Power confirma vantagem e é pole; Brasil fica fora do top 10

Postado por -

O grid de largada para a São Paulo Indy 300 não terá brasileiros nas dez primeiras colocações. No treino de classificação para a etapa paulistana da Fórmula 1, realizado na tarde deste sábado no Circuito do Anhembi, a pole position foi conquistada pelo australiano Will Power, da Penske, que marcou 1min21s404 em sua melhor volta na última parte do treino.

Vencedor das duas primeiras edições da prova de São Paulo na Indy, em 2010 e 2011, e líder do campeonato com duas vitórias em três provas, Power confirma seu bom momento e sua vantagem técnica em São Paulo, onde já liderou o primeiro treino livre. Na briga pela pole, sem rivais da casa, teve apenas como ameaça o escocês Dario Franchitti, da Chip Ganassi, que foi segundo. Scott Dixon, James Hinchcliffe, Ryan Hunter-Reay e Justin Wilson completam as seis primeiras colocações.

Mesmo correndo em casa, os pilotos brasileiros não foram bem: Rubens Barrichello (KV Racing), Helio Castroneves (Penske) e Bia Figueiredo (Andretti), todos paulistas, acabaram eliminados na primeira parte do treino classificatório, respectivamente em 13º, 20º e 21º lugares. Tony Kanaan, baiano da KV Racing, passou para a segunda fase, mas foi eliminado e largará no 12º lugar. É o melhor brasileiro.

O treino começou com Bia Figueiredo abrindo o Grupo 1 da classificação. Justin Wilson, da Dale Coyne, assumiu o primeiro lugar com 1min22s848, e se estabeleceu. Logo na sequência, James Hinchcliffe (Andretti) abria volta, mas escapou no S de Samba e precisou de desdobrar para contornar a chicane.

Perto do fim do primeiro grupo, Will Power confirmou seu favoritismo e assumiu o primeiro lugar, marcando 1min21s613 com sua Penske. Scott Dixon (Chip Ganassi) e James Hinchcliffe vinham em terceiro. Justin Wilson, Tony Kanaan e Marco Andretti vinham logo atrás, completando as seis primeiras posições que passavam para a próxima fase.

Para os brasileiros, o Grupo 1 foi de maus resultados. Apesar da classificação de Kanaan, Rubens Barrichello (sétimo colocado) e Bia Figueiredo (no 11º lugar) foram eliminados. O piloto da KV Racing, pela quarta corrida consecutiva, não consegue passar pela primeira fase do treino de classificação. Pior: escapou de traseira e quase encheu o muro.

No Grupo 2, quem decepcionou foi Helio Castroneves. Apesar de ter conseguido recuperar o carro que fora destruído na batida que sofreu no segundo treino livre, o brasileiro da Penske ficou apenas no décimo lugar da sessão, com o tempo de 1min22s414, sem conseguir uma vaga entre os seis que avançaram.

O primeiro lugar deste grupo ficou com Dario Franchitti, da Chip Ganassi, que marcou 1min21s566. Logo atrás, vieram Ryan Hunter-Reay, Josef Newgarden, Mike Conway, Ryan Briscoe e Graham Rahal – o sexto colocado, registrando 1min22s079.

Na segunda fase do treino, Franchitti assumiu o primeiro lugar com 1min21s599, com exatos 0s2 de diferença para Justin Wilson. James Hinchcliffe assumiu o posto de Wilson, que caiu para quinto. No entanto, Tony Kanaan não conseguiu brigar por uma vaga na disputa pela pole position e acabou eliminado com o 12º tempo: 1min22s521.

Na briga pela pole position, Justin Wilson fez o primeiro bom tempo, com 1min22s676. No entanto, Franchitti logo baixou a marca para 1min21s281 e assumiu o primeiro lugar. Porém, no fim, Will Power confirmou no fim seu favoritismo, marcando 1min21s405 e assumindo primeiro lugar. O escocês da Chip Ganassi, com 1min21s448 será segundo no grid da corrida deste domingo, com largada marcada para as 12h30 (de Brasília).Veja o grid de largada para o GP de São Paulo da Indy

1. Will Power (AUS/Penske) 
2. Dario Franchitti (ESC/Ganassi) 
3. Scott Dixon (NZL/Ganassi) 
4. James Hinchcliffe (CAN/Andrett)
5. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti) 
6. Justin Wilson (GBR/Dale Coyne) 
7. Graham Rahal (EUA/SC-Ganassi) 
8. Mike Conway (GBR/AJ Foyt) 
9. Josef Newgarden (EUA/Fisher-Hartman) 
10. Ryan Briscoe (AUS/Penske) 
11. Marco Andretti (EUA/Andretti) 
12. Tony Kanaan (BRA/KV) 
13. Rubens Barrichello (BRA/KV)
14. EJ Viso (VEN/KV) 
15. JR Hildebrand (EUA/Panther) 
16. Charlie Kimball (EUA/NN-Ganassi)
17. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt-Hamilton)
18. James Jakes (GBR/Dale Coyne) 
19. Sebastien Bourdais (FRA/Dragon) 
20. Hélio Castroneves (BRA/Penske) 
21. Bia Figueiredo (BRA/Andretti) 
22. Ed Carpenter (EUA/Ed Carpenter) 
23. Simona de Silvestro (SUI/HVM) 
24. Oriol Servia (ESP/Dreyer Reinbold) 
25. Katherine Legge (GBR/Dragon) 
26. Takuma Sato (JPN/Rahal-Letterman-Laningan)

Fonte: terra

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.