Rally dos Sertões: time de tricampeão mundial tenta repetir 2019

Com os atuais tricampeões mundiais e um time que conta com vários títulos na competição, a Can-Am Monster Energy Rally Team entra na 28ª edição do Rally dos Sertões como uma das principais referências do off-road brasileiro. Todo concentrado na categoria que mais cresce e tem sido a mais competitiva do fora de estrada no país, a UTV, o time baseado em Jundiaí, no interior de São Paulo, contará com quatro carros listados entre os principais favoritos ao título. Em 2019, por exemplo, a equipe conquistou três dos quatro primeiros lugares no Sertões e agora chega determinada a repetir o desempenho na prova que se inicia no próximo sábado (31), com o prólogo na região do autódromo de Mogi Guaçu, também no interior paulista.
Com dez títulos no Sertões, sendo dois na Geral e oito por categoria, Reinaldo Varela volta à prova com o navegador Gustavo Gugelmin, com quem conquistou o tricampeonato mundial de Rally Cross-Country em 2019. "Já disputei várias vezes esta prova e sei que a cada ano o roteiro fica mais desafiador. E isso é o que nos motiva a vencer o Sertões", resume ele.

Chuva pode complicar – "Acho que em 2020 nós teremos uma das edições mais disputadas, e na UTV está evidente que o resultado final é totalmente imprevisível. Vamos tentar repetir nosso desempenho do ano passado, que foi muito bom. Será obviamente difícil, mas fizemos nossa parte, novamente estamos focados e preparados. Um elemento importante é a chuva, que está prevista para os três primeiros dias de corrida – isso preocupa, por que dificulta as coisas, mas treinamos e nos preparamos bem para qualquer situação. Temos grandes equipes e pilotos de nível internacional no Sertões, realmente essa será uma competição muito qualificada", definiu o piloto da equipe Can-Am Monster Energy Rally Team, que foi vice-campeão da prova em 2019, além de ter vencido na categoria UTV Pro Over.
A Monster Energy Rally Team contará ainda com as duplas formadas pelos filhos de Reinaldo na posição de pilotos: Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, Gabriel Varela/Eduardo Shiga, e Rodrigo Varela/Gunnar Dums. Bruno, Gabriel e Rodrigo possuem títulos de campeão e vice em vários níveis e categorias do Sertões, o que deu aos Varela no meio do off-road o apelido de "Família da Poeira".
"É sensacional o carinho que as pessoas têm pela nossa equipe em todos os lugares aonde vamos", diz Rodrigo Varela, o mais velho dos três herdeiros do tricampeão mundial. "Mas é importante frisar que tudo o que conquistamos é resultado de um trabalho em equipe construído por muitos anos. Somente neste Sertões nossa equipe contará com o apoio in loco de 45 pessoas, que cuidam da parte técnica, logística, estratégia, alimentação, enfim, é uma organização que o público em geral não vê e que nos dá muito orgulho", completa Rodrigo, que no Sertões foi campeão na categoria Quadriciclos Experience 450 (2009), e depois conquistou o vice-campeonato em 2010 (Quadriciclo 450), 2013 e 2015 – os dois últimos já nos UTVs.

Sobre o Sertões 2020 – Da largada em Mogi Guaçu, interior paulista, até a bandeirada final, no dia sete de novembro, no Maranhão, os competidores terão percorrido 4.749km, cruzando também os estados de Minas Gerais, Goiás e Tocantins, além do Distrito Federal. Com a criação da categoria Light, o grid contará com 233 veículos e 403 competidores. A categoria UTV reunirá 55 veículos, dois a mais do que em 2019. No total, a prova contará com a participação de 403 inscritos entre pilotos e navegadores. A prova terá início com um prólogo realizado na região do Autódromo Velocitta.

samoelweck
  • samoelweck
  • Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.