Rali: Ruben Carrapatoso conquista primeira vitória na modalidade

Postado por -

Piloto paulista levou apenas quatro corridas para superar os atuais campeões e vice-campeões brasileiros e chegar a sua primeira vitória no Campeonato Paulista de Rali de Velocidade

Um carro de rali e um kart têm pouca coisa em comum e, até por isso, as corridas destas duas modalidades exigem habilidades bem diferentes por parte dos pilotos. Mas a distância que separa estes dois extremos do esporte a motor foi superada rapidamente pelo paulista Ruben Carrapatoso, que no último fim de semana venceu a última etapa do Campeonato Paulista de Rali de Velocidade, disputada na cidade de Ibaté.

Campeão mundial da modalidade de base do automobilismo e ex-piloto de Fórmula Renault, Fórmula 3 e Stock Car, Carrapatoso estreou neste ano em competições de Rali e, em apenas quatro etapas disputadas, chegou a sua primeira vitória em um torneio que contou com a participação dos atuais campeões e vice-campeões da Copa Peugeot, torneio nacional que está entre os mais importantes do país.

Em cinco especiais de alta velocidade, que chegaram a ter curvas de grau de dificuldade 5 – percorridas na terra a mais de 180km/h -, Ruben superou outros seis pilotos da categoria A6 (veículos com motores 1.6, preparação livre e tração 4×2), e ressaltou o bom trabalho de preparação feito pela equipe APS Racing, de Alexandre Silva. Ele também classificou como "sem erros" sua pilotagem na etapa realizada na região de São Carlos, que teve cinco trechos cronometrados de alta velocidade.

"Vencer pela primeira vez em qualquer categoria é uma experiência ótima, me senti um iniciante novamente. Esta foi uma etapa difícil por causa das altas velocidades, mas por outro lado me adaptei bem a esse tipo de especial. A parceria com meu navegador, o Haroldo Soares, também tem me ajudado muito, porque ele foi piloto e me dá muitas dicas até mesmo durante o trecho cronometrado. Sem dúvida eu teria levado bem mais tempo para vencer pela primeira vez se não tivesse uma equipe como esta", comentou Carrapatoso.

O piloto paulista conquistou sua primeira vitória em competições de rali sem precisar se aproveitar do abandono de nenhum adversário direto na briga pelas primeiras posições. Todos os nomes considerados favoritos chegaram ao final das especiais, o que acaba valorizando ainda mais a primeira vitória do campeão mundial de kart no mundo off-road.

"Comecei no rali meio que por brincadeira, mas depois da primeira etapa me apaixonei pelo estilo da competição e comecei a levar tudo mais a sério. Este é um ambiente bem diferente dos autódromos ou kartódromos, e tive que reaprender a pilotar. Mas isso me motivou ainda mais. Cheguei para esta última corrida do ano com o objetivo de me aproximar do tempo dos líderes, e considero, de certa forma, essa vitória uma surpresa. Estou muito feliz pelo resultado", declarou o piloto.

Com o resultado obtido no último fim de semana, Carrapatoso fechou o campeonato na terceira posição, muito perto do vice-campeonato mesmo tendo disputado apenas quatro das seis rodadas da competição. O sucesso no rali de Ibaté fez com que o piloto ressaltasse seu interesse em disputar toda a temporada da categoria em 2012. Veja como terminou a última prova do Campeonato Paulista de Rali em 2011:

1) Ruben Carrapatoso / Haroldo Soares (206/Peugeot), 39:57,6
2) Luccas Arnone / Felipe Costa (206/Peugeot), 40:32,8
3) Emerson Destro / Sérgio Avalone (207/Peugeot), 40:52,8
4) Francisco Gallucci / Humberto Gallucci (206/Peugeot), 42:30,8
5) Sérgio Confortini / Francis Herrero (206/Peugeot), 44:45,2
6) Silvio Sanino / Alexandre Maçolla (Gol/VW), 47:48,4
7) Fábio Jorge / Marco Amorim (Gol/VW), NC

Fonte: Inova Comunicação

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.