Paulista é o mais rápido nesta quinta-feira em São Luís na Seletiva de Kart Petrobras

Postado por -

Mas pilotos locais mostram força e disputa promete ser boa pelas três vagas na final da Seletiva de Kart Petrobras dentro do Norte Brasileiro. Sexta-feira terá mais um treino livre e a definição do grid

Dois treinos livres abriram nesta quinta-feira (dia 27) os preparativos para a terceira etapa classificatória da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras, torneio com a maior premiação da modalidade no Brasil. Nesta etapa, a disputa acontece dentro do Campeonato Norte Brasileiro de Kart, em São Luís, no Maranhão, onde serão conhecidos mais três finalistas de 2015.

As vagas da Seletiva serão válidas para pilotos da categoria Graduados, com idades entre 15 e 18 anos. “A primeira vaga irá para o vencedor da segunda bateria e as demais para os melhores classificados no Norte Brasileiro, seguindo o regulamento da competição e, claro, dentro dos critérios de idade da Seletiva”, explicou Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras.

Nesta sexta (28), os pilotos terão mais um treino livre e a definição do grid da corrida 1. No sábado (29), serão duas baterias, com largadas às 14 horas e 15h30. Ambas terão a disputa de 15 voltas no kartódromo João Sallen.

O Campeonato Norte Brasileiro chega a sua segunda edição, com 112 inscritos no total (divididos em sete categorias), sendo 17 na Graduados (categoria onde acontecerá as brigas pelas vagas na Seletiva). Nesta quinta, o melhor tempo ficou com o paulista Gabriel Sereia, que virou em 47s045 no segundo treino livre. O piloto, que já havia tentado a vaga este ano nas etapas classificatórias de Aldeia da Serra (SP) e Velopark (RS), viajou para o Maranhão com o objetivo de carimbar finalmente seu “passaporte” para a final da Seletiva de Kart Petrobras 2015.

“Vim para o Maranhão justamente para buscar a vaga. Tive um azar no Velopark, com a quebra do motor, e acabei não conseguindo. Agora o objetivo é conquistar aqui. É a primeira vez que venho para o Maranhão e sofri um pouco com o calor nos treinos de hoje, mas já estou começando a me adaptar”, comentou Sereia.

Outros destaques do segundo treino foram o amazonense Gabriel Silva, de 17 anos, que ficou em quinto e o maranhense José Rezende Neto, de 18 anos, que terminou em sexto. Bicampeão do Rally dos Sertões nos quadriciclos, mas sem idade para se classificar para a Seletiva, Marcelo Medeiros faz questão de prestigiar o evento e terminou em terceiro no segundo treino. Pela manhã, ele liderou a primeira sessão. Em 2008, Medeiros já foi um finalista da Seletiva de Kart Petrobras.

Nos treinos desta quinta, os pilotos ainda competiram com os seus próprios motores, mas a partir desta sexta os propulsores serão sorteados, trazendo mais equilíbrio e emoção para a disputa. A competição deste ano também mostra o crescimento do kartismo na região e sua consolidação e organização. Quase metade do grid – dos 112 inscritos – corria anteriormente de forma mais amadora, sem estar filiado a uma federação de automobilismo estadual.

Os três kartistas selecionados no próximo sábado se juntarão ao gaúcho Bruno Bertoncello, ao carioca Zaiya Fontana, aos paulistas Gaetano di Mauro, Murilo della Coletta e Luiz Matheus, e ao goiano Luiz Branquinho, já classificados nas duas etapas anteriores. Depois de São Luís, a Seletiva segue para Minas Gerais, onde serão conhecidos os três últimos finalistas.

Na final, marcada para novembro, serão 12 kartistas na briga pelo maior prêmio da modalidade no país e a participação em um programa de orientação, que inclui treino com simulador de F-1, teste com equipe de base do automobilismo europeu, participação no Mitsubishi Racing Experience, entre outros.

Os melhores tempos do 2º treino livre em São Luís (Top-10):
1) 65-GABRIEL SEREIA (2 T GRADUADOS), 47s045
2) 41-PAULO HOLANDA (2 T GRADUADOS), 47s101
3) 10-MARCELO MEDEIROS (2 T GRADUADOS), 47s124
4) 21-SERGIO CRISPIM (2 T GRADUADOS), 47s135
5) 100-GABRIEL SILVA (2 T GRADUADOS), 47s188
6) 37-REZENDE NETO (2 T GRADUADOS), 47s282
7) 58-JOÃO V. ROSSATI (2 T GRADUADOS), 47s457
8) 147-BRUNO MARTINS (2 T GRADUADOS), 47s486
9) 1-MARCOS BORGES (2 T GRADUADOS), 47s555
10) 5-BRUNO MAX (2 T GRADUADOS), 47s780

Confira a programação para o 2º Campeonato Norte Brasileiro de Kart (categoria Graduados):

Sexta-feira, dia 28
14h30 às 15h00 – 3º Treino Livre
16h00 às 16h30 – Warm up
17h00 às 17h10 – Tomada de Tempos

Sábado, dia 29
14h00 às 14h30 – 1º Bateria
15h30 às 16h00 – 2ª Bateria

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por quatro etapas classificatórias em 2015, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos serão selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 16 anos, quase 200 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contemplará três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. A premiação total – somando todas as ações – chega a 250 mil reais. O campeão receberá 64 mil reais em dinheiro.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.

Classificados 2015 (seis de 12 vagas já definidas):

Bruno Bertoncello (RS)
Zaiya Fontana (RJ)
Gaetano Di Mauro (SP)
Murilo della Coletta (SP)
Luiz Matheus (SP)
Luiz Branquinho (GO)

Confira as demais provas do calendário da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:

Fase Classificatória
29 de agosto – 3ª etapa (Campeonato Norte Brasileiro de Kart) – São Luís (MA)
17 de outubro – 4ª etapa (Copa Brasil de Kart) – Vespasiano (MG)

Final

3 e 4 de novembro – Kartódromo Granja Viana – Cotia (SP)
* Sujeito a alterações

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.