Porsche reforça seu grupo de pilotos

Postado por -

A Porsche celebrou as relevantes conquistas obtidas por suas equipes e pilotos em 2016 na festa de gala Noite dos Campeões, realizada em Weissach, na Alemanha. Nessa ocasião, foi anunciada a nova formação de pilotos da marca para a temporada de 2017. 

919 Hybrid: novos trios de pilotos para os carros de número um e dois 
A Porsche Motorsport LMP voltará às pistas em 2017 para defender seus títulos mundiais, participando das nove etapas do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Os dois Porsches 919 Hybrid vão competir novamente ostentando os números um e dois. A alteração mais importante nos carros participantes da categoria LMP1 estará dentro do cockpit. Após a saída de Romain Dumas, Mark Lieb e Mark Webber do grupo de pilotos da LMP1, três recém-chegados se juntarão à equipe. Dois deles são provenientes do grupo de pilotos de fábrica da própria Porsche: o neozelandês Earl Bamber (26 anos) e o britânico Nick Tandy (32). Ambos já viveram uma rica experiência com o 919 Hybrid: em 2015, juntaram forças com o piloto da Fórmula 1 Nico Hülkenberg para participar da 24 Horas de Le Mans ao volante de um terceiro Porsche LMP1 e obtiveram uma convincente vitória. 

A terceira aquisição da equipe, André Lotterer (35 anos), já subiu três vezes ao degrau mais alto do pódio em Le Mans e foi coroado como campeão do Campeonato Mundial de Endurance de 2012 como piloto de fábrica da Audi. Lotterer e Tandy irão compartilhar a tarefa de pilotar o Porsche 919 Hybrid número 1 com o atual Campe-ão Mundial de Endurance Neel Jani (32 anos). Junto com os neozelandeses Earl Bamber e Brendon Hartley (27 anos) no cockpit do carro número 2 estará Timo Bernhard (35), da Alemanha. 

Graças ao contínuo desenvolvimento, o 919 do ano que vem trará mais um passo em sua evolução tecnológica, apresentando um jogo de cores completamente novo, um kit aerodinâmico otimizado e uma completa atualização de praticamente todos os seus componentes. O veículo será oficialmente apresentado em 23 de março, no prólogo do WEC, que pela primeira vez será realizado em Monza, na Itália. 

Três novos pilotos de fábrica na categoria GT
Com a promoção de Earl Bamber e Nick Tandy para a categoria LMP e a volta de uma terceira equipe da fábrica para o Campeonato Mundial de Endurance da FIA, novos pilotos foram contratados. Com o alemão Dirk Werner (35 anos), um experiente piloto da Porsche volta ao cockpit de um 911. Werner competiu com carros da Porsche de 2004 a 2009, tempo em que garantiu o título de campeão da Porsche Carrera Cup Deutschland 2006, venceu na categoria GT da Grand Am Series em 2007 e 2009 e foi premiado na Porsche Cup em 2009 como o melhor piloto privado. 

Entre 2010 e 2016, ele competiu pela BMW como piloto da equipe de fábrica em vá-rios campeonatos, incluindo o DTM e o IMSA Weathertech Sportscar Championship. 

O belga Laurens Vanthoor (25 anos) venceu o Grande Prêmio de Fórmula 3 de Macau de 2010, conquistou o título de 2013 da FIA GT Series e embolsou várias vitórias em corridas de longa distância: a 24 Horas de Spa de 2014, a 24 Horas de Nürburgring 2015 e as provas 12 Horas de Sepang e 24 Horas de Dubai em 2016. Há duas semanas, o piloto da Audi venceu na prova da FIA GT World Cup em Macau. Sven Müller (24 anos) foi promovido da Porsche junior para piloto de fábrica. O alemão passou por três anos de treinamento na Porsche para tornar-se piloto de corri-das profissional e, em 2016, levou para casa os títulos de campeão da Porsche Carrera Cup Deutschland e da Supercopa Porsche Mobil 1 internacional.

Time de fábrica da Porsche quer conquistar os títulos de campeões da FIA WEC GT World Championship 2017.

Além de sua participação na LMP1, a Porsche também vai enviar às provas do campeonato FIA WEC 2017 uma equipe de fábrica para lutar pelos títulos de melhor piloto e fabricante mais bem sucedida no campeonato, que serão atribuídos pela primeira vez. "Este é um impulso significativo em nosso envolvimento com o automobilismo esportivo, que reforça que escolhemos a plataforma correta para disputar o WEC", afirmou Michael Steiner, membro do Conselho Executivo da Porsche AG para Pesquisa e Desenvolvimento. A equipe Porsche Motorsport GT irá participar da classe GTE Pro com um par dos novos 911 RSR. Os pilotos confirmados até agora para esses carros são Michael Christensen (26 anos), Frédéric Makowiecki (36) e Richard Lietz (33). 

A Porsche quer ganhar dois títulos nos Estados Unidos com dois 911 RSR 

A Porsche entrará competirá pela quarta vez com uma equipe de fábrica no mais importante campeonato americano de carros esportivos, o IMSA Weathertech SportsCar Championship. Assim como na FIA WEC, a Porsche Motorsport GT colocará na pista dois novíssimos 911 RSR. Compartilhando o cockpit do carro número 911 estarão Patrick Pilet (35 anos) e Dirk Werner (35). Em eventos especialmente longos, como a 24 Horas de Daytona, 12 Horas de Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans, a dupla contará com o apoio de Richard Lietz. Os pilotos titulares do carro número 912 são Kévin Estre (18 anos) e Laurens Vanthoor, com Frédéric Makowiecki se juntarão a eles nas quatro provas clássicas de longa distância. A corrida de abertura da temporada será a 24 Horas de Daytona, no dia 28 de janeiro.

Porsche reestrutura seu programa de desenvolvimento para jovens pilotos

A Porsche está complementando seu bem sucedido Junior Programme com mais um módulo: Graças aos seus marcantes sucessos nas séries da marca, o italiano Matteo Cairoli (20 anos) e o francês Mathieu Jaminet (22) continuarão a receber fundos e apoio como "Young Professionals" (jovens profissionais), apoiando equipes clientes em suas campanhas internacionais nas categorias GT. Três jovens pilotos serão apoiados como Porsche Juniors em 2017: Dennis Olsen (20 anos), da Noruega, e o australiano Matt Campbell (21) disputarão a Porsche Mobil 1 Supercup. O estreante na GT Thomas Preining (18 anos), da Áustria, terá seu desafio na Porsche Carrera Cup Deutschland.

Robert Renauer é o vencedor da Porsche Cup

O vencedor da Porsche Cup deste ano, o troféu reservado ao piloto independente melhor sucedido da Porsche é de um corredor alemão. Robert Renauer (31) recebeu o ambicionado troféu das mãos do Dr. Wolfgang Porsche, Presidente do Conselho Supervisor da Porsche AG. Além disso, Renauer levou para a casa um Porsche 911 avaliado em 120 mil euros. Graças aos seus sucessos na ADAC GT Masters, na European Le Mans Series e na 24 Hour International Endurance Series, ele amealhou 7.355 pontos ao longo da temporada de 2016 ao volante de vários carros de competição da Porsche. Em segundo lugar, o alemão Christian Ried receberá um prêmio em dinheiro no total de 30 mil euros. Já o espanhol Daniel Diaz Varela, terceiro colocado, fez jus a 25 mil euros. O prêmio Porsche Cup é atribuído desde 1970 e se baseia numa ideia de Ferry Porsche. 

Pilotos Porsche 2017

LMP1 – 919 Hybrid nº 1
Neel Jani (32) Suíça
André Lotterer (35) Alemanha
Nick Tandy (32) Grã-Bretanha

LMP1 – 919 Hybrid nº 2
Earl Bamber (26) Nova Zelândia 
Timo Bernhard (35 anos) Alemanha
Brendon Hartley (27) Nova Zelândia

Pilotos de fábrica da categoria GT
Jörg Bergmeister (40) Alemanha
Michael Christensen (26) Dinamarca
Romain Dumas (38) França
Kévin Estre (28) França
Wolf Henzler (41) Alemanha
Richard Lietz (33) Áustria
Frédéric Makowiecki (36) França
Sven Müller (24) Alemanha
Patrick Pilet (35) França
Laurens Vanthoor (25) Bélgica
Dirk Werner (35) Alemanha

Jovens Profissionais
Matteo Cairoli (20) Itália
Mathieu Jaminet (22) França

Porsche Juniors
Matt Campbell (21) Austrália
Dennis Olsen (20) Noruega
Thomas Preining (18) Áustria

Sobre a Porsche
A Porsche Brasil tem sede em São Paulo e importou o primeiro veículo em agosto de 2015. É a primeira subsidiária da Porsche na América Latina. A rede de concessionárias da Porsche no Brasil possui atualmente nove Porsche Centers. A Stuttgart Veículos possui e administra as concessionárias Porsche em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campinas e Florianópolis. Em Brasília e Ribeirão Preto a marca é representada pela Eurobike