O francês Sebastien Loeb vence o Rally Monte Carlo 2012

Postado por -

O campeão mundial Sebastien Loeb se destacou na 80ª Edição do Rally Monte Carlo, mais uma vez suas qualidades no asfalto e se estabeleceu no Principado, e na Cote d’Azur celebrou sua vitória.

Na primeira etapa o campeão mundial da equipe Citroen,  saiu com pneus errados, deixando a Ford com o piloto Jari-Matti Latvala, à sua frente, com uma vantagem de meio minuto na liderança,  na primeira manhã. Mas o finlandês não conseguiu segurar a posição após acidente.

O Automóvel Clube do Mónaco, que organiza o evento, com a bênção da FIA, usou pela primeira vez o sistema Super Rally, que permite que os participantes reinicie a corrida após o tempo de penalidade.

Com a Ford só foi Petter Solberg, chegou ao topo. Os noruegueses, tiveram um pneu furado após um giro de alta velocidade no final do dia em Col de la Madone, e tiveram que retornar com dois pneus de inverno, porque já tinha acabado sua cota limitada de pneus slicks. Solberg conseguiu comemorar depois de tudo, com um terceiro lugar no pódio.

Três Mini entre os dez primeiros

O piloto Sordo Dani surpreende com o segundo lugar. O espanhol foi perfeito em seu MINI-Rally. Pelas disputas internas entre a Prodrive e equipe de trabalho BMW, impulsionada por David Richards, a equipe trouxe três Countryman WRC no "top ten".

No ano passado foi comemorado o 100 º aniversário da ACM, Monte, e este ano foi o 80 º aniversário da Edição da Rainha,  a primeira vez, após quatro anos de hiato, que volta para o abrir a tradicional Copa do Mundo (WRC). Exceto por alguns quilômetros de lama e pista molhada, foi um rali de inverno ensolarado e asfalto completamente seco, mesmo no lendário Col de Turini a 1.600 metros de altitude que não teve nem um pouco de neve. O novo formato com cinco dias de condução e, portanto, custos mais elevados, não foi bem recebido por todas as equipes. ACM-Geral Michel Ferry anunciou de imediato, vamos revisá-lo e reduzir e reduzir o operacional em 2013 para quatro dias.

Comentários do Rei

Loeb, considerado o Rei do asfalto, comentou que Latvala falhou no primeiro dia em não controlar o ritmo, além dos três pontos extras conseguidos com o início controlado, com isso fixou uma vantagem de 2:45 minutos à frente do segundo colocado, o que lhe garantiu a vitória. 

A Citroen também é pilotada por Mikko Hirvonen, que levou um tempo para lidar após a mudança da Ford, para a nova unidade de trabalho DS3. O finlandês de 30 anos de idade não conseguiu um ritmo adequado, se contentou com o quarto lugar no final, além de acumular pontos importantes na classificação do campeonato de Construtores.

Ogier com alta velocidade de vôo

Atrás dele, o russo Evgeny Novikov foi o melhor piloto semi-works, chegando em quinto lugar. Melhor privado foi o checo Martin Prokop em outro Ford em nono lugar. Após o fracasso do líder da Suécia, Per-Gunnar Andersson, devido a um vazamento de combustível, o britânico Craig Breen garantiu a vitória em um Ford Fiesta Super 2000, e a classificação para a Copa do Mundo, com motor dois litros, naturalmente aspirado. Não inscritos no SWRC, mas na verdade o melhor participante de um S2000, o holandês Kevin desanimou a equipe de fábrica da VW Skoda Fabia, chegando em décimo segundo lugar.

Seu companheiro de equipe Sebastien Ogier estava queimando no primeiro dia, como uma queima de fogos e estava em quarto lugar geral, terminou com um acidente de alta velocidade no segundo dia e ficou furioso com seu desempenho. 

Confira como ficou a colocação do Top Ten:

MotoristaCarroTempo
Primeiro Sebastien LoebCito DS3 WRC4:32:39.9 h
Segundo Dani SordoMini Countryman WRC+ 2:45.5 min
Terceiro Petter SolbergFord Fiesta WRC+ 3:14.1 min
Mikko HirvonenCito DS3 WRC+ 4:06.8 min
Evgeniy NovikovFord Fiesta WRC+ 6:03.4 min
François DelecourFord Fiesta WRC+ 7:47.9 min
Pierre CampanaMini Countryman WRC+ 8:31.4 min
Ott TanakFord Fiesta WRC+ 10:34.6 minutos
Martin ProkopFord Fiesta WRC+ 16:10.7 minutos
10 Armindo AraújoMini Countryman WRC+ 16:16.6 minutos

Fonte: ACM

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.