Novo BMW M8 GTE

Postado por -

O BMW M8 GTE teve um lançamento bem sucedido na fábrica do BMW Group em Dingolfing (Alemanha), o mesmo local onde será fabricado o modelo de produção da nova BMW 8 Series. A estreita relação entre o veículo A produção e a corrida são uma das pedras angulares do desenvolvimento do BMW M8 GTE. O conhecimento adquirido durante as corridas com o novo veículo no FIA World Endurance Championship e IMSA WeatherTech SportsCar Championship (IWSC) na América do Norte será incorporado diretamente ao desenvolvimento do modelo de produção, que está sendo desenvolvido em paralelo para o projeto de competição.

"O BMW M8 GTE é o nosso novo GT emblemático e enfrentará os principais concorrentes neste setor", disse Jens Marquardt, diretor da BMW Motorsport. "Para nós, revelar o veículo no IAA é o próximo passo importante na estrada para o nosso primeiro início ao circuito, que planejamos para as 24 Horas de Daytona em 2018. O Campeonato Mundial de Endurance da FIA e a série IMSA na América do Norte são ambientes de corrida de classe mundial para o nosso novo modelo de corrida. Com o BMW M8 GTE, trazemos tecnologia inovadora para a melhor classe internacional de corridas GT, enquanto retornamos à nossa tradição em Le Mans. O desenvolvimento do BMW M8 GTE está indo como planejado e estamos ansiosos para vê-lo competir pela vitória em 2018. "

Um novo grau de eficiência

p90276604_highres_bmw-m8-gte-09-2017

O motor V8 com tecnologia BMW TwinPower Turbo, limitado pela regulagem atual a um deslocamento de 4,0 litros, tem uma potência nominal básica superior a 368 kW (500 hp), dependendo da classificação. O bloco de cilindros e a cabeça do cilindro são retirados do motor de produção e fabricados na  fundição de liga leve  da planta do BMW Group em Landshut, na Alemanha. O trabalho de desenvolvimento concentra-se na obtenção da maior eficiência possível e máxima durabilidade. O poderoso mecanismo de produção é a base perfeita para isso. A transmissão do BMW M8 GTE funciona com uma caixa de velocidades seqüencial de seis velocidades.

Inteligência artificial oferece mais liberdade para engenheiros

O "desenvolvimento virtual" desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do BMW M8 GTE. Por exemplo, o controle de tração está sendo desenvolvido com a ajuda de um sistema de inteligência artificial. Otimizar a topologia com a impressão em 3D dá aos engenheiros muito mais liberdade para encontrar soluções inovadoras e criativas para o design do veículo. A criação rápida de protótipos também permite que eles tenham uma nova peça como um protótipo adequado para uso em apenas 24 horas a partir do desenvolvimento virtual.

Veículos de competição e produção andam de mãos dadas: semelhanças de design

p90276607_highres_bmw-m8-gte-09-2017

Os engenheiros dos veículos de competição e produção colaboraram estreitamente no marco do projeto BMW M8 GTE. Por exemplo, o design leve e consistente também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do novo carro esportivo GT. Foi obtida uma significativa redução de peso graças ao uso extensivo de componentes CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono). Com um comprimento de 4.980 mm e uma largura de 2.046 mm, o carro pesa apenas 1.220 quilogramas. O design do BMW M8 GTE também reflete a estreita relação entre a BMW Série 8 eo BMW M8. Isto é particularmente visível na mesma linha do telhado e no design das luzes dianteira e traseira.

Máximo desempenho no desenvolvimento aerodinâmico

Trabalhar na aerodinâmica de um novo carro de corrida é imperdível, mesmo que demore muito tempo. Como tal, é essencial que os engenheiros da BMW possam trabalhar no quadro do BMW M8 GTE com a máxima eficiência desde o início. Um novo algoritmo permite um aumento significativo no uso de cálculos computacionais de dinâmica de fluidos, o que possibilita o uso de uma maior potência computacional para aumentar claramente o número de possíveis simulações antes de ir ao túnel de vento. Aqui, a BMW Motorsport aproveita a sinergia com o desenvolvimento de veículos de produção e beneficia das condições de teste perfeitas do laboratório de aerodinâmica BMW Group. Um dos resultados do desenvolvimento aerodinâmico são os pneus aerodinâmicos inovadores, que foram apresentados como protótipo na IAA.

Usando a mais recente tecnologia de medição em 3D

A interdependência entre o desenvolvimento de veículos de produção e automobilismo continua em duas outras áreas importantes: para o BMW M8 GTE, a mesma tecnologia de medição 3D foi usada como para o BMW M4 DTM, cuja primeira competição ocorreu em 2017. Este sistema de medição ultramoderno do departamento de desenvolvimento de veículos de produção da BMW oferece um controle de qualidade perfeito uma vez que o carro de corrida é montado. Com um veículo tão complexo quanto o BMW M8 GTE, que é completamente fabricado à mão, é essencial que todas as dimensões sejam corretamente aderidas e implementadas.

A longa história da BMW Motorsport em Le Mans

BMW Motorsport retorna a Le Mans com o Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2018. A última vez que um carro de corrida BMW estava na grade foi em 2011 com o BMW M3 GT2. Um ano antes, o BMW M3 GT2 Art Car de Jeff Koons (EUA) chamou a atenção, já que ele escreveu o último capítulo da história da BMW Art Car Collection em Le Mans. Entre os BMW Art Cars que participaram de Le Mans estão o BMW 3.0 CSL de Alexander Calder (EUA, 1975), o BMW 320i desenhado por Roy Lichtenstein (EUA, 1977) eo BMW M1 de Andy Warhol (EUA, 1979).

O melhor momento da BMW Motorsport em Le Mans ocorreu em 1999, quando Yannick Dalmas (França), Joachim Winkelhock (Alemanha) e Pierluigi Martini (Itália) ganharam a vitória geral com um BMW V12 LMR. O McLaren F1 GTR, alimentado por um motor BMW, já havia triunfado no circuito da Sarthe em 1995.

A primeira vez que um veículo BMW participou nas 24 Horas de Le Mans remonta a 1939, quando um BMW 328 foi proclamado campeão em sua categoria após 236 voltas de corrida. Depois de 1972, os veículos BMW participaram regularmente do clássico teste de resistência.

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.