Parkshopping Barigüi recebe ação itinerante do programa “O TRÂNSITO E EU”

Postado por -

Atividade inclui uma minicidade, com minicarros elétricos, para realização de atividades práticas, além de oficinas de pintura e jogos educativos em realidade virtual

De 29 de setembro a 15 de outubro, as crianças que visitarem o ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, poderão aprender importantes lições de educação para segurança no trânsito. Isso porque o Instituto Renault leva até o local uma ação itinerante do programa “O Trânsito e Eu”, em mais uma atividade realizada no mês do trânsito no Brasil. A iniciativa é voltada para crianças de cinco a 12 anos e é gratuita. 
 O TRANSITO E EU Instituto Renault 


O programa conta com uma minicidade, instalada na Praça de Eventos do shopping. O local simula as condições das ruas das cidades brasileiras, possibilitando que as crianças pratiquem, com o auxílio de monitores, a convivência harmoniosa entre pedestres, motoristas (a bordo de minicarros elétricos), ciclistas, idosos, deficientes físicos e visuais. A minicidade contém ainda conceitos de sustentabilidade, como as maquetes de energia eólica para abastecimento dos minicarros elétricos.
 
O Instituto Renault leva também ao ParkShoppingBarigui uma grande inovação do programa “O Trânsito e Eu”: um jogo (serious game) em realidade virtual, em que, por meio de óculos especiais, as crianças são inseridas em um cenário interativo, onde elas devem indicar atitudes corretas e erradas em relação ao trânsito.
 O TRANSITO E EU Instituto Renault


A atividade na minicidade e com a realidade virtual é voltada para meninos e meninas de 5 a 12 anos. Crianças de até cinco anos podem participar apenas como passageiros dos minicarros ou também aprender de maneira divertida em oficinas de pintura, com temas relacionados à segurança no trânsito.
 
“A minicidade, as oficinas e a realidade virtual são ferramentas que se complementam, de forma que as crianças possam aprender, de maneira lúdica, a importância de respeitar as leis e, assim, buscar um trânsito mais humano e seguro. O Instituto Renault acredita que a educação é o único instrumento capaz de reduzir as graves estatísticas de acidentes em ruas e estradas no Brasil”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.
 
Para os pais, a Renault irá expor no local seu SUV Captur e o citycar elétrico Twizy.
 
]O TRANSITO E EU Instituto Renault 


Serviço

Período: 29 de setembro a 15 de outubro
Local: Park Shopping, Barigui Curitiba (PR) – Praça de eventos.
Endereço: R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê
Horários:

  • Segunda a sexta: das 13h às 21h
  • Sábado: das 12h às 21h
  • Domingos e feriados: das 13h às 20h 

 
O Trânsito e Eu
 
 Voltado para crianças de 7 a 11 anos, o “O Trânsito e Eu” está presente de forma permanente em sete cidades do Brasil: Curitiba, São José dos Pinhais e Maringá, no Paraná; Pelotas (RS), e os municípios paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. Nestes locais, o programa começa dentro das salas de aula, com kits ilustrados produzidos pelo Instituto Renault. Os materiais são elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, com chancela do Departamento Nacional do Trânsito. Com a lição dada na escola, as crianças vão à minicidade praticar o que aprenderam.
 
Além das ações permanentes, o Instituto Renault também realiza uma série de atividades itinerantes do programa, a exemplo da que ocorre no ParkShoppingBarigui – em parques, shoppings e eventos.
]O TRANSITO E EU Instituto Renault 


Instituto Renault
 
Criado há seis anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em três eixos: Capital Humano, voltado ao Desenvolvimento Social, à Educação e à Diversidade; Meio Ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental; e Educação para Segurança no Trânsito, que tem como destaque o projeto “O Trânsito e Eu”. Cerca de 500 mil pessoas já foram impactadas pelas ações do Instituto Renault. Mais informações em www.institutorenault.com.br.

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.