Painéis solares que permitem que você e seu carro absorva os raios solares

Postado por -

As empresas Philips e Basf têm trabalhado em um painel automotivo que capta a luz solar e a transforma em energia. O painel de OLED, mesma tecnologia usada na fabricação de telas de computador, funciona como um teto solar transparente. À noite, ele é capaz de iluminar o interior do carro utilizando a energia acumulada durante o dia.

A luz emitida, ajustável, é suave e difusa e, portanto, não atrapalha o condutor. Assim como ocorre na iluminação interna tradicional dos carros, o painel é ativado ao abrir a porta. É possível acioná-lo por meio de um botão também.
Segundo o líder do projeto, Felix Gorth, a novidade permite ao motorista desfrutar de uma sensação única de espaço aberto ao mesmo tempo em que gera energia.

O gerente geral de OLED da Philips, Dietrich Bertram, se mostrou entusiasmado. “Esse projeto evidencia novas possibilidades com OLEDs e ilustra o potencial da tecnologia Lumiblade da Philips para ajudar a criar aplicações de iluminação inovadoras que melhoram a vida das pessoas“, ressaltou em entrevista ao Daily Mail. O painel foi inserido no carro conceito SmartForVision, da Daimler. Com design arrojado, o sistema é composto de placas hexagonais que dão um ar futurista ao veículo.

A espessura das placas é de 1,8 mm, o que permite sua utilização em qualquer carro e até em outros ambientes, substituindo as lâmpadas usuais com eficiência. Por enquanto, não há informações sobre quando a novidade será lançada. Espera-se, contudo, que a eficiência energética desperte o interesse da indústria automobilística.

Fonte: techtudo

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.