Novo smart forvision concept car

Postado por -

Smart sempre foi uma pioneira em matéria de mobilidade urbana, e com o smart fortwo elétrico, a empresa está mostrando a direção do desenvolvimento nas cidades ao redor do mundo. Juntamente com a BASF, a maior fornecedora automotiva na indústria química, smart está demonstrando o seu papel de liderança no uso de futuras tecnologias acima e além do sistema de acionamento. O veículo forvision reúne conceito inteligente, que será apresentado no Salão Internacional de Frankfurt 2011, combina um design futurista com as tecnologias relativas à eficiência energética, design leve e gestão de temperatura.

Eficiência energética: luz e energia a partir de cima
As áreas hexagonal transparente sobre o teto do smart forvision são uma característica somente atraente – o teto de luz de transmissão primeiramente gera energia. Transparente células solares que cobrem toda a superfície do teto são a tecnologia utilizada aqui. Elas são baseadas em corantes orgânicos incorporados em um teto sanduíche. As tinturas transparentes das células solares são luz-ativada. Mesmo na luz difusa e pobres condições de luz, geram energia suficiente para abastecer os componentes multimídia e auxiliam na gestão do clima no interior do veículo. Se o veículo estiver em pé no sol a ventilação é permanentemente operada com a ajuda dessas células solares, mantendo o carro legal. Esta tecnologia fotovoltaica novoa, abre ainda mais o potencial de eficiência e da energia gerada que pode ser utilizada para outras aplicações no carro.
Existe uma característica adicional nas células solares: OLEDs transparentes (organic light-emitting diodes) iluminar o interior do veículo quando a porta é aberta ou um botão pressionado. Quando desligado eles permitem uma visão clara de fora. Isso resulta em um efeito de teto de vidro durante o dia, enquanto que as áreas são agradavelmente iluminadas sem deslumbrar à noite. Graças a uma livre escolha de cores da nova OLEDs, não apenas oferecem mais liberdade de design, mas também consomem menos da metade de energia, semelhante as convencionais lâmpadas economizadoras de energia.


Design leve: diferente, melhor, elegante
O smart forvision é o primeiro do mundo que leva uma redução de peso considerável e um design único: a primeira roda toda de plástico é adequada para produção de alto volume. Em seu estado atual de desenvolvimento, a roda desenvolvida pela BASF, resultou em um novo material de alto desempenho em uma redução de peso considerável de 3 kg por roda. Ao contrário dos materiais convencionais de poliamida composta, este novo plástico é reforçado com fibras que melhoram suas propriedades mecânicas. O resultado: excelente estabilidade térmica e química, dinâmica de força, resistência e boas características de funcionamento contínuo. Os primeiros testes intensivos do produto mostram a capacidade de desempenho da roda totalmente de plástico e confirmam o potencial para possível uso em veículos de produção.
Além da célula de passageiros tridion, existem alguns componentes adicionais, tais como as portas que são feitas de carbono reforçado com fibra de resina epóxi – um material composto de alto desempenho. O uso de tais materiais permite diminuir o peso na traseira de mais de 50 %, a serem alcançados em comparação com o aço, ou 30% em comparação com o alumínio. Graças a tempos curtos de endurecimento dos sistemas de resina da BASF, também são adequados para a produção de volumes maiores.

Aquecimento: junto ao corpo e mais eficiencia
Os assentos multifuncionais são confortáveis ​​e leves, oferecendo uma combinação única de gestão de temperatura eficiente e um projeto de economia de energia leve. Aqui, vários produtos inovadores são combinados um com o outro pela primeira vez. Uma nova e leve base auto-sustentável de plástico.
Numerosos estudos têm demonstrado que o corpo só absorve o calor de forma eficiente através de certos pontos de contato. É por isso que "e-textiles" – tecidos finos com revestimentos condutores sob medida – substituem o aquecimento dos bancos convencionais no smart forvision. Com retorno de aquecimento direto ao meio do corpo e área inferior das costas, os bancos prevêem uma agradável sensação de calor. A energia, espaço, economia de peso e tecnologia têxtil, também são encontradas nos apoios de braços das portas e garante que os pontos de contato corporal sensível ao frio, também são aquecidos nesta área.
As inovações continuam com a espuma do banco, que prevê tanto o conforto e economia de peso. O material da BASF é de cerca de 10-20% mais leve do que outros materiais e permite diferentes graus de dureza a ser realizado em diferentes áreas da tapeçaria em uma operação única – o que resulta em claras vantagens ergonômicas.
Tecidos de lã super absorventes são contendo integrados no banco. o que aumenta muito o conforto e bem estar através de seu controle climático passivo. 

Gestão de temperatura: o calor permanece fora
Como uma grande quantidade de energia é necessária para ar condicionado e ar quente, agestão de temperatura foi uma área de foco chave para os pesquisadores da BASF. Um pacote de medidas foi implementada no smart forvision para garantir um ar condicionado mais eficientes no veículo.
Um escudo de calor que não tinha sido utilizado anteriormente para aplicações automotivas consiste de um novo tipo de
filmeinfravermelho reflexivo da BASF aplicado no pára-brisas e janelas laterais, protegendo o interior do carro do aquecimento. Integrada entre os painéis do vidro de segurança, o filme metal-free garante que os raios infravermelhos sejam efetivamente refletidos. Graças à sua alta transparência na faixa visível também pode ser aplicada a vidros fumados e garante um nível sem precedentes de reflexão da luz solar e calor. Ao contrário de filmes metalizados, que já são utilizados em alguns veículos, o novo filme reflete apenas os raios infravermelhos do sol. Ondas de rádio necessário para usar o GPS, Bluetooth, telefones celulares ou para passar portagens através do vidro não tem impedimentos.
As espumas de alta performance da BASF montadas no bodypanels, também proporcionam um clima agradável dentro do carro. Eles mantêm o veículo agradavelmente fresco no verão e também são isolantes no frio do inverno. Graças à sua alta eficiência mesmo em uma largura pequena, eles podem ser montados em qualquer parte do veículo. Com este sistema de isolamento inovador no forvision, as duas empresas estão a ganhar terreno no setor automotivo.

Revestimentos Cool – interior fresco
O sistema de revestimento infravermelho reflexivo é extremamente resistente a riscos e abrange dois aspectos importantes de uma só vez. Em primeiro lugar, ele suporta o sistema de manejo extensivo de temperatura e, por outro, o olhar brilhante e de alta qualidade do revestimento sublinha o projeto original do smart forvision. O veículo conceito possui um revestimento de efeitos especiais branco, com flocos de vidro, que criar um olhar brilhante metálico. Um importante efeito colateral: a cor branca reflete os raios de calor do sol e da luz muito bem. Mas, mesmo superfícies revestidas com cores escuras ficam muito mais legal graças aos pigmentos de cor especial da BASF. Eles garantem que a radiação de calor seja refletida, em vez de absorvido. Isto leva a uma redução de temperatura de até 20 graus Celsius na superfície da pintura e de até cerca de quatro graus no interior do veículo.

Trendsetter design futurista
Pintado em branco pérola e acentuou pela célula de segurança tridion, revestida com uma tinta cor de cobre metal líquido, há uma ligação deliberada entre a estrutura básica do smart forvision e o design do smart fortwo. Os flocos de alumínio na pintura e metal líquido criam uma superfície refletindo sobre a célula de segurança, mudando entre claro e escuro, dependendo da perspectiva do espectador. Ambos os painéis e as células do forvision são adicionalmente pintadas com uma camada extremamente resistente a riscos claros.
As portas laterais facetadas com abridores de portas integradas são um verdadeiro olho-apanhador. Aqui, o plástico é apresentado em uma nova forma expressiva e tridimensional; uma reinterpretação que só é possível graças ao uso consistente de plástico. As facetas precisas dão a estabilidade da área e permitem uma espessura menor no material a ser utilizado.Em contraste, a frente e a traseira tem um suave design com transições suaves das portas. Assim como a maçaneta da porta integrada não precisa de um componente adicional, a entrada de ar é representada por pequenos hexágonos localizado no exterior.
As luzes traseiras são uma reminiscência de pequenas turbinas de aviões e dão à parte traseira, um olhar futurista e esportivo. Além de todas as funções de luz necessária, pilhas transparente em forma de anéis ao redor das luzes também mostram o estado da carga da bateria durante o carregamento.
Os faróis são enfatizadas por um anel que compreende as luzes de condução diurna e funções de indicador. As luzes adicionam à expressão simpática do smart forvision.
Portas abertas para o futuro
Com uma mistura de superfícies poligonais e formas orgânicas no interior do forvision, as portas são uma ponte para a caligrafia projeto arquitetônico do exterior. Isto também se aplica ao conceito de cor: um branco fresco domina no interior, bem como, acentuada pela parte interna do painel de instrumentos em cobre líquido.
A superfície facetada das portas laterais também é encontrada em seu interior. As superfícies poligonais com braços integrados e curva de compartimentos de arrumação no interior. Eles são pintados na cor da carroçaria e LEDs coloridos como recurso. Estes orientam o condutor com uma animação de luz que vai do exterior para o interior quando a porta é aberta e fechada. Depois de fechar a porta a mudanças de animação para iluminação do ambiente é discreta.
Quando o veículo é ligado todas as informações do cockpit são então projetada na superfície transparente. O motorista usa uma tela sensível ao toque para alternar entre os menus de operação.
O volante branco, que é uma reminiscência de aeronaves, além disso dá o cockpit de um olhar futurista. Bem como botões de função o display LED para o status de carga da bateria é encontrado aqui.

Fonte: Smart press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.