Novo Audi Q3 2012

Postado por -

O novo Audi Q3 é um SUV que veio para fazer um up-grade de qualidade na marca Audi, com mais 21 km/l de eficiência e tecnologia avançada em um corpo de SUV robusto, com dimensões que favorecem o uso urbano, e apoiado em um chassis ágil com distância do solo superior e a garantia de todos os climas da unidade "quattro all-wheel".

O membro mais diminuto da Audi Q-series foi concebido para ser muito mais  sintonizado com os tempos. Como um novo ponto de partida para um SUV Audi, a faixa predominante "quattro" também inclui um modelo de tração dianteira, que irá dar prioridade absoluta à eficiência. Este TDI de 2.0 litros, debita 140 cv na versão com transmissão manual e pesa abaixo de 1.500 kg – uma figura marcante para os padrões SUV – e será capaz de atingir até 23 km/l.

Inúmeras medidas adicionais contribuíram para essa eficiência exemplar, e será aplicada em toda a gama. O corpo aerodinâmico com o seu teor de alumínio e de aço de alta tecnologia, desliza facilmente através do ar, graças a um impressionante arraste de baixo coeficiente de 0,32, e pneus de baixa resistência ao rolamento, motor de start-stop, recuperação de energia e sistemas de direção eletromecânico de energia. A "Audi drive", opcional, seleciona um sistema de dinâmica adaptativa e também possui um modo de eficiência de economia de combustível e, quando esta opção for especificada, a mais desenvolvida transmissão "S tronic" de embreagem dupla, pode agora separar da unidade cada vez que o pedal do acelerador é liberado para reduzir a o motor.

Eficiente gama de motores de quatro cilindros

Três motores estarão disponível inicialmente, todos de injeção direta com a combinação de carregamento turbo – uma unidade à gasolina de 2.0 litros TFSI de 170 cv e de de 211cv e u TDI e outra 2.0 litros com 177 cv. O topo do ranking de 2.0 litros TFSI vai de 0 à 100 km/h em apenas 6,9 segundos e uma velocidade superior de 230 km/h. Logo após o lançamento do Q3,será oferecida o modelo de entrada com tração dianteira e motor TDI de 2.0 litros com 140 cv .

Os motores 2.0 TDI 140 cv e 2.0 TFSI 170 cv serão ligados à transmissão manual de seis velocidades de série, enquanto as unidades de 2.0 TDI de 177 cv e 2.0 TFSI de  211 cv contarão com o aclamado sete velocidades de transmissão "S-tronic" de embreagem dupla.

Todas as versões terão a capacidade de trafegar nos mais diversos terrenos, graças à sua altura de passeio levantada em 170 milímetros e suspesão multi-link robusta. Isto é reforçado pelo sofisticado Programa Eletrônico de Estabilidade, com bloqueio eletrônico do diferencial, o que efetivamente regula a distribuição de torque de travagem das rodas quando elas começam a cair. A configuração predominante será, evidentemente, " quattro all-wheel-drive", que através de uma embreagem multi-hidráulica, redistribui poder na velocidade, da frente para os eixos traseiros, se necessário, incutindo excepcional aderência e controle em todos os tempos e sobre o maior desafio de estradas ou o mais áspero das trilhas.

O sistema "Audi drive" de selecão dinâmica adaptativa, estará disponível como uma opção para que os motoristas possam adaptar características de condução do Q3 com ainda mais precisão. O sistema incorpora o conforto, auto dinâmico e modos de eficiência que influenciam nas respostas do acelerador e da direção, e também a luz adaptável opcional além de sistemas de controle de cruzeiro, onde estes são instalados.

Atualizados "S tronic" de transmissão

Quando o modo de eficiência é selecionado, o controle eletrônico do clima e dos sistemas de controle de cruzeiro opera no nível ideal para um consumo mínimo de combustível, e nos modelos com transmissão "S tronic", a embreagem é desengatada do ativo, cada vez que o condutor levanta o pé do acelerador, permitindo ao Q3 a aproveitar o impulso já construído até atrás, sem a necessidade de entrada do motor.

O tamanho do corpo distintivo do Q3 tem um interior espaçoso com capacidade para cinco pessoas e um compartimento de carga com capacidade de 460 litros, subindo para 1.365 litros se o padrão de separação / assento traseiro rebatível é recolhido. Seguindo o padrão de precisão Audi e atenção aos detalhes, são tão evidentes como sempre nos acessórios de alta qualidade e os atrativos do "wrap-around" do painel com os controles intuitivos.

Dois níveis de especificação estarão disponíveis ´para o Q3 na Europa – linha SE e S. A opção SE constrói fundações impressionantemente fortes, com rodas de liga leve de 17 polegadas, pára-choques pintados contrastantes, frisos cromados na janela, barras do teto em alumínio e sensores de estacionamento traseiros, "dual-zone" de controle climático, um sistema de áudio com uma tela de 6,5 polegadas retrátil, interface Bluetooth, "Audi Music Interface" de conexão para iPod e sensores de luz de chuva dentro de todos os modelos. O Q3 também vem equipado com a preparação de navegação, permitindo aos clientes a navegação "ativa".

O modelo da linha S irá atualizar com rodas de liga leve de 18 polegadas, da linha S exterior e melhorias no estilo interior e faróis de xénon com LED para condução diurna e luzes traseiras de LED.

Numerosas opções "high-end" atestam o excelente padrão tecnológico do Q3. Elas incluem a tecnologia de luz adaptativa para a faróis de xenon plus, um assistente de elevação do feixe, com sistema inteligente para iluminar a estrada à frente, o sistema de navegação baseados em disco rígido mais com tela colorida de sete polegadas e mapeamento 3D.

Entre as opções mais prática, o pacote vem com compartimento de bagagem expansível através dos bancos rebatíveis da fileira de trás, banco do passageiro da frente rebatível para trás, um " loadliner reversível", um tapete reversível, um protetor de soleira de carga em aço inoxidável, acesso ao porta mala por meio de abertura no encosto do banco traseiro e um saco de esqui.

Legenda da imagem

O SUV da "Audi streetwise" – O utilitário esportivo Q3 – o terceiro e mais compacto da série Audi Q – faz a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Xangai 2011

Fonte: Audi press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.