Renan Guerra é segundo na estreia no Endurance-RS

Postado por -

Dividindo uma Maserati com Ricardo Kastropil e Dirceu Adam na categoria GT1, piloto de 25 anos relata dificuldades na condução do carro com pista molhada e seca, mas aprova resultado final

Em sua estreia no Endurance/RS, Renan Guerra terminou na segunda colocação, na categoria GT1, a terceira etapa do campeonato, que foi realizada no domingo, no autódromo de Guaporé (RS). Convidado pelo amigo Ricardo Kastropil para dividir o volante de uma Maserati, o piloto afirma que a equipe enfrentou algumas dificuldades nas 2 horas de corrida, já que as condições de pista mudaram rapidamente no início da prova. Além disso, o superaquecimento dos freios também se transformou em um problema para a equipe.

Largando da pole na categoria e em terceiro na geral, o trio – composto também por Dirceu Adam – iniciou a prova com Kastropil ao volante. Como o clima começou a mudar e a pista foi secando, os pneus rapidamente se deterioraram, mas o piloto conseguiu acompanhar o ritmo dos ponteiros. Porém, na troca para pneus slicks, um erro da equipe deixou o carro parado por cerca de dois minutos, representando um atraso de duas voltas na corrida. Guerra, portanto, assumiu o volante nos últimos 50 minutos com o objetivo de descontar essa diferença.

Com uma tocada agressiva e já com desgaste dos freios, o piloto assumiu o risco e foi ganhando posições até chegar ao segundo lugar na GT1 e em nono na geral. A experiência com esse tipo de carro – o piloto disputou o extinto Trofeo Maserati e o GT Brasil entre 2009 e 2013 – também foi fundamental para Guerra recuperar o tempo perdido e conquistar um bom resultado para o time.

Renan Guerra: “Foi um fim de semana muito produtivo, apesar dos problemas que tivemos na corrida. Sempre apresentamos um ritmo forte nos treinos e na prova, o que comprova que tínhamos um bom acerto. Fiquei preocupado no fim com o superaquecimento dos freios, que poderia jogar por terra todo o trabalho da semana. Porém, deu tudo certo e fizemos uma corrida de recuperação, levando o time à segunda colocação em nossa categoria”.

Resultado da etapa de Guaporé:
1) T. Tecchio/R.Mendes/P.Ventura (Ferrari) GT1 – 79 voltas em 2h01min51s117
2) R.Guerra/R.Kastropil/D.Adam (Maserati) GT1
3) V.Rossete/G.Rossete/R.Cattalini (Ferrari) GT1
4) A.Sengen/H.Giacomello (Sonic) GT

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.