Porsche revelará novíssimo Porsche 911 Carrera 2012

Postado por -

Aos 48, o Porsche 911 Carrera está mais jovem do que nunca. O carro esportivo emblemático de sétima geração, totalmente redesenhado, está no centro das atenções com uma silhueta elegante e estendida, contornos excitantes e recursos planejados com precisão. No, entanto, de todos os ângulos é indubitavelmente um 911, cumprindo a filosofia de projeto "evolução, não revolução" do Porsche 911 Carrera.

O chassi com 100 mm ou 3,9 polegadas a mais e altura global reduzida corrobora a aparência revigorada e atlética mas, mesmo assim, elegante. Visto de frente, o olho é atraído para os para-lamas de arco amplo, marca registrada do 911, enfatizando o trem de rodagem dianteiro mais largo. Os espelhos laterais são, agora, montados na extremidade superior da porta, o que ajuda também a enfatizar a nova linha de design e dá uma impressão visual de largura.

O novo corpo é uma construção leve em alumínio de aço composto e contribui muito para redução de peso, cerca de 45 kg à menos, quando comparado com o corpo do 911 anterior. Quando combinado com a maior rigidez estrutural e aerodinâmica otimizada – incluindo um mais amplo, estendendo variavelmente, spoiler traseiro.

 Para complementar o design exterior moderno, designers Porsche criaram uma reminiscência interior do Carrera GT. O condutor está mais ainda estreitamente integrado dentro do cockpit, graças ao console central subindo e alavanca de câmbio ou seletor localizado perto do volante. Como com o exterior, elementos clássicos Porsche abundam dentro. O  painel de instrumentos vem com cinco bitolas redondas – uma delas uma tela multifuncional de alta resolução, e, claro, o tacômetro central e o bloqueio de ignição à esquerda do volante.

Definindo o padrão em sua classe, o novo 911 Carrera e Carrera S 911 elevam o desempenho e eficiência. Todas as versões usam menos de 10 litros de combustível para rodas 100 km (oficial EUA EPA estima o consumo de combustível são TBD),ou seja, faz mais de 10 km/l, e as emissões são até 16% menor no Novo Ciclo de Condução Europeia (NEDC) quando comparado com o antecessor .

A funçao Start/Stop do motor, gestão de transmissão térmica, recuperação do sistema elétrico, primeira transmissão manual do mundo de sete velocidades e – em conjunto com a Porsche Doppelkupplungsgetriebe (PDK), são equipamentos a ser destacados. A nova direção assistida eletro-mecânica oferece não só a precisão e feedback, típicos da Porsche, mas também ajuda a aumentar a eficiência e reduzir o consumo de combustível.

Por exemplo, o 911 Carrera com o novo motor boxer de 350 cv, 3,4-litros e PDK opcional, chega a fazer 12 km/l (baseado no NEDC), valor menor do que seu predecessor.

O 911 Carrera S com seus 400 cv, motor boxer de 3,8 litros – 15 cv a mais do que antes – alcança 11,5 km/l (NEDC) quando combinado com a transmissão PDK opcional. Isto representa uma diminuição do consumo de combustível de 14%.

Ao mesmo tempo, há melhorias de desempenho em ambos os modelos. O 911 Carrera S com PDK acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. Usando a função Launch Control do pacote opcional Sport Chrono, cai para 3,9 segundos. O 911 Carrera com PDK precisa apenas 4,4 segundos para acelerar de 0 à 100 km/l e 4,2 segundo quando se utiliza a função do pacote opcional Sport Chrono de Launch Control. O máximo de velocidade para o 911 Carrera e 911 Carrera S é 305 km/h e 290 km/h, respectivamente.

O novo 911 oferece uma melhor dinâmica longitudinal e desempenho superior sem precedentes em termos de dinâmica transversal. Além da maior distância entre eixos, maior agilidade, a precisão e estabilidade de condução são baseadas, entre outras coisas, na parte mais larga na frente, o eixo traseiro novo e direção assistida eletro-mecânica nova. Dependendo do modelo, há outros opcionais de série ou sistemas de controle de ativos disponíveis, que podem ajudar melhorar ainda mais a dinâmica global de condução. Isso é especialmente verdadeiro para o Controle Porsche Dynamic Chassis (PDCC) sistema de estabilização ativa roll, disponível pela primeira vez no 911 Carrera S. O sistema ajuda a manter os pneus na posição ideal em relação à estrada superfície, em uma curva.

Os primeiros modelos 911 chegarão as concessionárias dos EUA a partir de fevereiro de 2012. O novo Carrera Coupê 911 terá um MSRP básico de $ 82.100, enquanto o 911 Carrera Coupe S de base MSRP serão $ 96,4 mil dólares (sem frete). Ambos os modelos irão incluir equipamento adicional substanciais quando comparado aos modelos anteriores.

Fonte: Porsche press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.