Novo e exclusivo Audi A1 Quattro 2012

Postado por -

Sparks está prestes a voar baixo na classe dos subcompacto como uma nova edição limitada do Audi A1 Quattro, com a pretensão de ser o carro mais potente e mais rápido de seu tipo alguma vez criado. O novo A1 exclusivo não é apenas o primeiro a entrar em produção com quattro all-wheel-drive, mas é também o primeiro a adotar um motor de maior capacidade à gasolina com potência de até 256 cv. Limitada a apenas 333 exemplares à nível mundial, vai combinar o seu desempenho e agilidade sem precedentes, com uma lista de equipamentos devidamente rarefeitos.

O A1 Quattro irá aumentar o ritmo, graças a um turbo injetado diretamente no motor à gasolina de 2.0 litros de quatro cilindros, que entrega sua potência máxima a 6.000 rpm 256PS, e seu pico de torque punchy 350Nm entre 2.500 e 4.500 rpm. Ele permite que o A1 Quattro aumente em muito o seu poder saindo de 0 até 100 km/h em apenas 5,7 segundos e uma velocidade máxima de 246 km/h.

Esta unidade avançada é notável por sua haste ajustável na câmara ingestão e os seus dois veios de equilíbrio que garantem um funcionamento suave, mas também pela sua alta pressão, "sistema de injeção common rail", turbocompressor com intercooler e bomba de óleo regulamentadas, ajudam na surpreendente economia de até 14 km/l (ciclo combinado).

A energia é canalizada através de uma transmissão manual de rápida mudança de seis velocidades, para o sistema de acionamento permanente all-quattro, controlada eletronicamente e hidraulicamente, além da embreagem "multi-plate" com um pacote de placas que gira em banho de óleo.

Durante a condução normal, a embreagem envia mais potência do motor para as rodas dianteiras. Se a tração diminui, a embreagem pode transferir torque linearmente para o eixo traseiro em apenas alguns milissegundos, forçando os pacotes de placas se unirem por uma quantidade definida. Um reservatório de pressão ajuda a bomba elétrica a desenvolver a pressão do óleo. Se uma roda em um dos eixos começa a derrapar, é travada pelo bloqueio eletrônico do diferencial (EDL). O programa eletrônico de estabilidade (ESP) também inclui um modo esportivo que define um limiar mais elevado para a intervenção, e pode ser desligado completamente.

O chassis do Audi A1 Quattro foi adaptado para atender a dinâmica do sistema de transmissão e embreagem, e placa multi-plate foi posicionado no eixo traseiro, no interesse da distribuição de peso ideal. A suspensão dianteira é uma construção McPherson, enquanto uma ligação de "quatro set-up" é usada na parte traseira. Direção elétrica assistida, torna o carro mais ágil e eficiente, com uma relação de direção direta 14.8:1 que complementa esta configuração tensa e bem equilibrada.

Especificação única

Acabado exclusivamente em "Glacier White" metálico, complementado por rodas aro18 polegadas de liga leve, tipo turbina, e um teto de alto brilho preto, o A1 Quattro irá destacar-se desde o início. Ele também irá distinguir-se visualmente por meio de um design exclusivo para a frente, pára-choque traseiro, grade, moldura,  ‘asas’ dentro dos faróis pintadas de vermelho, um spoiler traseiro grande de duas cores, com 100 milímetros de diâmetro e tubos de escape polidos.

Acabamentos, tais como a cor do LED das luzes traseiras, vidros escurecidos traseiros e uma coloração preta contrastante para a porta traseira e difusor traseiro, também marcará o A1 no topo do ranking, assim como emblemas Auattro na grade, arco do teto e porta traseira, que mostram que é o primeiro e único all-wheel A1.

Com 3.987 milímetros de comprimento, o A1 Quattro é 33 milímetros mais longo do que o carro ‘standard’ em que se baseia. O carro também se diferencia na largura e altura, situando-se em 1.740 milímetros e 1.416 milímetros, respectivamente. Capacidade de bagagem é de 210 litros com os bancos, e até 860 litros com bancos rebatidos.

A cor preta domina propositalmente o interior do Audi A1 Quattro, a partir do acabamento de alto brilho para a seção inferior do console central, bancos, apoios de braço e acabamento em preto de couro "Nappa Silk" com costuras contrastantes em vermelho. Os bancos da frente são multi-ajustável "S sport, que reforça o apoios de cabeça integrados e as insígnias quattro em seus encostos. O apoio para os pés e o acabamento dos pedais são feitos de aço inox escovado.

O painel de instrumentos incorpora uma série de características atraentes, incluindo agulhas brancas, um velocímetro com o rosto vermelho, um logotipo Quattro e um sistema controlador de cor nas Informações (DIS). O volante esportivo multifunções é de fundo chato, aparado em couro com costura contrastante vermelhas e o número de série do carro. O punho da alavanca de marcha é feito de alumínio, elementos de controle e muitos outros acabamentos são em "aluminium-look".

Lista de equipamentos generoso

Como convém a sua posição no topo da gama, o Audi A1 Quattro será devidamente equipado com muitos recursos tomados diretamente da classe de luxo. Faróis xenon plus, o "high-beam assistant", luzes adaptativas de freio, um pacote de iluminação LED no interior, sensores de luz e chuva, sistema de estacionamento traseiro acústico, ar condicionado automático, um pacote de armazenamento, chave de conveniência e controle de cruzeiro, estarão em todos.

O kit de informação e entretenimento também serão excepcionais, especialmente para um carro na classe subcompacto. Ele irá incluir um CD changer, rádio digital DAB, de interface Audi Music, baseados em disco rígido MMI de navegação plus, sistema de som Bose de 465 watts 14-autofalantes com woofers iluminados nas portas e preparação para telemóvel e Online Services. Este recurso permite que um telefone equipado com Bluetooth no carro se conecte à Internet e ofereca serviços de web especiais, incluindo o Google Earth, para o carro. Os passageiros também podem conectar seus dispositivos móveis para o Wi-Fi integrado.

Fonte: Audi press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.