Presidente Fernando Henrique Cardoso encerra o XXI Congresso da FENABRAVE

Postado por -

O XXI Congresso FENABRAVE e a Expo FENABRAVE  terminaram na última sexta-feira (25), no Expo Center Norte, em São Paulo, com a palestra do ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, à convite do presidente da instituição, Sérgio Reze. Em seu pronunciamento, FHC apresentou para mais de 2,5 mil congressistas, questões relevantes, como as políticas econômicas e financeiras brasileira, além de um balanço geral da situação de diversas economias mundiais.


Para o palestrante, a globalização uniu os mercados, principalmente com o auxílio da comunicação interbancária, que integrou sistemas e, com isso, economias de diversos países passaram a ter certa dependência relativa nos mercados. "As instituições financeiras foram beneficiadas com esta abertura de fronteiras na comunicação. E esta transformação afetou diretamente a vida das pessoas. Hoje um banco não vive sem internet", comentou.

Durante a palestra, FHC fez um panorama geral das economias globais, informando que a China terá papel importante na recuperação financeira da Europa, além de afetar diretamente outros mercados, como países da América Latina, já que são os grandes fornecedores de commodities agrícolas e minérios. "Com isso, todos os países da América Latina eliminaram a dívida externa. Agora imagine o que pode acontecer se a China deixar de comprar", alertou o ex-Presidente.

Com relação ao Brasil, Fernando Henrique Cardoso defendeu que o país deve se preparar para a entrada de novas matrizes energéticas. Comentou, também, sobre a política econômica e fiscal e, principalmente, sobre a ausência dos debates políticos entre os membros da sociedade. "Onde estão os líderes para questionarem pontos fundamentais para a sobrevivência do País?", concluiu.

Fonte: FENABRAVE press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.