Novo Porsche Panamera Turbo S 2012

Postado por -

Com seu novo modelo top de linha na versão Gran Turismo, Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, Stuttgart, está levantando a bandeira para carros esportivos de quatro portas na classe de luxo. O novo Panamera Turbo S é uma combinação única de desempenho e eficiência, dinâmica de condução e conforto. O motor 4.8 litros, V8 biturbo com 550 cv, é dez por cento ou 50 cv a mais do que o motor já muito poderoso do Panamera Turbo. Da mesma forma, o torque também aumenta 700-750 Nm. No modo "Sport" e "Sport Plus" (Sport Chrono Turbo Package), e durante o kick-down no modo normal, o motor de oito cilindros produz 800 Nm plenamente com a função overboost.

Graças ao Launch Control, a velocidade de 100 km/h é alcançada em 3,8 segundos, e a velocidade máxima é 306 km/h. Apesar do aumento de desempenho, o consumo de combustível permanece no nível moderado da Panamera Turbo – mais um exemplo da "Porsche inteligente Performance". No NEDC o Gran Turismo faz 8,6 quilômetros por litro de combustível. O consumo de combustível vai para 8,8 km/l quando equipado com rodas de 19 polegadas, pneus todo-estação, com resistência ao rolamento optimizado desenvolvido para o Panamera pela Michelin.

O desempenho que aumentou em comparação com o Panamera Turbo pode ser atribuída a duas principais melhorias: Melhoria no turbocompressores com rodas de alumínio na turbina de titânio e o controle do motor modificado. O uso inovador da liga de alumínio-titânio, reduz o peso da turbina e rotor do compressor. Isso resulta em um menor momento de inércia e, portanto, na capacidade de resposta do motor melhorada e mais ágil.

Mesmo para um modelo top de luxo da classe, o novo Porsche Panamera Turbo S possui um nível de equipamento extraordinariamente abrangente. De acordo com o conceito esportivo do Panamera de alta performance, apresenta a dinâmica de condução com os mais importantes sistemas de controle como padrão. Por exemplo, Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), um sistema de estabilização ativa roll, estreitamentos a tendência do veículo de se inclinar nas curvas, aumentando assim a agilidade e conforto. Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) aplica-se uma divisão de torque variável para as rodas traseiras combinadas com um bloqueio do diferencial traseiro controlado eletronicamente, garantindo assim a tração superior e, portanto, maior agilidade em qualquer situação de condução. O sistema de direção Servotronic usa a velocidade-dependente. O pacote Sport Chrono Turbo, que ajusta a unidade de suspensão e poder, tornando-os ainda mais dsportivo, pressionando o botão adicional "Sport Plus", também é equipado de série, como é o sistema de escape esportivo para um som do motor ainda mais emocionante.

Fonte: Porsche press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.