A Porsche apresenta o Mission E Concept Car

Postado por -

Ao apresentar o Porsche Mission E no Salão Automóvel de Frankfurt, a Porsche está lançando o primeiro todo elétrico “all-electrically” de quatro lugares carro esportivo na história da marca. O carro conceito combina o design emocional inconfundível de um Porsche com excelente desempenho e praticidade com visão de futuro do primeiro sistema de acionamento de 800 volts. As informações principais e especificações deste carro esporte são impressionantes: carro quatro portas com quatro assentos individuais.

Porsche Mission E Concept Car

Porsche Mission E Concept Car

O sistema de acionamento do Mission E é inteiramente novo, mas é típico Porsche, ou seja comprovado no automobilismo. Dois motores “permanently-excited synchronous” (PSM) – semelhantes aos usados ​​neste ano na Le Mans no carro vencedor, o 919 híbridos, que produz mais de 600 hp (440 kW) de energia e tem autonomia de mais de 500 km. O esportivo vem com o sistema de tração “All-wheel drive” e “all-wheel steering”, e vai de zero a 100 km/h em menos de 3,5 segundo e 200 km / h em menos de 12 segundos.

O corpo como um todo, é constituído por uma mistura funcional de alumínio, fibra de aço de carbono e polímero reforçado. As rodas são feitas de carbono: o Mission  E tem pneus largos montados em rodas de 21 polegadas na frente e 22 rodas polegadas na traseira.

Porsche Mission E Concept Car

Porsche Mission E Concept Car

O tempo de carga também surpreende, pois leva cerca de 15 minutos para chegar a uma taxa de 80% da energia elétrica através do “Porsche Turbo Charging”, carga que é aplicada em uma bateria de 800 volts.

Porsche Mission E Concept Car

Porsche Mission E Concept Car

A escultura muito reduzida da parte frontal mostra um Porsche “sweepback” clássico, e relaciona-se com o carro-conceito 918 Spyder e seus carros de corrida. Um novo tipo de matriz de LED nos faróis em típico desenho de luz de quatro pontos, captam o olhar do espectador. Integrado como um elemento pairando no fluxo de ar da entrada de ar, eles emprestam um caráter futurista para o “front-end”. As quatro unidades de LED são agrupadas em torno de um sensor e servem como uma luz indicadora. Asas dianteiras distintivas e uma capota extremamente decotada, são referência ao design do 911. A linha das janelas laterais também é semelhante à do 911, no entanto, com uma diferença importante: duas portas em contra-abertura que permitem a entrada conveniente – sem o pilar B. Outra diferença: no lugar do espelho da porta, câmeras discretas são montadas nos lados que contribuem para aerodinâmica do carro.

Porsche Mission E Concept Car

Porsche Mission E Concept Car

O design traseiro ressalta a arquitetura de um carro esporte típico. A cabine magra com seu pára-brisas traseiro acelerado, que atrai para dentro na parte de trás, cria espaço para a forma esculpida das asas traseiras que só um Porsche pode ter. Um emblema tridimensional “PORSCHE” iluminado a partir do interior paira sob um arco de luz que se estende por toda a largura de um elemento de vidro preto.

Interior: luz e aberto com quatro assentos individuais

O interior do Mission  E transfere todos os tradicionais princípios de design da Porsche no futuro: abertura, design purista, arquitetura limpa, orientação ao motorista e “cality practi” todos os dias. O conceito de acionamento totalmente elétrico tornou possível reinterpretar completamente o interior. A falta de um túnel de transmissão, por exemplo, abre-se espaço e proporciona um ambiente arejado mais leve e mais para o interior inteiro. Entre os bancos dianteiros, o console central – elegantemente curvado como uma ponte com espaço aberto abaixo dele que se estende até o painel.

Porsche Mission E Concept Car

Porsche Mission E Concept Car

Exibição e conceito de controle: intuitivo, rápido e livre de distrações

Um novo mundo baseado em um conceito inovador de controle de exibição e abre-se diante do motorista. É intuitivo, rápido e livre de distrações – criado para o carro esportivo de amanhã. O visor do condutor “gree fili” é curvo, “low-profile” e “free-standing”. O painel de instrumentos mostra cinco instrumentos circulares – eles podem ser reconhecidos como Porsche, mas eles são exibidos praticamente na tecnologia OLED, ou seja, por diodos emissores de luz orgânicos. Os instrumentos redondos são organizados de acordo com os temas relevantes para o motorista do carro Connected, Performance, Drive, Energia e Sport Chrono. Um sistema de “eye-tracking” detecta, através de câmera, que instrumento o motorista está visualizando. O condutor pode então ativar o menu do instrumento em foco pressionando um botão no volante e navegar nele – que também envolve uma interação de “eye-tracking” e ativação manual. Mas isso não é tudo: o display segue a posição do assento e atitude corporal do condutor no que é conhecido como um efeito de “paralaxe”. Se o condutor fica mais baixo, mais alto ou inclina-se para um lado, o visor 3D dos instrumentos redondos reagem e se movem com o condutor.

Porsche Mission E Concept Car

Porsche Mission E Concept Car

Display holográfico com controle por gestos “free-touch”

Todo o painel é cheio de novas idéias. Sua divisão em duas camadas tridimensionalmente estruturantes reforça a impressão de leveza e clareza. Na camada superior do visor do condutor, e entre os níveis há um display holográfico que se estende muito para o lado do passageiro. Ele mostra os aplicativos individualmente selecionáveis, que são empilhados no espaço virtual e arranjados por prioridade com um efeito tridimensional. O motorista – ou passageiro – pode usar esses aplicativos sem tocar na tela para controle de funções básicas, tais como meios de comunicação, navegação, controle de clima e contatos. O símbolo desejado é ativado por gestos que são detectados por sensores.

Porsche Mission E Concept Car

Porsche Mission E Concept Car

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.