Novo Hyundai Nexo

Postado por -

Texto original traduzido eletronicamente

Com o Hyundai NEXO, o Hyundai Motor retorna para assumir a liderança em veículos elétricos alimentados por células de combustível graças ao primeiro SUV projetado exclusivamente para consumir hidrogênio. Isso combina a praticidade de um SUV com a célula de combustível avançada e limpa. Esta nova geração de veículos com células de combustível oferece a tecnologia mais avançada no mercado, incluindo sistemas como a condução autônoma, dispositivos inteligentes de assistência à condução e a hélice mais poderosa do segmento.

O NEXO é o campeão tecnológico da crescente família de "veículos ecológicos" da Hyundai e é desenvolvido e construído em uma plataforma completamente nova. O Hyundai Motor o chama de veículo FUV (Veículo utilitário futuro), uma vez que combina a praticidade de um cruzamento com a tecnologia eletrificada mais avançada, assistência de motorista abrangente para o driver e características de design inovadoras e atraentes. O novo NEXO possui a melhor autonomia de ambos os veículos com células de combustível e o segmento elétrico (EV), com aproximadamente 800 km por carga (de acordo com NEDC). Essa autonomia é comparável à de um motor de combustão interna, permitindo que os condutores viajem longas distâncias.

"A Hyundai Motor já é líder de mercado em tecnologia de células de combustível em toda a Europa. Mais de 70% de todos os veículos com células de combustível que circulam na Europa são fabricados pela Hyundai ", explica Thomas A. Schmid, diretor de operações da Hyundai Motor Europe. "O novo NEXO representa um passo essencial na nossa estratégia de eco-carro, já que planejamos introduzir 15 veículos novos em todo o mundo até 2020. Isso reflete nosso forte compromisso com a mobilidade limpa do futuro". 

O novo NEXO consolida a A liderança da Hyundai Motor na tecnologia de células de combustível

O NEXO é a segunda geração de veículos elétricos da Hyundai comercializados com uma célula de combustível e estará disponível em toda a Europa em meados de 2018. A Hyundai Motor está investindo fortemente na mobilidade de zero emissões no futuro com a mais ampla gama de propulsores alternativos na indústria automotivo

Com o novo sistema de célula de combustível, o Hyundai Motor levou a tecnologia integral do modelo anterior um passo adiante. A empresa apresenta a hélice ecológica mais avançada, tornando a tecnologia de células de combustível menor, mais leve e mais durável. O veículo de célula de combustível de nova geração melhora o sistema de fornecimento de ar e reduz os tempos de reposição de combustível, que já são curtos. Sua grande eficiência e consumo colocam o NEXO em uma categoria própria.

Com o ix35 FCEV, o Hyundai Motor foi a primeira montadora a produzir em massa veículos de células de combustível. O novo NEXO é o próximo modelo no mercado europeu como parte da eco-estratégia da Hyundai Motor para apresentar um total de 15 carros ecológicos globalmente até 2020, acelerando assim o desenvolvimento da condução com baixo ou zero emissões.

Design puro que visualiza a inovação

O novo NEXO é caracterizado por um design puro e calmo que enfatiza sua silhueta aerodinâmica e seu telhado flutuante. Uma forma pura projetada para ser eficiente e atraente, refletindo o estilo de um SUV.

A frente limpa sem bordas destaca uma imagem ampla e claramente definida, com luzes LED diurnas colocadas em posição horizontal. As luzes diurnas são conectadas por uma linha de luz contínua e fina que enfatiza seu design elegante e horizontal. Os faróis triangulares, sob as luzes diurnas, enfatizam o caráter do automóvel. A grade em cascata foi ampliada para aumentar a entrada de ar, arredondando o forte impacto visual da frente.

O design limpo continua nos lados. O telhado fino e flutuante é enfatizado pela sua grande abertura e pelo fino pilar D, que termina na asa traseira. A parte traseira tem uma janela de forma quase triangular, que fecha ao lado, bem como um spoiler longo e proeminente. A janela traseira do portão traseiro, com o limpador de pára-brisas integrado, cria uma aparência distinta. O design triangular dos pilotos, combinado com o arranjo horizontal da parte traseira, dá ao carro uma forte presença.

O NEXO é o primeiro Hyundai com alças integradas e nivelado com as portas. Estas alças especiais obtêm um design limpo dos lados do carro e melhoram o fluxo de ar. Os condutores podem optar pela implantação automática das alças das portas, seja para o condutor ou para as quatro portas. O mecanismo se contrai automaticamente após cinco segundos de iniciar o carro. Da mesma forma, quando o carro atinge 3 km / h, os atiradores se retraem automaticamente.

O interior continua com o design horizontal do carro no painel. A largura da frente abriga duas grandes telas LCD. O maior deles, 12,3 polegadas, contém a informação do sistema de navegação e incorpora uma nova função de tela dividida na qual você pode ver parâmetros relacionados à conectividade, informações e entretenimento. Por sua parte, a tela de 7 polegadas contém instrumentação digital que mostra velocidade, nível de combustível e eficiência de condução.

O Hyundai NEXO tem uma mudança de mudança de seletor por botões (shift by wire), que permite instalar uma consola central flutuante. Além disso, a adição desta solução deixa espaço de armazenamento adicional abaixo do console para itens pessoais. Os botões físicos operam a mudança, ativam os modos de condução, bem como as diferentes configurações climáticas. Um controle acessa as funções de navegação e uma grande bandeja inferior contém um espaço de carregamento sem fio e duas portas USB.

O primeiro sistema unificado de três tanques do mundo, com pequenos tanques, permite uma melhor utilização do espaço. Além disso, a distância entre eixos é aumentada em 150 mm em comparação com o ix35 FCEV. Isso se traduz em um espaço interior maior que o de qualquer veículo elétrico com uma célula de combustível atual e cria uma área de bagagem completamente plana com uma capacidade de 461 litros.

O design do novo NEXO é otimizado para reduzir o coeficiente de resistência do ar. Múltiplos elementos aerodinâmicos são discretamente integrados na frente, nos lados e na parte traseira. A aerodinâmica é reforçada pelas entradas de ar do pára-choque dianteiro (que melhora o seu fluxo), as alças de portas retráteis, o encosto completo de entradas de ar baixas e grandes como parte do pilar D. Com tudo isso, o coeficiente de resistência aerodinâmico é inferior a 0,329.

O fluxo de oxigênio do motor atende a grande abertura da grade em cascata da frente.

A hélice de célula de combustível mais avançada com a melhor autonomia

O Hyundai NEXO foi projetado com uma nova arquitetura que beneficia o veículo de muitas maneiras: o carro é mais leve, a bateria foi deslocada no tronco e o sistema de célula de combustível possui um design melhorado.

O NEXO é o veículo de emissão zero perfeito para o uso do dia-a-dia, cumprindo com a filosofia de desenvolvimento do Hyundai Motor de eficiência ótima sem prejudicar o desempenho. O propulsor de células de combustível é mais leve e mais compacto. Obtém uma potência máxima de 120 kW (163 HP) e um par de 395 Nm. O NEXO acelera de 0 a 100 km / h em 9,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 179 km / h, as melhores figuras de um veículo em sua classe.

O propelente de células de combustível ecológico melhora a eficiência do uso de hidrogênio. Isso resulta em um sistema com uma eficiência energética de 60%, o melhor do mundo, com um consumo equivalente de 3,9 litros de gasolina por 100 km. O novo NEXO tem a melhor autonomia, com uma estimativa de depósito de 800 km (de acordo com o teste de homologação NEDC), uma figura melhor do que qualquer outro combustível ou carro elétrico. Este registro é comparável ao de um motor de combustão interna, permitindo que os condutores viajem longas distâncias.

A nova plataforma projetada para este veículo integra três tanques idênticos com um volume de 52,2 litros de hidrogênio cada, sendo aquele com maior densidade e capacidade de armazenamento de combustível no mundo. Embora a capacidade de armazenamento seja maior, o novo NEXO reabastece em apenas cinco minutos.

Projetado para ser conduzido em condições e temperaturas extremas, o NEXO pode começar mesmo quando a temperatura externa está abaixo de -30 graus Celsius, em apenas 30 segundos.

Uma membrana de alta qualidade e uma nova tecnologia de controle proporcionam à NEXO uma durabilidade sem precedentes. É igual ao oferecido por um veículo com motor de combustão interna: pelo menos 10 anos e 160 mil quilômetros.

Condução autônoma testada no teste de auto-condução mais longo realizado na Coréia

Conforme demonstrado em um recente teste de condução autônomo de Seul a Pyeongchang (ambas as cidades da Coréia), a célula de combustível NEXO completou o teste de condução autônomo mais longo (nível quatro), em uma viagem de 190 quilômetros. Pela primeira vez, um carro autônomo circulou a velocidades entre 100 e 110 km / h durante toda a rota. Na vizinhança da rodovia, o veículo circula seguindo as condições normais do trânsito. O veículo realizou manobras de mudança e ultrapassagem da pista e circulou através dos controles de pedágio.

Três veículos completaram a viagem. Com base no NEXO, eles foram equipados com tecnologia autônoma de quatro níveis de condução, seguindo padrões SAE internacionais e tecnologia de conectividade 5G. A adição de um pequeno número de sensores ao veículo permitiu uma tecnologia de condução autônoma completa. Isso coloca Hyundai um passo mais perto da comercialização de tecnologia de condução autônoma.

Os modelos utilizados para a demonstração de "veículos do futuro" representam três visões muito próximas da mobilidade futura da Hyundai: conectividade em movimento, liberdade de movimento e mobilidade limpa.

Os carros de células de combustível purificam o ar onde circulam

Os carros de células de combustível, como todos os outros veículos elétricos, não emitem partículas. Um benefício adicional disso é que eles filtram e purificam o ar através do qual circulam. O NEXO reduz o equivalente às partículas de poluição produzidas por dois carros diesel a uma distância da mesma distância.

A eficiência e a durabilidade do filtro de alta capacidade permitem filtrar micropartículas de tamanho menor que 2,5 microns. Em suma, quando o ar circula através do filtro NEXO, 99,9% das partículas são purificadas e a tela do painel de instrumentos mostra ao usuário como o carro contribui para limpar o meio ambiente.

Conforto de última geração e tecnologia de assistência ao motorista inovadora

Os novos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) a bordo do NEXO aumentam as capacidades de condução autônomas do Hyundai Motor. Essas modernas melhorias premium se concentram em conectar a tecnologia do futuro com desafios de mobilidade, em constante evolução.

Monitor de ângulo morto (BVM – Blind-Spot View Monitor)

O Hyundai Dead Angle Monitor é introduzido pela primeira vez na indústria automotiva. Através de câmeras, o sistema exibe a imagem do lado esquerdo e direito nos lados traseiro esquerdo e direito do painel de instrumentos ao mudar as pistas. Este sistema usa câmeras de grande angular (SVM-Surround View Monitors) em cada lado do carro para monitorar áreas que não podem ser vistas com espelhos convencionais. Esta tecnologia melhora a visibilidade em situações difíceis de condução, como escuridão ou clima chuvoso. A Hyundai é a primeira montadora a fornecer ao motorista imagens de vídeo de ambos os lados do veículo.

Assistente de manutenção de pista (LFA – Lane Assist Assist) e Assistente de condução rodoviária (HDA – Highway Driving Assist)

Outra das estréias apresentadas pela Hyundai e estreou no NEXO é o Lane Following Assist (LFA). É um dispositivo que corrige a direção para manter o veículo no centro da pista. Graças a este sistema, o veículo pode ficar em sua faixa a velocidades entre 0 e 145 km / h, seja por rotas ou estradas urbanas. Quando combinado com o Highway Driving Assist (HDA), que usa sensores e dados cartográficos que permitem a condução autônoma da rodovia, os motoristas podem percorrer distâncias mais longas com maior facilidade e segurança.

Tecnologia autônoma: estacionamento remoto autônomo (RSPA – Remote Smart Parking Assist)

O NEXO também inclui o Estacionamento Autônomo Remoto (RSPA), que permite que o veículo se estacione ou se afaste de forma autônoma de um local específico com ou sem motorista. O RSPA pode estacionar automaticamente o carro on-line ou a bateria, simplesmente pressionando um botão. Este sistema é projetado para situações complicadas de estacionamento em locais estreitos, onde o motorista pode estacionar com confiança e precisão.

Hyundai SmartSense: o mais alto nível de segurança ativa

LFA, HDA e RSPA são três das nove tecnologias ADAS diferentes incluídas no NEXO. O FUV (Future Utility Vehicle) apresenta os últimos elementos de segurança ativa e assistência de condução incluídos no Hyundai SmartSense para atender aos mais altos padrões de segurança europeus: aviso de colisão frontal, prevenção de colisão frontal com detecção de pedestres, assistência de manutenção ferroviária (padrão), feixe alto assistente; monitoramento da fadiga do driver (padrão), alerta de colisão de ângulo morto e aviso de colisão traseira para tráfego cruzado (opcional).

As especificações técnicas

Motor / Bateria

Motor
Tipo de motor Ímanes permanentes na posição frontal
Potência máxima 120 kW / 163 HP
Torque máximo 395 Nm
Aceleração de 0 a 100 km / h 9,2 segundos
Aceleração de 80 a 120 km / h 7,4 segundos
Temperatura de início a frio -30 ° C
Bateria
Potência de saída total do sistema 135 kW
Potência de saída da bateria 40 kW
Potência de saída da célula de combustível 95 kW
Densidade da bateria 3,1 kW / l
Benefícios
Velocidade máxima 179 km / h
CO 2 combinado 0 g / km
Autonomia Estimado 800 km (NEDC)
Aerodinâmica
Coeficiente de resistência 0.329

Dimensões externas (mm)

Comprimento 4.670 mm
Largura 1,860 mm
Altura 1.630 mm
Batalha 2.790 mm
Solha no solo 140 mm
Saliência dianteira 960 mm
Saliência traseira 920 mm

Dimensões interiores (mm)

  Primeira fila Segunda fila
Espaço para a cabeça 1,001 mm 965 mm
Espaço para pernas 1,047 mm 936 mm

Capacidade (litros)

Tanque de combustível 156,6 litros
Tronco 461 litros

 

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.