NY: “táxi do futuro” tem teto de vidro para ver arranha-céus

Postado por -

Um teto de vidro que permite aos passageiros ver os arranha-céus da cidade, pontos de recarga para telefones celulares e um navegador GPS são algumas das novidades do "táxi do futuro", que foi revelado para a imprensa especializada, nesta terça-feira, no Salão de Nova York, nos Estados Unidos.

 Apesar de todas as inovações, os veículos, fabricados pela companhia japonesa Nissan, manterão a célebre cor amarela que caracteriza os táxis nova-iorquinos. "O Nissan NV200 revelado hoje será o táxi mais seguro, cômodo e prático que tivemos nesta cidade", afirmou o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ao apresentar o veículo, que começará a percorrer as ruas da "Big Apple" em outubro de 2013.

Nova-iorquinos, turistas e fãs de automóveis poderão conhecer o novo táxi, escolhido entre outras características por seu respeito ao meio ambiente, no Salão do Automóvel de Nova York, onde permanecerá aos olhos do público desta sexta-feira até o próximo dia 15.

"Os táxis de Nova York sempre foram um ícone, e agora estabelecerão um novo padrão", disse Bloomberg, que acrescentou que as 600 mil pessoas que utilizam diariamente o táxi como meio de transporte na cidade "merecem alta tecnologia e elevada segurança que este modelo oferece".

Após um processo de seleção que durou de dois anos e também teve como concorrentes a americana Ford e a turca Karsan, o modelo NV200 da Nissan foi o escolhido pelas autoridades nova-iorquinas para receber o contrato de US$ 1 bilhão com o qual fabricará os novos táxis amarelos.

O modelo, que será montado em Cuernavaca, no México, e terá um custo de US$ 29,7 mil, foi projetado especificamente para se adequar às necessidades da cidade, por isso, entre outras características, conta com um teto de vidro para que moradores e visitantes possam observar os arranha-céus de Nova York enquanto estão nele.

Além disso, o novo veículo contará com um ponto de recarga para telefones celulares com duas entradas USB para os passageiros, portas de correr para facilitar a entrada, luzes no solo e no teto voltadas para a leitura e tapetes que ajudarão a neutralizar os odores do interior do táxi, entre outras inovações.

"O exclusivo ”táxi do futuro” oferece a experiência global da Nissan em veículos comerciais, assim como as opiniões dos motoristas e passageiros dos táxis de Nova York, que nos ajudaram a identificar importantes melhorias em relação aos modelos atuais", disse, por sua vez, o presidente e executivo-chefe da Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn.

A atual frota de táxis nova-iorquinos, que tem cerca de 13 mil veículos, será aposentada gradativamente em um prazo de três a cinco anos, em paralelo à entrada em circulação dos novos modelos, em 2013. Quatro anos depois, a Nissan colocará nas ruas uma versão elétrica do NV200.

Leia mais:

RJ – Polícia Rodoviária inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

Quem tem o carro roubado, pode ter o dinheiro do IPVA de volta

Carros espaçosos conquistam casais

Conheça a picape que virou homenagem à miss Brasil Martha Rocha

Fonte: invertia.terra

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.