Regras no uso da rotatória

Postado por -

Rotatórias são um excelente meio de disciplinar o trânsito em cruzamentos complexos, mas seu uso vem sendo mal aplicado por muitos motorista, e você sabe utilizar as rotatórias?

Veja o que diz o Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
I – ……….
II – ………….
III – quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:
a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;
b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;
c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor;
IV-…………

Elas estão na maioria das vias de Campo Grande(MS), e em muito casos o uso indevido ocasiona acidentes e constrangimento aos usuários, e ainda não foram bem compreendidas e assimiladas pelos motoristas, pelos pedestres nem tão pouco pelas autoridades responsáveis pelo trânsito.

A regra da rotatória é esta: tem preferência aquele que estiver circulando por ela. Mas não é bem isso que acontece!
A maioria aproveita-se do carro à frente e passa, o correto seria por gentileza aguardar um por vez.Veja bem: tem preferência aquele que estiver circulando pela rotatória.

Para algum carro estar circulando pela rotatória ela tem que ter, no mínimo, tamanho para isto. Não basta fazer um canteiro redondo no meio de um cruzamento e dizer que aquilo é uma rotatória porque não é. O conceito já não está bem assimilado e ainda vem a dúvida sobre quem está e quem não está na rotatória e, portanto, tem a preferência.

Lembrando que gentileza gera gentileza, o melhor a se fazer em uma rotatória é ser prudente e aguardar sua passgem, o que não acontece nos dias de hoje no trânsito de nossa capital.

O programa Carros e Marcas dá as melhores dicas para o uso correto da rotatória, assista o video:

 

Leia também:

Bom desempenho do Grupo Volkswagen, nos Alpes

Marauder: um SUV monstro

Gary Paffet aumenta sua liderança no campeonato

Fonte: da Redação

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.