveis –  ATTENTION ASSIST AND ADAPTIVE BRAKE

Fonte: Mercedes-Benz press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.