Redução de IPI para veículos nacionais deve ser anunciada ainda esta semana

Postado por -

Após reunião com representantes do setor automotivo nos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, marcada para a quinta-feira (15), o governo deve anunciar nova redução do IPI(Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos nacionais.De acordo com o economista Ayrton Fontes, da agência de varejo automotivo M.Santos, na oportunidade também devem ser anunciadas medidas de flexibilização para o aumento do tributo para veículos importados – medida que começa a vigorar também na quinta-feira – desde que haja o cumprimento de instalação de fábricas no Brasil por parte dos importadores que possuem fábricas no exterior.

Nacionalização
Segundo Fontes, a respeito do incentivo fiscal aos veículos nacionais, ao contrário da isenção ocorrida em 2008/2009, o governo quer forçar as montadoras aqui instaladas a cumprirem metas de aumento da nacionalização de componentes no processo de produção para terem direito ao novo benefício.

"Em nossa avaliação, as medidas somente terão efeito se forem acompanhadas de maior flexibilização nos financiamentos de veículos para a nova classe média, que manteve este mercado aquecido nos últimos dois anos e que hoje não está conseguindo acesso ao crédito”, afirma.

Assim, de acordo com o economista, provavelmente o governo vai anunciar, também, linhas de crédito especificas para financiamento de veículos pelos Banco do Brasil e Caxa Econômica Federal.

"O governo está, neste momento, muito preocupado com a queda da produção industrial, na qual o seguimento automotivo tem uma participação próxima de 30% do PIB industrial e 5% do PIB geral”, finaliza.

Fonte: infomoney

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.