Porsche 911 GT3 RS 4.0 2012

Postado por -

A Porsche lança uma nova versão da linha 911 GT3 RS em julho deste ano, oferecendo ainda mais potência e maior desempenho. Limitado a 600 veículos em todo o mundo, o 911 GT3 RS 4.0 toma todos os atributos que tornaram o Porsche 911 GT3 um vencedor de série nas pistas de corrida e move o programa de carros GT3 à caminho de um novo patamar.

O novo modelo transmite tecnologia do automobilismo puro-sangue, até sua essência mais profunda. O motor ficou inalterado em relação ao 911 GT3 RS-R de corrida, de seis cilindros e as hastes de pistões forjadas e ligação  de titânio.

O motor de 6cc e 4,0-litros esportivo, é o maior motor em um 911, é também o mais potente motor de aspiração natural com 125 litros/cv. Ele atinge sua potência máxima de 500 cv a 8.250 rotações por minuto e oferece um binário máximo de 460 Nm às 5750 rpm.

Esse desempenho impressionante continua no bom caminho, este modelo de edição limitada alcança um tempo de volta em Nürburgring Nordschleife, de 7:27 minutos. O 911 GT3 4.0, disponível exclusivamente com um câmbio de seis-velocidade e transmissão manual esportiva, vai de 0 à 100 km/h em 3,9 segundos e, com sua engrenagem projetada para o circuito de corrida, atinge 200 km/h na marca de 12 segundos.

A dinâmica de condução do 911 GT3 RS 4.0, é o resultado de detalhes cuidadosamente coordenados. A fim de explorar melhor o aumento de potência, as configurações de chassi do novo carro foram revistos. Isso inclui o set-up da Porsche Active Suspension Management (PASM), um sistema de regulação eletrônica ativa e continua, controla as forças de amortecimento individual para cada roda e o eixo traseiro com recursos adicionais nas articulações para uma maior adaptabilidade.

Além de usar os componentes de suspensão tipicamente encontradas em corridas de automóveis, a redução de peso também é de suprema importância. Equipado de série com componentes leves, tais como assentos, capô e para-lama dianteiro de fibra de carbono, o plástico no vidro traseiro e tapetes com peso optimizado.

A edição limitada do 911 é pintada de branco Carrara como padrão e destaca a sua proximidade com o automobilismo pelo seu aspecto dinâmico. Marcas características de largura e a altura de passeio, a grande asa traseira com placas laterais adaptadas, o tubo de escape duplo central típico, e o corpo aerodinamicamente optimizado. As palhetas laterais dianteiras de deflexão do ar, os chamados "flics", fazendo sua primeira aparição em uma produção da Porsche, atestam a engenharia de precisão aerodinâmica. Eles criam maior pressão aerodinâmica sobre o eixo dianteiro e, juntamente com a asa traseira muito inclinada, o veículo ganha mais equilíbrio aerodinâmico. Como resultado, as forças aerodinâmicas exercem 190 kg adicionais em alta velocidade, empurrando o 911 GT3 RS 4,0 na estrada.

Por dentro, o 911 GT3 RS 4,0 traz características leves, bancos esportivos, interior em fibra de carbono revestida em couro preto/vermelho com Alcantara, e em vermelho "RS 4.0" nos encostos de cabeça. O volante e alavanca de câmbio também são em Alcântara, com costura vermelha.

Como é característico do 911 GT3 RS, o pacote Clubsport – composto por meia grade de proteção, chicotes de cinto de segurança, extintor de incêndio, bateria corte switch-off – é uma característica típica do modelo 4.0.

O 911 GT3 RS 4.0 é limitada a 600 exemplares em nível mundial e começará a ser vendido em julho de 2011.

Fonte: Porsche press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.