Os carros que deram maior número de recalls em 2012

Postado por -

Com o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) previsto para entrar em vigor a partir de 16 de dezembro, a expectativa do mercado é que as montadoras de fora aproveitem o prazo para trazer um grande número de veículos para o Brasil. Embora o governo brasileiro já tenha deixado claro que tem como evitar um “surto” de importados, o número de unidades produzida em solo estrangeiro deve ter um acréscimo por aqui. E antes que os consumidores brasileiros se empolguem com a grande oferta, que pode refletir em preços mais atrativos, é bom avaliar entre outros quesitos, quais os modelos que tiveram maior índice de recall em 2011.

 

O recall é obrigatório quando o fabricante identifica qualquer problema com o carro que possa colocar a vida do usuário em risco. Os serviços executados para reparar esses defeitos devem ser totalmente gratuito e a montadora não pode estabelecer prazo para o consumidor atender ao chamado. Apesar das campanhas, muitos motoristas não atendem ao recall de seus veículos. As montadoras já divulgaram que a média de veículos que são levados para realização dos consertos é de 65%.

 

Vale lembrar que o recall vale também para os motoristas que compraram carros usados e não apenas para os que compraram os carros zero quilômetro. O consumidor que levar o carro para o reparo deve guardar os comprovantes de que o serviço foi feito, que serve como garantia caso o problema não seja solucionado.

 

Fonte: opovo.com.br

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.