Conheça o primeiro concept car da Peugeot

Postado por -

O Peugeot Quasar (1984) é o primeiro protótipo da Peugeot por consenso popular. É porque ele foi o primeiro projeto do gênero que atende todos os quesitos que um carro conceito precisa , ou seja, para fazer avançar as tendências futuras. Então em 1936 a Peugeot revelou seu primeiro carro conceito: o Peugeot 402 ‘Ano 1940’ ou ‘N4X’.

N4X ou Peugeot 402 foi encomendado pelo engenheiro Jean Andreau. No escritório de projetos estavam em busca de um modelo que iria melhorar tanto a velocidade máxima e consumo de combustível dos 402 existentes.

Andreau desenvolveu este modelo e mais o 402 existente. O N4X trouxe inovações importantes introduzidas no projeto e aerodinâmica. Mas ele surpreendeu com elementos como a frente, pára-brisas, janelas laterais e os lados e, especialmente, a fuselagem traseira com a responsabilidade de ser uma aparência distinta. Por exemplo, incluiu uma espécie de simulação de um estabilizador baseado barbatana de golfinhos na traseira, que deu-lhe uma figura única.

A primeira versão do 402 N4X teve o mesmo motor que o modelo standard. No entanto, Andreau alcançou uma melhora significativa na aerodinamicamente certificada no túnel de vento: que passou de uma aceleração máxima de 115 kmh para 140 km / h. Além disso, o consumo de combustível diminuiu em um terço.

Este conceito também serviu como um teste para certas inovações técnicas. Por exemplo, Andreau começou a trabalhar com motor de oito cilindros em V e descartado por razões de inviabilidade industrial.

N4X O Peugeot 402 foi apresentada no mesmo quadro como o 402 e com uma unidade deste modelo no Paris Motor Show 1936. A marca de confiança era tal que foi acompanhado pelo slogan “O Carro do Ano 1940 ‘ .

Infelizmente, a história não permitiu que essa promessa fosse cumprida eventualmente. O início da II Guerra Mundial interrompeu as possibilidades de tornar este concept car em realidade. Havia seis unidades deste protótipo, a maioria dos quais acabaria sendo destruídas.

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.