Today sábado, 6th junho 2020
Carros e Marcas

O seu site de carros

Novo Toyota Yaris Cross

Novo Toyota Yaris Cross

TEXTO TRADUZIDO ELETRONICAMENTE SEM REVISÃO

A vida urbana apresenta desafios muito específicos. Quando se trata de dirigir, é um ambiente no qual os motoristas valorizam cada vez mais a robustez e a posição elevada de um SUV, mas em uma escala adaptada às ruas da cidade e com ênfase especial no respeito ao meio ambiente. Ao mesmo tempo, eles querem um veículo inconfundível e sofisticado, e que ofereça a flexibilidade necessária para seu estilo de vida ativo.

Essas são precisamente as qualidades com as quais a Toyota desenvolveu o novo Yaris Cross, projetado e desenvolvido para a Europa, especificamente para atender aos requisitos e preferências do segmento europeu de B-SUV. Também será fabricado na Europa, a partir de 2021 na Toyota Motor Manufacturing France (TMMF), juntamente com a nova geração do Yaris.

Híbrido autêntico, SUV autêntico

O novo Yaris Cross baseia-se no forte legado de tecnologia híbrida da Toyota, design de modelo compacto e know-how no segmento de SUV.

Como líder mundial em tecnologia híbrida, a Toyota foi pioneira na implementação de um sistema híbrido em um veículo do segmento B: híbrido Yaris, em 2012. Como resultado de uma experiência acumulada sem paralelo, o novo sistema híbrido Yaris Cross de quarta geração oferece desempenho e eficiência excepcional.

Como membro da família Yaris, o novo Yaris Cross foi desenvolvido na nova plataforma GA-B da Toyota para modelos compactos. Além disso, ele compartilha o conceito de design e configuração com o novo Yaris e apresenta um interior espaçoso com dimensões externas compactas.

O novo Yaris Cross também é um verdadeiro SUV, beneficiando-se da experiência da Toyota após criar o conceito de SUV há 25 anos, com o RAV4 – o SUV mais vendido no mundo – e mais recentemente com a produção do sofisticado e eficiente Toyota C-HR. A posição elevada de condução e a disponibilidade de tração integral inteligente – tração integral inteligente  (AWD-i) – reforçam a condição de todo o terreno por direito próprio da nova Yaris Cross.

Com a adição da Yaris Cross, a Toyota terá uma gama de SUVs que cobrirão os segmentos mais importantes do mercado: B, C e D.

Novo sistema híbrido

Yaris Cross está equipado com a quarta geração da tecnologia híbrida da Toyota. Desde que a Toyota optou por introduzir sua tecnologia híbrida elétrica no segmento de modelos urbanos, em 2012, com o primeiro híbrido Yaris, já vendeu mais de meio milhão de unidades na Europa, tornando-se uma ferramenta poderosa para as pessoas conhecerem e valorizarem isso. tecnologia.

Yaris e Yaris Cross são os primeiros modelos a incorporar o mais recente sistema híbrido da Toyota, desenvolvido diretamente a partir dos maiores motores de 2,0 e 2,5 litros, recentemente montados em modelos como Corolla, C-HR, RAV4 e Camry. Esse sistema incorpora um novo motor a gasolina de três cilindros e 1,5 litros com o ciclo de Atkinson, projetado com grande precisão para reduzir o atrito e as perdas mecânicas e otimizar a combustão. O resultado é alto torque em baixa velocidade e excelente eficiência. Além disso, a eficiência térmica do motor é de 40%, um valor superior ao de motores diesel comparáveis, o que garante níveis reduzidos de consumo de combustível e emissões de CO 2 .

O novo sistema híbrido elétrico Yaris Cross incorpora a última geração de componentes elétricos e eletrônicos desenvolvidos pela Toyota, graças aos seus mais de 20 anos de experiência na produção de modelos híbridos, incluindo uma nova bateria de íons de lítio, mais leve e de alta tensão. e com maior desempenho. Equipa um potente motor elétrico de 59 kW, que, juntamente com o eficiente motor térmico de 1,5 litro, oferece uma potência combinada de 85 kW / 116 HP.

Os engenheiros prestaram atenção especial ao fornecimento de energia, para que o sistema sempre garanta a melhor resposta. Em termos de emissões de CO 2 , a versão com tração dianteira começa em menos de 90 g / km e a variante AWD-i cai abaixo de 100 g / km *.

Plataforma Toyota GA-B

A Yaris Cross segue os passos de seu modelo irmão ao adotar a nova plataforma GA-B da Toyota, que garante um alto nível de rigidez da carroceria e um chassi bem equilibrado, resultando em grande resposta e agilidade. .

Um SUV para aventura urbana

Com Yaris Cross, a Toyota lançará um verdadeiro SUV de pequena escala, para que os motoristas possam desfrutar da posição elevada, funcionalidade e espaço interior que desejam em dimensões compactas que o tornam um modelo perfeito para o tráfego na cidade. O design evoca as qualidades clássicas dos SUVs, com um corpo mais alto e jantes e pneus maiores que transmitem força e determinação.

O novo Yaris Cross tem a mesma distância entre eixos (2.560 mm) que o novo Yaris, mas no geral é 240 mm mais longo – 60 mm mais na saliência dianteira e 180 mm mais na traseira – dando origem a um interior mais. espaçoso. A distância ao solo é 30 mm mais alta. Em adição, em geral, Yaris transversal é mais alta e larga -90 e 20 mm, respectivamente  .

Dimensões externas (mm) Yaris Cross
Comprimento total 4.180
Largura total 1.765
Altura total 1.560
Distância entre eles 2.560

Prático e versátil

Como o verdadeiro polivalente, atenção especial foi dada ao caráter prático e versátil da Cruz Yaris. Possui um portão elétrico, muito útil quando suas mãos estão ocupadas. Além disso, a bandeja traseira ajustável em altura oferece a flexibilidade de um compartimento seguro sob o piso ou de mais espaço para itens maiores.

Além disso, a própria bandeja pode ser dividida em duas, dando aos clientes mais espaço e uma área de armazenamento embaixo do piso. A bota também é equipada com um novo sistema de correias flexíveis para proteger objetos e impedir que eles se movam durante a condução.

O Yaris Cross é tão espaçoso quanto prático. Com todos os assentos levantados e a tampa da bota no lugar, ele já oferece uma bota de grande capacidade. No entanto, se for necessário mais espaço, o sistema de banco traseiro dobrável 40:20:40 equilibra as necessidades dos passageiros com as da carga.

Tração inteligente nas quatro rodas

Uma das características que definem o novo Yaris Cross como um verdadeiro SUV é a disponibilidade de um sistema elétrico inteligente de tração nas quatro rodas AWD-i, algo único em sua categoria para um modelo híbrido.

O sistema AWD-i fornece um grau adicional de estabilidade e tração nos deslocamentos diários, útil em condições climáticas adversas ou em superfícies com pouca aderência. É um sistema elétrico mais compacto e leve que as unidades 4×4 mecânicas, o que ajudará a alcançar níveis mais baixos de consumo de combustível e emissões  de CO 2 do que qualquer outro SUV do segmento B com tração nas quatro rodas.

O sistema direciona o torque de tração para o eixo traseiro ao iniciar e acelerar. Durante a condução normal, o Yaris Cross funciona com tração nas rodas dianteiras, mas se uma aderência insuficiente for detectada, a tração nas quatro rodas será ativada automaticamente. Isso pode acontecer, por exemplo, ao dirigir em pavimentação molhada, sob chuva forte e na neve ou areia.

Sistema avançado de assistência ao motorista

A base do alto nível de segurança do novo Yaris Cross é sua plataforma GA-B, que confere ao veículo um corpo excepcionalmente rígido. Para passar nos mais rigorosos testes de segurança independentes, ele também terá sistemas de segurança ativos do pacote Toyota Safety Sense e funções avançadas de assistência ao motorista, que ajudarão a evitar uma ampla gama de riscos comuns de acidentes, mantendo o motorista informado , através de alertas preventivos e, quando necessário, da intervenção do sistema automático de travagem e direção.

Desenho

O processo de design do Yaris Cross reuniu uma grande equipe de estúdios japoneses e europeus. As palavras abaixo, de um dos membros da equipe, Lance Scott, diretor administrativo de design do estúdio Toyota EDD em Nice, França, descrevem em mais detalhes as idéias e a inspiração subjacentes.

“No início do processo, sabíamos que, embora o principal motivo para a compra do segmento B de SUVs seja o estilo, os clientes também exigem um alto nível de funcionalidade. Não é fácil conciliar os dois aspectos, principalmente em uma estrutura compacta.

Desde o primeiro momento do conceito de design, tínhamos em mente os clientes europeus, mas precisávamos conhecê-los melhor. Por esse motivo, entrevistamos clientes reais para perguntar sobre seu estilo de vida, seus gostos, suas atividades diárias e onde e como eles se divertiram.

Após um processo muito agradável e revelador, nosso entusiasmo por projetar um veículo que refletia sua personalidade e oferecia uma combinação vibrante de sofisticação e energia se intensificou.

Como equipe, criamos as palavras-chave 'robusta' e 'minimalista', que pareciam expressar dimensões compactas e agilidade, além da solidez e força de um SUV.

Quando começamos a delinear idéias para o exterior, fomos apresentados com a imagem icônica de um diamante. Como resultado, criamos a expressão 'diamante ágil', para transmitir a imagem poderosa e sofisticada de uma pedra preciosa combinada com a personalidade ágil e apaixonada que acreditávamos que o veículo deveria se mover.

Visto de cima, ou em vista de planta, como chamamos, cortamos ou cortamos o corpo para alcançar a forma de diamante que nos ofereceu o espaço necessário para enfatizar as para-lamas. Essa forma de diamante da carroceria, combinada com os quatro para-lamas ousados, nos deu uma forma energética que era tão poderosa quanto sofisticada.

É claro que queremos que o veículo seja instantaneamente percebido como um SUV, por isso enfatizamos uma maior distância ao solo, um poderoso eixo horizontal que lhe dá equilíbrio e equilíbrio, grandes arcos nas rodas com linhas mais retas e, por Obviamente, rodas grandes: até 18 polegadas!

A frente também foi um aspecto muito importante para nós. Queríamos manter o poderoso DNA da gama Toyota SUV, mas, ao mesmo tempo, dar à Yaris Cross sua própria identidade.

Na traseira, focamos novamente em dar uma presença firme ao veículo, com pára-lamas amplos que reforçam a imagem bem estabelecida nas rodas. A combinação horizontal dos faróis traseiros e da janela traseira demonstra claramente a afinidade da família para o Yaris, embora sua traseira mais larga e quadrada aponte para uma maior flexibilidade da bota para o uso diário.

Para a cor externa, inicialmente pensamos em algo que pudesse transmitir uma imagem ativa e de alta qualidade que nossos clientes em potencial realmente valorizariam. Se olharmos para as tendências futuras de cores, veremos que há uma tendência crescente em relação ao ouro e outros metais preciosos, mas queríamos oferecer algo um pouco mais natural e urbano. Adicionando um toque sutil de verde na direção do ouro, enquanto reduzimos a saturação da cor para enfatizar a aparência metálica, conseguimos um apelo urbano, porém ativo, que destacava a forma da superfície do exterior. O resultado final é uma cor que chamamos de  Brass Gold ”.

A Toyota espera fabricar mais de 150.000 unidades por ano de Yaris Cross na fábrica da TMMF em Onnaing, perto de Valenciennes, na França, e alcançar uma fatia do segmento B-SUV na Europa de mais de 8%. Nos próximos anos, juntamente com os novos Yaris e GR Yaris, a Yaris Cross representará aproximadamente um terço do volume total de vendas da Toyota na Europa.

Samoel Weck

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.

Related Posts

Read also x