Recordista de poles, Cirino comanda o grid em Caruaru

Postado por -

Mais rápido em três dos quatro treinos livres disputados no Autódromo Internacional Ayrton Senna, o paranaense Wellington Cirino confirmou na tarde deste sábado (5) a pole-position para o GP Bridgestone-Bandag, terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O piloto da ABF/Mercedes-Benz vai comandar o grid da corrida deste domingo (6) em Caruaru, que terá largada às 13h05, com transmissão ao vivo em HD da Band.

 
Cirino chegou a 26 pole-positions, recorde absoluto na Fórmula Truck – o segundo colocado nesse ranking é o paulista Roberval Andrade, da Ticket Car Corinthians Motorsport, que larga em sétimo em Caruaru. Tetracampeão brasileiro da Truck, o paranaense da ABF/Mercedes-Benz havia comandado o grid pela última vez na etapa final de 2011, em Brasília. Neste ano, largou em sétimo no Velopark e em segundo em Jacarepaguá.
 
A corrida pernambucana marca a comemoração do 15º aniversário de Cirino como piloto da Fórmula Truck. Foi em Caruaru que ele participou, no dia 15 de março de 1997, de sua primeira corrida. “É muito importante para mim largar na frente na corrida que lembra meus 15 anos na Truck. A equipe tem trabalhado muito, o caminhão está bem acertado. Só o que posso esperar é a vitória”, falou o piloto da cidade de Francisco Beltrão.
 
Ao lado de Cirino na primeira fila do grid estará Felipe Giaffone, da RM Competições. Recordista de vitórias pernambucano, com quatro vitórias e uma segunda colocação em cinco participações, o tricampeão brasileiro vai alinhar seu MAN-Volkswagen em segundo. “Eu poderia até ter virado um pouco mais rápido, mas não tiraria a pole do Cirino, que foi justa. Eu estava esperançoso, em um ritmo bom, mas ele esteve melhor”, reconheceu.
 
A RM colocou mais dois pilotos entre os cinco primeiros no grid, com o quarto lugar de Renato Martins e o quinto de André Marques. “O caminhão da MAN-Volkswagen é muito consistente, isso nos favorece para a corrida, que é longa”, observou Martins, também chefe de equipe. “Para mim não é novidade o bom resultado, estou sempre ali pela zona de pódio. Em condições normais, o pódio não escapa. Se bobear, ganho essa corrida”, desafiou.
 
Um dos destaques do sábado caruaruense ficou por conta de Leandro Reis, que classificou o Scania da Original Reis em terceiro. “A temporada tem sido muito positiva para mim”, apontou, modesto, o piloto goiano, que fechou a etapa do Velopark em décimo lugar e foi ao pódio na corrida do mês passado no Rio em quinto. “Com esse terceiro lugar na largada em Caruaru, fico muito otimista para fazer um bom campeonato”, ele acrescentou.
 
A corrida em Caruaru valerá pontos pelos dois campeonatos da Truck. Beto Monteiro, pernambucano da Scuderia Iveco, lidera os dois. Ele vai largar em nono para a corrida deste domingo. Giaffone e Marques aparecem logo em seguida nas duas tabelas de classificação, com pontuações distintas. Das dez etapas da temporada, quatro perfazem uma pontuação à parte para a disputa continental – Velopark, Caruaru, Interlagos e Córdoba.
 
As tomadas de tempo transcorreram sob clima mais ameno que o dos treinos livres da sexta-feira (4) em Caruaru. A possibilidade de chuva na região da cidade durante o domingo é descartada pelos institutos de meteorologia. O grid de largada definido pelo resultado dos treinos classificatórios é o seguinte:

Top Qualifying
1º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min47s604
2º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min48s115
3º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min48s747
4º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min48s867
5º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min49s258
6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min49s455
7º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min50s291
8º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, sem tempo
 
Treino classificatório
9º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min49s472
10º) Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport, 1min49s562
11º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min49s713
12º) Adalberto Jardim (JP/MAN-Volkswagen), AJ5 Motorsport, 1min49s761
13º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 1min50s093
14º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min50s301
15º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min50s391
16º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 1min50s423
17º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min50s704
18º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1min52s526
19º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 1min52s803
20º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min53s124
21º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min53s267
22º) Pedro Gomes (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport, desclassificado

Fonte: F-Truck Press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.